Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma senhora de 62 anos de idade foi levada ao prontosocorro de um hospital terciário por estar apresentando, há duas horas: letargia, confusão metal, cefaléia holocraniana pulsátil e intensa e escotomas cintilantes. Os familiares relataram que a paciente é hipertensa de longa data e há três meses suspendeu a medicação por conta própria. O exame clínico mostrou paciente sonolenta, desorientada no tempo e no espaço, afebril, acianótica, com pressão arterial de 274 mmHg × 164 mmHg (em ambos os membros superiores), freqüência cardíaca de 92 bpm. Ritmo cardíaco regular com 4.ª bulha cardíaca, pulsos arteriais palpáveis e simétricos. Pulmões limpos. Abdome sem anormalidades. No exame neurológico, verificou-se ausência de rigidez de nuca, de sinais de localização focal e de irritação meníngea. O fundo de olho mostrou papiledema bilateral, hemorragias e exsudatos retinianos. O eletrocardiograma mostrou sobrecarga das câmaras esquerdas, sem alterações primárias da repolarização ventricular. Radiografia de tórax normal.
A partir dos dados apresentados no texto acima, julgue os itens seguintes.
O quadro clínico apresentado configura crise hipertensiva que pode ser classificada como urgência hipertensiva.
Um homem com 52 anos de idade procurou atendimento médico devido ao aparecimento, há 1 dia, de febre (37,9 ºC), desconforto retroesternal de moderada intensidade, ventilatóriodependente, que piora com a posição sentada, e leve falta de ar. Relata ser portador de hipertensão arterial e que apresentou infarto do miocárdio na parede inferior há 6 semanas. No exame físico, destaca-se a presença de atrito pleuropericárdico, mais bem audível na borda esternal esquerda baixa, sem outras anormalidades.
Com base nessa situação clínica hipotética, julgue os itens seguintes.
A hipótese diagnóstica mais provável nessa situação clínica é a de síndrome de Dressler.
A medicina grega clássica se alicerça na relação médico-paciente, considerada uma expressão técnica baseada no valor da pessoa. O médico era o melhor remédio. Era uma relação essencialmente humana entre duas pessoas que se respeitavam. As tarefas médicas deixaram de ser restritas à relação diagnósticotratamento e passaram a incluir medidas de profilaxia. É notória, então, a importância dos aspectos psicológicos dessa relação. A relação médico-paciente é ponto central e decisório para uma boa resolutividade no tratamento. Acerca desse assunto, julgue os seguintes itens.
O suporte psicoeducacional melhora a adesão ao tratamento, evita recorrências e, de certa forma, melhora a eficiência dos medicamentos, facilitando a vida do paciente que padece de transtornos mentais.
Uma senhora procurou um pediatra com seu filho,um lactente com oito meses, com história de três episódios anteriores de pneumonia bacteriana e monilíase oral há pelo menos 3 meses.Há cinco dias a criança vinha apresentando febre, diminuição da ingesta alimentar e dificuldade para respirar. Na anamnese, o pediatra identificou que a mãe não fizera pré-natal, o parto ocorrera em nível de atenção primário, sem intercorrências maiores.A criança nasceu pesando 3.300 g e medindo 50 cm, foi amamentada exclusivamente até os 4 meses, quando a mãe precisou desmamá-la porque voltara a trabalhar. Recebeu todas as vacinas do calendário básico de vacinação, mas não tinha cicatriz vacinal do BCG. Ao exame clínico, observa-se: peso igual a 6,5 kg (menor que percentil 3 peso para a idade), comprimento de 60 cm (menor que percentil 3 comprimento para a idade) e peso para o comprimento menor que percentil 3; palidez cutâneo-mucosa, linfadenopatia com gânglios medindo de 0,5 cm a 1 cm em regiões cervical bilateral, retroauricular, occipital, supra e infraclavicular, axilar e inguinal, candidíase oral e perianal, freqüência respiratória de 60 irpm, freqüência cardíaca de 130 bpm, temperatura axilar de 38 ºC, fácies angustiada, diminuição do tecido celular subcutâneo e da massa muscular, retração subcostal e intercostal, hepatoesplenomegalia.A radiografia do tórax mostrou uma condensação pneumônica em lobo superior direito e inferior esquerdo. O hemograma completo revelou: hematócrito 25%; hemoglobina 8 g/dL; leucócitos 4.000/mm³; neutrófilos segmentados 70%; bastonetes 3%; linfócitos 20%; monócitos 7%; plaquetas 100.000/mm³.Um teste sorológico para HIV reforçado peloWestern-Blot confirmou infecção pelo HIV com 500 células CD4. Uma endoscopia digestiva mostrou esofagite. Como o tratamento para pneumonia não obtinha resultado positivo e na história existia epidemiologia para tuberculose, foi feito um esquema de prova terapêutica com boa resposta
Deve-se considerar a classificação nutricional segundo Waterlow, modificado por Bezerra e Giugliano, como desnutrição aguda.
