Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens a seguir, acerca da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
Segundo os estudos de freqüência de obstrução pulmonar realizados no Brasil, cerca de 20% dos homens e 25% das mulheres brasileiras apresentam sinais ou sintomas de DPOC.
Julgue os itens que se seguem, a respeito da leucemia linfóide crônica (LLC), tipo de leucemia mais freqüente no ocidente.
É indicado tratamento de suporte, incluindo vacinação contra agentes infecciosos e correção de anemia.
Um paciente apresenta infecção crônica pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), sem história de tratamento específico, permanecendo assintomático durante um período de acompanhamento de 5 anos. A contagem de linfócitos T CD4+ solicitada dois meses atrás mostrou 350 células/microlitro e carga viral do HIV de 12.000 cópias.
Na abordagem clínica do quadro acima apresentado, deve-se
iniciar a profilaxia com trimetoprim-sulfametoxazol contra a toxoplasmose cerebral.
Acerca de pacientes com distúrbios de hemostasia, julgue os itens seguintes.
O uso de heparina fracionada (baixo peso molecular) e anticoagulantes orais demanda controles laboratoriais periódicos da coagulação - TTPa e TP, respectivamente.
Acerca do rastreamento de câncer e das lesões pré-malignas em ginecologia, julgue os itens a seguir.
O acetobranqueamento e a magnitude das desorganizações vasculares do colo no teste de Schiller são importantes fatores a serem considerados na decisão de realizar ou não a biópsia da lesão.
Um paciente de 64 anos de idade com acinesia, rigidez e instabilidade postural, procurou o ambulatório de geriatria em busca de diagnóstico e tratamento, devido à instabilidade postural; ele fazia uso de cinarizina para tratamento de labirintite. Considerando o quadro clínico descrito acima, julgue os itens seguintes.
Caso o paciente em questão venha a apresentar transtorno cognitivo antes de 5 anos de evolução, então o diagnóstico de demência por corpúsculos de Lewy deverá ser considerado.
Um homem com 30 anos de idade realizou exame endoscópico de rotina por apresentar epigastralgia de forma intermitente há aproximadamente 1 ano. No exame, foi encontrada lesão elevada polipóide, subpediculada, com 5,0 mm no maior diâmetro, superfície lisa, coloração idêntica à da mucosa circundante e localizada no fundo gástrico. O exame clínico não mostrou anormalidades.
Acerca desse quadro clínico, julgue os itens a seguir.
Devido ao aspecto morfológico da lesão, o diagnóstico diferencial a ser feito é de câncer gástrico precoce do tipo I.
Uma mulher com 26 anos de idade apresenta queixa de labilidade emocional, insônia, palpitações, tremores de extremidades e dispnéia aos esforços, além de perda de peso. Essas manifestações clínicas vêm piorando nas últimas 6 semanas. No exame físico, evidenciou-se discreta exoftalmia e bócio difuso. Em relação a esse caso clínico, julgue os itens subseqüentes.
A paciente em questão apresenta provável condição clínica de natureza auto-imune.
Crianças apresentam características fisiológicas importantes e peculiares, que as diferenciam dos adultos no tocante às respostas esperadas em intervenções anestésicas. Acerca da anestesia em pediatria, julgue os próximos itens.
O sevoflurano é mais solúvel que o halotano, propiciando indução inalatória mais rápida em crianças.
Paciente masculino, sob conduta conservadora após trauma renal fechado, em conseqüência de acidente motociclístico, apresenta hematoma perirrenal e lesão de grau III nos achados tomográficos com contraste venoso.
Em relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Lesão renal de grau III denota ruptura no sistema coletor ou extravasamento de urina.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...