Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Medicina - Cirurgia Oncoginecológica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens seguintes, relativos à epidemiologia e etiologia do câncer de colo uterino no Brasil.
O número de casos novos esperados de câncer de colo uterino no Brasil, no ano de 2010, será de cerca de 18.000, com um risco estimado de 18 casos para cada 100 mil mulheres.
Uma mulher com 76 anos de idade, do lar, dislipidêmica, disse que, há quase três horas, após o almoço, iniciou quadro de náuseas e epigastralgia em queimação, de forte intensidade, com irradiação para o dorso, sem alívio com antiácido, nem com repouso. Em razão da permanência da dor, a paciente procurou a emergência. Ao fazer o exame físico, encontrava-se eupneica e acianótica, com PA: 150 mmHg × 80 mmHg, FC 70 bpm e ritmo cardíaco regular em 2 tempos (B4) sem sopros. A paciente apresentou melhora do quadro após medicação instituída. A dosagem de CK-MB massa e troponina com 12 horas do quadro foi de: cinco e dez vezes o valor normal de referência, respectivamente. Após 24 horas da admissão, apresentou novo episódio de epigastralgia com 25 minutos de duração e melhora após nitrato sublingual, quando realizou o ECG que revelou apenas infradesnível retificado do segmento ST de 1,5 mm na parede lateral.
Com base nesse quadro clínico, julgue os próximos itens.
A literatura relata que, em casos semelhantes ao descrito, a realização do TE é segura, com incidência de 0,5% de complicações (óbito ou IAM) em até 24 horas após o exame.
Um paciente com várias lesões líticas na coluna vertebral e níveis elevados de imunoglobulina no sangue apresentou, no exame histológico da biópsia óssea, o diagnóstico de neoplasia plasmocitária.
Julgue os itens seguintes, considerando esse quadro clínico e aspectos relacionados ao tema nele abordado.
No estudo imuno-histoquímico, os plasmócitos expressam CD3 e CD20.
Com base no Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde do Brasil para a região do Distrito Federal, assinale a opção incorreta.
O esquema básico no primeiro ano de vida propõe: vacina anti-hepatite B e BCG intradérmico ao nascer; vacina antihepatite B com 1 mês de vida; vacina tetra, antipoliomielítica e antipneumocócica aos 2, 4 e 6 meses; vacina contra rotavírus aos 3 e 5 meses; vacina contra hepatite B e febre amarela aos 6 meses e tríplice viral (caxumba, rubéola e sarampo) aos 12 meses de vida.
Vacinas de bactérias ou vírus vivos atenuados não devem ser administradas em crianças com imunodeficiência congênita ou adquirida; ou com neoplasia maligna; ou em tratamento com corticosteroides em esquema imunossupressor.
Não constituem contraindicação geral à vacinação: doenças benignas comuns, como infecção de vias aéreas superiores ou diarreia aguda; desnutrição, mesmo que grave, desde que sem doença infecciosa grave; encefalopatia crônica nãoprogressiva; prematuridade ou baixo peso ao nascer, exceto para a vacina BCG, que deve ser adiada para quando o peso for maior ou igual a 2.000 g.
Se, após seis meses, criança vacinada com a BCG em uma unidade de saúde de referência para imunização não apresenta cicatriz vacinal, essa criança deve ser revacinada, sem necessidade de realização prévia do teste tuberculínico.
Depressão, ou transtorno depressivo, é uma doença que frequentemente está associada à incapacitação funcional e ao comprometimento da saúde física. Estimativas apontam que, em 2020, essa doença será, no mundo, a segunda maior causa de incapacidade. Em relação a transtornos depressivos, julgue os itens de 102 a 105.
A indicação de tratamento medicamentoso para episódio depressivo leva em consideração a classificação. Enquanto os episódios leves devem ser tratados com inibidores seletivos de recaptação de serotonina, os episódios graves devem ser tratados com antidepressivos tricíclicos.
No tratamento emergencial de paciente com hipertensão intracraniana, deve-se.
I administrar corticosteroides em caso de edema cerebral do tipo vasogênico.
II reduzir, ao máximo, os níveis da pressão arterial sistêmica.
III infundir manitol intravenoso.
IV garantir hipoventilação moderada.
V posicionar e manter o segmento cefálico abaixo do nível do corpo.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e V.
III e IV.
IV e V.
Considere que determinada empresa metalúrgica com cem empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), produtora de ferro-gusa e localizada no interior do estado da Bahia, tenha apresentado, em outubro de 2009, os seguintes afastamentos relacionados às questões de saúde.

Dos empregados acima listados, apenas os de n.º 1 e 9 exercem suas atividades em áreas administrativas. Todos os demais atuam diretamente na produção. O empregado n.º 1 teve seu quadro desencadeado por assalto sofrido no fim de semana, fora do ambiente de trabalho.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens de 86 a 101.
O quadro apresentado pelo empregado n.º 8 caracteriza-se pela presença de depósitos calcários em tendões de manguito rotatório. É descrita em trabalhadores expostos a movimentos repetitivos de braço, com elevação e adução de braços acima da altura dos ombros.
O diagnóstico e o manejo adequados das reações transfusionais representam um desafio para os profissionais de saúde, especialmente quando incidem em pacientes das unidades de terapia intensiva. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.
Hipocalcemia, trombocitopenia e coagulopatia diluicional estão entre as complicações observadas após exanguineotransfusão de pacientes com doença hemolítica neonatal.
Julgue os itens a seguir, acerca do Código de Ética Médica.
É direito do médico recusar-se a exercer sua profissão em instituição onde as condições de trabalho possam prejudicar o paciente ou colocar a sua vida em risco.
Medicina - Cirurgia Oncoginecológica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca de procedimentos cirúrgicos em oncoginecologia, julgue os itens subsequentes.
Toda lesão vulvar verrucosa confluente requer biópsia antes do início do tratamento clínico ou ablasivo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...