Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O uso de álcool pode provocar diversos problemas no ambiente de trabalho. Acerca desse tema, julgue os itens de 96 a 100.
O abuso de álcool manifesta-se por pelo menos um dos seguintes aspectos, que devem perdurar pelo período mínimo de seis meses: uso recorrente da substância, resultando no fracasso em cumprir obrigações importantes relativas a trabalho, escola ou casa; uso recorrente da substância em situações nas quais isso representa perigo físico; problemas legais recorrentes relacionados à substância; necessidade de quantidades progressivamente maiores da substância, para alcançar o efeito desejado.
Uma paciente de 28 anos de idade com quadro de valvulopatia reumática que afeta a válvula mitral relata, em consulta, aparecimento de febre com quatro semanas de evolução, associada a perda de peso e palidez progressiva. Ao exame físico, apresenta palidez e esplenomegalia discreta como achados anormais. O médico suspeita de endocardite bacteriana.
Com relação ao manejo do caso clínico acima, julgue a correção da conduta apresentada em cada item que se segue.
O tratamento empírico inicial deve incluir um antibiótico beta-lactâmico e um aminoglicosídeo.
Uma mulher de 69 anos de idade, acompanhada por familiares, procurou o geriatra, relatando que vinha apresentando incontinência urinária constante desde que sofreu acidente vascular cerebral. Antes do evento mencionado, já apresentava transtorno cognitivo atribuído a doença de Alzheimer. Desde a internação hospitalar, vem fazendo uso de uso de ramipril 5 mg à noite, hidroclorotiazida 25 mg pela manhã e 100 mg de aspirina após o almoço.
Considerando o quadro clínico acima descrito, julgue os próximos itens.
A causa mais provável da incontinência urinária descrita é a presença de bexiga do tipo autônoma, comum no pós-AVC.
Julgue os próximos itens, relativos a porfirias.
São manifestações clínicas da porfiria cutânea tardia: vesículas e bolhas em áreas expostas a traumas repetitivos, fragilidade cutânea aumentada, habitualmente no dorso das mãos.
Com base nas informações fornecidas na descrição do quadro clínico acima, julgue os itens que se seguem.
Há significativas evidências científicas atuais de que a terapêutica farmacológica de eleição para uso imediato nesse paciente é representada pela administração combinada de um betabloqueador e um trombolítico, para fins de tratamento da complicação cardiovascular apresentada.
Uma paciente com 25 anos de idade apresenta quadro de asma e está preocupada porque sempre trata das crises no prontosocorro e, quando recebe alta, nada lhe é receitado. Relatou que os sintomas ocorrem em torno de uma vez por mês e, raramente, à noite. Além disso, nunca houve a necessidade de hospitalizar-se ou faltar ao trabalho. O exame físico não apresentou alterações.
Diante dos fatos expostos nesse quadro clinico, seria correto
prescrever esteróides inalatórios por pelo menos três meses.
Com relação a meningites, julgue os itens que se seguem.
Na avaliação clínica de paciente com suspeita de meningite, a presença do sinal de Kernig corresponde à flexão dos joelhos em resposta à flexão do pescoço.
Acerca das doenças cirúrgicas do mediastino, julgue os itens seguintes.
Os tumores de células germinativas são primários de mediastino em 10% dos casos e têm como marcadores a alfafetoproteína e beta-gonadotrofina coriônica.
Medicina - Cirurgia Buco-Maxilo Facial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca de complicações cirúrgicas, julgue os itens que seguem.
Em casos de hemorragia grave, a artéria facial pode ser ligada de um ou até de dois lados.
Um paciente de 45 anos de idade que será submetido a gastrectomia total relata ser portador de miocardiopatia dilatada de origem chagásica de classe funcional III e fazer uso de amiodarona, digoxina, furosemida e captopril.
A partir desse caso clínico, julgue os itens seguintes.
O uso crônico de amiodarona pode causar bloqueio atrioventricular total de difícil reversão em caso de interação com anestésicos inalatórios. O anestesista deve, portanto, durante a cirurgia, ter à sua disposição um marca-passo transcutâneo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...