Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens seguintes, relativos aos métodos de barreira.

O preservativo (condom) confere cerca de 60% de proteção contra a transmissão do vírus HPV e praticamente 70% contra sífilis, herpes genital e HIV.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere que um homem com 36 anos de idade, com diagnóstico de litíase urinária, apresente concentração sérica de cálcio total de 12,5 mg/dL e perda de massa mineral óssea. Em face desse quadro clínico e de conceitos a ele relacionados, julgue os seguintes itens.

A maioria dos pacientes com hiperparatireoidismo primário apresenta hipercalciúria fisiológica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Há um ano, José, 50 anos de idade, branco, militar, vem apresentando lesões assintomáticas nos cotovelos, joelhos e na face anterior das pernas. Com o uso de pomadas e cremes havia certa melhora nessas lesões, mas elas reapareciam quando o tratamento tópico era suspenso. Em decorrência disso, José procurou assistência médica. Questionado quanto aos antecedentes pessoais e familiares, o paciente informou que um tio apresentava problema semelhante. Ao exame dermatológico, o médico observou que José apresentava placas eritêmatoescamosas de cor esbranquiçadas, bem delimitadas, de tamanhos variados, que afetavam simetricamente os cotovelos, joelhos e face anterior das pernas. Seu couro cabeludo apresentava, na orla, eritema e descamação esbranquiçada.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens subseqüentes.

Para se realizar biópsia de pele, deve-se anestesiar o local em que será realizado o procedimento com lidocaína a 2%, associada a adrenalina, principalmente se José for hipertenso.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das doenças que acometem o pâncreas, julgue os itens a seguir.

Os critérios de Ranson são utilizados para avaliar a gravidade de pancreatite aguda alcoólica, e quanto maior o número de critérios tanto maior é a mortalidade associada a essa moléstia.

  • C. Certo
  • E. Errado

A dissecção aguda da aorta é uma condição emergencial grave cujas complicações podem ser fatais. Acerca dessa aortopatia, julgue os itens subseqüentes.

O tratamento dessa doença deve ser feito preferencialmente por via intravenosa, visando basicamente reduzir a força de contração do ventrículo esquerdo, buscando, assim, reduzir o fluxo aórtico pulsátil (dP/dt) — o que é feito com beta bloqueadores — e diminuir a pressão arterial sistêmica — o que é obtido com o nitroprussiato de sódio, um potente vasodilatador direto.

  • C. Certo
  • E. Errado

O exame clínico do paciente com queixas reumáticas pode fornecer informações precisas e específicas que auxiliarão na busca pelo diagnóstico correto. Sobre esse tema, julgue os seguintes itens.

A presença de hiperemia cutânea em uma monoartrite aguda suscita como hipóteses mais prováveis a gota ou a artrite séptica.

  • C. Certo
  • E. Errado

       Karl Jaspers (1883-1969), um dos principais autores da psicopatologia moderna, afirma que esta é uma ciência básica que serve de auxílio à psiquiatria, que é, por sua vez, um conhecimento aplicado a uma prática profissional e social concreta.

Tendo o texto acima como referência, julgue os itens que se seguem, acerca de avaliação clínica e de exame do paciente psiquiátrico.

A ilusão, percepção deformada de um objeto real e presente, pode ocorrer em qualquer situação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um escolar com sete anos de idade, acompanhado pela mãe, procurou um serviço pediátrico, queixando-se de sentir, há dois dias, dores abdominais associadas a vômitos sem causa aparente e hálito com cheiro de fruta. Por um mês sua mãe vinha percebendo aumento excessivo da ingesta alimentar e de líquidos, aumento do número de vezes que urinava, perda de peso significativa e falta de interesse em realizar tarefas e brincadeiras como fazia antes. O exame físico mostrou sinais de desidratação grave, obnubilação, hiperventilação, taquicardia, pulso filiforme e hipotensão arterial, sem alterações à asculta respiratória e outras alterações significativas no restante do exame. O médico assistente solicitou alguns exames, cujos resultados se seguem: hemograma completo: discreta leucocitose, glicemia de 750 mg/dL; calcemia 8,2 mg/dL; magnesemia 2,1 mg/dL; sódio sérico 135 mEq/L; potássio sérico 4,0 mEq/L; cetonemia ++; gasometria arterial: pH 7,25, PO 2 70 mm Hg, PCO 2 25 mm Hg, HCO 3 15 mEq/L; uréia 20 mg/dL; creatinina 0,8 mg/dL; glicosúria +++ no exame sumário de urina.

 Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

O médico assistente deverá propor a reposição de potássio após 24 horas do início da reposição volumétrica e, com a criança apresentando diurese franca, na dose de 8 mEq/kg a 12 mEq/kg/dia, não devendo ultrapassar a velocidade de 1 mEq/kg/hora.

  • C. Certo
  • E. Errado

        Um pediatra atendeu um adolescente do sexo masculino, com 15 anos de idade, natural de Brasília – DF, residente e procedente da Cidade Ocidental – GO, apresentando sangue nas fezes e perdendo peso há seis meses. O paciente relatou que há seis meses aumentou o número das evacuações e houve diminuição da consistência das fezes; que as fezes apresentavamse com catarro e sangue com alguma freqüência; que apresentava dor em fossa ilíaca direita após ingestão de alimentos e também ao evacuar; que não tinha urgência fecal. Referia febre baixa, de periodicidade irregular, diminuição do apetite e perda de 9 kg nesse período. Informou, ainda, que no último mês o volume de muco e sangue nas fezes aumentou muito. Quando indagado sobre outras situações, relatou que, nos últimos seis meses, apresentou quatro recidivas de lesão com sinais flogísticos na região interglútea, que necessitaram de drenagem e antibióticos e que teve alguns episódios de dor com vermelhidão e inchaço em articulação coxofemoral direita, de forma periódica, que regredia espontaneamente. O paciente nasceu a termo, teve um desenvolvimento neuropsicomotor normal, suas vacinas estavam atualizadas e ele apresentou doenças próprias da infância. Ao exame físico, estava emagrecido, hipocorado 2+/4, com desdobramento fixo de B2, sopro sistólico pancardíaco 1+/6, freqüência cardíaca 100 bpm. Abdome plano, normotenso, doloroso à palpação profunda, com ruídos hidroaéreos aumentados, sem visceromegalias ou massas. Gânglios inguinais pequenos, fibroelásticos. Exame proctológico: fissura extensa às 8 horas, com plicoma sentinela. Tanner G2P2, peso: 38,3 kg (p5- 10) e estatura: 156 cm (p5-10). A seguir apresentam-se resultados de alguns exames. Hematócrito: 31%; hemoglobina: 10,8 g%; glóbulos brancos: 10.800/mm³; diferencial: basófilos 1%, eosinófilos 4%, bastonetes 7%, segmentados 67%, linfócitos 18%, monócitos 3%; plaquetas: 491.000/mm³ VHS na 1.ª hora 45 mm; uréi

A presença de manifestação inflamatória articular coxofemoral afasta o diagnóstico de retocolite ulcerativa, uma vez que, nessa doença, o processo patológico afeta exclusivamente o trato gastrointestinal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à imagem mostrada na figura acima, julgue os itens que se seguem.

 

Com base nessa imagem, é correto afirmar que não houve vasoespamo.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...