Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente tabagista de sessenta e cinco anos de idade foi submetido a exame de tomografia de tórax para se investigar dor torácica. Os achados no exame mostraram presença de um nódulo pulmonar sólido e não calcificado, de 2 cm, no lobo superior do pulmão direito.
Acerca desse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
Os achados nesse paciente podem representar um câncer de pulmão em estádio inicial.Acerca das alterações do ritmo cardíaco, julgue os itens subsequentes. Os exames diagnósticos nem sempre permitem a determinação dos mecanismos eletrofisiológicos responsáveis por muitas arritmias, particularmente nas arritmias ventriculares. Assim, algumas taquiarritmias podem ser iniciadas por um mecanismo e perpetuadas por outro.
No que diz respeito à hemorragia digestiva, julgue os itens subsequentes. Conforme a classificação de Forrest, a hemorragia por úlcera péptica com achado de vaso visível não sangrante é do tipo IIb.
Acerca de aspectos relativos à neuroanatomia e neurofisiologia, julgue os itens a seguir. O núcleo supraquiasmático localiza-se no hipotálamo posterior, atuando na regulação fisiológica do sono.
Um paciente de cinquenta e cinco anos de idade, afrodescendente, diagnosticado com hipertensão arterial sistêmica havia cinco anos, compareceu ao ambulatório para sua avaliação de rotina, apresentando apenas queixa de edema indolor de membros inferiores. O edema surgia no período vespertino na região maleolar bilateralmente. O paciente é tabagista há vários anos e usa regularmente besilato de anlodipino 10 mg uma vez ao dia. Ao exame físico foram constatados IMC de 29 kg/m2, circunferência abdominal de 96 cm, pressão arterial de 154 mmHg × 94 mmHg (média de três medidas), frequência cardíaca de 81 bpm, edema de membros inferiores pré-tibial bilateralmente, mole e sem sinais flogísticos. Não foram constatadas outras alterações. Os exames laboratoriais mostraram triglicerídeos = 202 mg/dL; colesterol total = 282 mg/dL; HDL colesterol = 39 mg/dL; LDL colesterol = 202 mg/dL. Os exames complementares não mostraram alterações.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
O paciente deve ser tratado com furosemida, para o controle adequado dos níveis de pressão e para a resolução do edema descrito.No que se refere ao gerenciamento de recursos materiais nas unidades de saúde, julgue os itens subsequentes. O conceito de logística é empregado para o armazenamento de produtos não acabados e a distribuição física até o cliente. O objeto de atenção está mais relacionado à estocagem e à distribuição interna do material produzido, incluídas a programação e as compras.
Um paciente de vinte e um anos de idade procurou serviço médico por apresentar, havia um dia, ardor uretral, disúria e descarga uretral. O paciente informou que teve relação sexual desprotegida havia três semanas.
Acerca desse caso clínico e de aspectos a ele relacionados, julgue os itens seguintes.
Nesse caso, deve-se instituir duplo esquema antibiótico, mesmo que o tempo de incubação sugira infecção por clamídia.Um paciente tabagista de sessenta e cinco anos de idade foi submetido a exame de tomografia de tórax para se investigar dor torácica. Os achados no exame mostraram presença de um nódulo pulmonar sólido e não calcificado, de 2 cm, no lobo superior do pulmão direito.
Acerca desse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
Caso o resultado da espirometria mostre VEF 1 de 80% do previsto, esse paciente poderá ser submetido à lobectomia sem a necessidade de outros exames de função pulmonar.Acerca das alterações do ritmo cardíaco, julgue os itens subsequentes. Em pacientes portadores de bloqueio AV de terceiro grau ou segundo grau do tipo II com comprometimento hemodinâmico, o risco cirúrgico é elevado, principalmente, nos casos de anestesia geral. Uma forma de reduzir esse risco é o implante de marca-passo transvenoso temporário inserido no perioperatório.
No que diz respeito à hemorragia digestiva, julgue os itens subsequentes. A úlcera gástrica é a patologia que mais comumente desencadeia hemorragia digestiva alta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...