Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca das diversas situações clínicas que o pediatra enfrenta, cada um dos itens subseqüentes apresenta um quadro clínico, seguido de uma assertiva a ser julgada.
Uma mãe nutriz com sorologia para citomegalovírus IgG e IgM positivo consultou o pediatra sobre continuar a amamentar o seu filho de 1 mês de vida, que nasceu a termo e saudável. Nesse quadro clínico, o médico deve recomendar que continue a amamentar, porque, apesar de o risco da transmissão ser alto e a virúria persistente, infecções agudas sintomáticas ou seqüelas tardias na criança não têm sido vistas, provavelmente porque a passagem passiva transplacentária dos anticorpos maternos protege o bebê contra doença sistêmica.
Acerca da litíase urinária, que é a causa mais comum de cólica renal, julgue os itens a seguir.
Hiperexcreção de ácido úrico, hipercalciúria, hipocitratúria, cistinúria e acidose tubular são exemplos de distúrbios metabólicos que predispõem a urolitíase.
Um paciente obeso, com 52 anos de idade e 124 kg, PA = 164 mmHg × 104 mmHg e IMC igual a 41, apresentou quadro de desconforto respiratório, edema de membros inferiores e intolerância ao decúbito de instalação progressiva. Exames complementares demonstraram glicemia = 134 mg%, colesterol total = 287 mg/dL, frações LDL = 194 mg/dL, HDL = 38 mg/dL, VLDL = 55 mg/dL, triglicerídios = 306 mg/dL. Gasometria arterial com PaO2 = 76 mmHg, PaCO2 = 68 mmHg, HCO3 – = 28 mmol/mL, BE = +6, Sat O2 = 84%.
Considerando o quadro clínico acima descrito, julgue os itens que se seguem.
O paciente é portador de obesidade de grau III, segundo a OMS, e síndrome metabólica, não sendo indicado para o caso tratamento cirúrgico da obesidade devido a quadro de insuficiência cardíaca concomitante.
O tratamento rotineiro da convulsão febril deve priorizar a identificação da causa da febre; o controle da hipertermia, incluindo o uso de antitérmicos e a orientação aos pais, informando-os acerca do caráter benigno do distúrbio e do uso de anticonvulsivantes. Julgue os itens seguintes à luz dessas informações.
A fenitoína e a carbamazepina são ineficazes para controlar a convulsão febril.
Acerca de pacientes com distúrbios plaquetares, julgue os itens seguintes.
A púrpura trombocitopênica imune tem maior incidência e pior prognóstico nos pacientes pediátricos, quando comparada com pacientes na idade adulta.
Um homem com 42 anos de idade, com antecedente de cirrose hepática alcoólica, apresenta sinais clínicos evidentes de insuficiência hepática e hipertensão porta. O estudo laboratorial revelou hematócrito = 26%, hemoglobina = 8,4 g/dL, VCM =72 fL (normal 80 – 96), HCM = 21 pg (normal 26 – 32), leucócitos = 3.000/mm 3 , plaquetas = 65.000/mm 3 e tempo de protrombina com RNI 2,1.
Considerando o quadro clínico acima apresentado, julgue os itens que se seguem.
O distúrbio de coagulação desse paciente deve-se a deficiência de fatores dependentes de vitamina K, tais como os fatores II, V, VII e X.
A respeito do tratamento do diabetes melito, julgue os seguintes itens.
Glitazares atuam como agonistas combinados dos PPAR
Paciente do sexo masculino, 42 anos de idade, queixa-se de cefaléia e perda de campo visual há três dias. Ressonância magnética de sela túrsica evidencia lesão expansiva de cerca de 4 cm no maior diâmetro, com expansão supra-selar e invasão de seio cavernoso.
Em relação a esse caso clínico, julgue os próximos itens.
Prolactina plasmática de 150 ng/mL confirma o diagnóstico de macroprolactinoma.
Uma mulher de 35 anos de idade procurou assistência médica com queixa de cefaléia hemicraniana esquerda, intensa, pulsátil, associada a naúseas, vômitos, fotofobia. Após investigação clínico-laboratorial, ela recebeu o diagnóstico de enxaqueca.
Acerca da afecção neurológica acima descrita, julgue os itens seguintes.
O cafergot (associação entre tartarato de ergotamina e cafeína), o sumatriptano e o zolmitriptano, apesar de apresentarem modos de ação farmacológica diferentes, são recomendados para o tratamento profilático da enxaqueca.
Com respeito aos procedimentos básicos e avançados realizados durante as manobras de ressuscitação cardiopulmonar, julgue os itens de 108 a 111.
Os principais efeitos benéficos associados ao uso de adrenalina em pacientes com PCR estão relacionados principalmente às propriedades alfa-adrenérgicas desse medicamento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...