Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando o aspecto macroscópico das doenças intestinais, julgue os itens a seguir.
O divertículo de Meckel possui a forma de uma bolsa e situa-se na borda antimesentérica do intestino delgado.
Uma paciente de 48 anos de idade procurou auxílio médico no setor de pronto-socorro de um hospital com relato de que, após a ingestão de uma feijoada, passou a apresentar dor inicialmente como cólica e que evoluiu para dor contínua, localizada no hipocôndrio direito, com irradiação para o dorso e para a região escapular direita. Informou também ter apresentado náuseas e dois episódios de vômitos. Relatou ter 5 filhos (parto normal), negou outras doenças prévias. O exame físico mostrou paciente ansiosa, obesa (índice de massa corporal = 35 kg/m2), mucosas anictéricas, afebril, acianótica, pressão arterial de 125 mmHg × 80 mmHg, frequência cardíaca de 95 bpm. Exames respiratório e cardiovascular sem anormalidades. Exame do abdome mostrou hiperestesia cutânea no nível do 8.º e do 9.º espaço intercostal direito, com dor à palpação do local, presença do sinal de Murphy, sinais de irritação peritoneal ausentes, ruídos hidroaéreos presentes e normais. Os exames complementares iniciais mostraram: leucocitose moderada (14.000 células por :L) com desvio à esquerda, normobilirrubinemia, níveis normais de amilase sérica, de desidrogenase lática, de fosfatase alcalina e de transaminases (TGO e TGP), glicemia de 110 mg/dL. Foram solicitados exames de imagem para investigação diagnóstica.
A partir da situação clínica acima apresentada, julgue os itens de 5 a 10.
A principal hipótese diagnóstica dessa paciente é pancreatite aguda.
Com relação ao tema abordado no texto acima, um grande problema enfrentado pela sociedade brasileira, julgue os itens a seguir.
A progressão da dengue depende de condições ecológicas e sócio-ambientais que facilitam a dispersão do vetor.
Segundo a ANVISA, as boas práticas de laboratório constituem sistema de qualidade relativo ao processo organizacional e às condições sob as quais estudos não-clínicos são planejados, realizados, monitorados, registrados, arquivados e relatados. Esse sistema de qualidade pode ser aplicado a todos os laboratórios clínicos, que trabalham com espécimes biológicos. Com relação a condutas de boas práticas de laboratório, julgue os itens de 115 a 120.
Durante a preparação de soluções, as substâncias químicas devem ser pipetadas com auxílio de pipetadores automáticos ou peras de borracha.
Um paciente com 37 anos de idade procurou o prontosocorro por apresentar, de modo súbito, dispneia e dor torácica ventilatoriodependente à esquerda. O exame físico de admissão revelou taquicardia, taquipneia e murmúrio vesicular diminuído na base do hemitórax esquerdo. Na radiografia de tórax, identificaram-se imagens laminares no lobo inferior esquerdo e opacificação do seio costofrênico esquerdo. A gasometria arterial mostrou PaO 2 de 65 mm de Hg e PaCO 2 de 38 mm de Hg.
Tendo como referência esse caso clínico, julgue os próximos itens.
A duração do tratamento dependerá da permanência dos fatores de risco.

Com relação a essa situação clínica, julgue os itens subsequentes.
A principal hipótese diagnóstica é de pneumonia lobar adquirida na comunidade.
Quanto a agentes químicos e ao risco que representam à saúde, julgue os itens que se seguem. Para todos os agentes tóxicos, o controle ambiental é o único meio de se evitar o aparecimento de agravos à saúde.
Acerca da legislação relacionada à saúde e à segurança no trabalho, julgue os próximos itens.
Cabe à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) identificar os riscos do processo de trabalho e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores e com assessoria do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), onde houver.

A respeito da situação clínica descrita no texto, julgue os itens que se seguem.
A dissociação entre os achados da CT de crânio e o quadro clínico em apreço sugere o diagnóstico de lesão axonal difusa.
O anestesiologista tem papel fundamental no controle da dor pósoperatória. De acordo com os mecanismos fisiopatológicos, a farmacologia e o tratamento da dor pós-operatória, julgue os itens subsequentes.
A morfina é um analgésico opioide potente, com meia-vida de duração em torno de 3 horas, grandemente absorvida pela via oral, cujos metabólitos ativos (morfina 6-glicuronídeo e morfina 3-glicuronídeo) são eliminados integralmente pelos rins. O uso desse opioide é contraindicado na analgesia pósoperatória de pacientes portadores de insuficiência renal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...