Um pediatra atendeu um adolescente do sexo masculino, com 15 anos de idade, natural de Brasília – DF, residente e procedente da Cidade Ocidental – GO, apresentando sangue nas fezes e perdendo peso há seis meses. O paciente relatou que há seis meses aumentou o número das evacuações e houve diminuição da consistência das fezes; que as fezes apresentavamse com catarro e sangue com alguma freqüência; que apresentava dor em fossa ilíaca direita após ingestão de alimentos e também ao evacuar; que não tinha urgência fecal. Referia febre baixa, de periodicidade irregular, diminuição do apetite e perda de 9 kg nesse período. Informou, ainda, que no último mês o volume de muco e sangue nas fezes aumentou muito. Quando indagado sobre outras situações, relatou que, nos últimos seis meses, apresentou quatro recidivas de lesão com sinais flogísticos na região interglútea, que necessitaram de drenagem e antibióticos e que teve alguns episódios de dor com vermelhidão e inchaço em articulação coxofemoral direita, de forma periódica, que regredia espontaneamente. O paciente nasceu a termo, teve um desenvolvimento neuropsicomotor normal, suas vacinas estavam atualizadas e ele apresentou doenças próprias da infância. Ao exame físico, estava emagrecido, hipocorado 2+/4, com desdobramento fixo de B2, sopro sistólico pancardíaco 1+/6, freqüência cardíaca 100 bpm. Abdome plano, normotenso, doloroso à palpação profunda, com ruídos hidroaéreos aumentados, sem visceromegalias ou massas. Gânglios inguinais pequenos, fibroelásticos. Exame proctológico: fissura extensa às 8 horas, com plicoma sentinela. Tanner G2P2, peso: 38,3 kg (p5- 10) e estatura: 156 cm (p5-10). A seguir apresentam-se resultados de alguns exames. Hematócrito: 31%; hemoglobina: 10,8 g%; glóbulos brancos: 10.800/mm³; diferencial: basófilos 1%, eosinófilos 4%, bastonetes 7%, segmentados 67%, linfócitos 18%, monócitos 3%; plaquetas: 491.000/mm³ VHS na 1.ª hora 45 mm; uréi
Entre os diagnósticos diferenciais, incluem-se retocolite ulcerativa, doença de Crhon, doença celíaca, infecções por Salmonela, Shiglella, Yersinia e Campylobacter.
Um homem de 58 anos de idade queixava-se de sensação de formigamento na mão esquerda por cerca de duas semanas, a qual fora tratada por tração cervical. Ele apresentou, a seguir, episódios de incapacidade de usar a mão esquerda, bem como paresia da metade inferior esquerda da face e disartria. À internação, apresentava-se extremamente sonolento, com hemiparesia esquerda e sinal de Babinski também à esquerda.
Com referência a esse caso clínico, julgue os itens subseqüentes.
O sinal de Babinski pode ocorrer fisiologicamente em crianças abaixo de um ano.
Uma paciente de 56 anos de idade, casada, G5 P5 A0, que amamentou durante 4 anos, em menopausa fisiológica aos 47 anos, alcoólatra, nega história familiar de câncer na família. Foi encaminhada pela unidade básica de saúde, referindo dor no membro superior direito e nódulo axilar do mesmo lado com evolução de 1 ano. O exame clínico apresentou mamas sem alterações clínicas na inspeção, palpação e expressão mamilar e presença de nódulo endurecido com 3 cm de diâmetro na axila direita associado a linfonodo endurecido, com 1 cm na fossa supraclavicular homolateral. Mamografia: BI-RADS 2 linfonodo reacional na axila direita; BI-RADS 3 dois nódulos sólidos com 20 mm e 11 mm na axila direita.
Sabendo que o diagnóstico final do caso clínico acima apresentado é de câncer oculto de mama, julgue os itens subseqüentes.
Avaliando-se os fatores de risco para o câncer de mama: 5 gestações prévias, menopausa fisiológica aos 47 anos, amamentação, alcoolismo e ausência de familiares com câncer de mama, não se constata nessa paciente fatores de risco reprodutivos, nutricionais ou genéticos.
Medicina - Médico Legista/Necrotomista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
O Code dInstruction Criminalle, promulgado por Napoleão em 1808, corroborou o fim das práticas jurídicas secretas e inquisitoriais realizadas até então, na França, dando início ao processo penal. Tomava consistência a medicina pública na França, onde os médicos oficiais eram responsáveis tanto por pareceres para a justiça como pela implementação de medidas de saúde pública. Progressivamente, diversos países que assumiram a França como modelo avançaram nessa questão. No decorrer do século XIX, as grandes descobertas no campo da física, química e biologia começaram a ser incorporadas à medicina legal, o que motivou a denominação de era de ouro da medicina legal dada a esse século. Na Europa, grandes nomes de médicos legistas puderam ser correlacionados a esse período, como Foderé, Orfila, Devergie, Tardieu, Brouardel, Lacassagne, Legrand du Saulle, Etienne Martin, Balthazard, Thoinot e Vibert, na França; Hoffman e Paltauf, na Áustria; Strassman e Casper, na Alemanha; Carrara e Borri, na Itália; Taylor, na Inglaterra. No final do século XIX, a medicina legal na Europa já era área de atuação específica, tendo se desvinculado da chamada higiene.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, com relação a aspectos históricos da medicina legal.
Orfila é considerado o pai da toxicologia forense, e seus métodos de identificação de substâncias por cromatografia em camada delgada em placas de sílica continuam a ser empregados nos laboratórios de toxicologia forense até os dias atuais, em pleno século XXI, nos institutos de medicina legal no Brasil.
Um paciente procedente de um município do interior do Pará procurou médico com queixa de febre de baixo grau de 5 dias de evolução, debilidade progressiva simétrica e ascendente dos membros inferiores. Na localidade em que ele reside, outros dois pacientes apresentaram quadro semelhante nos últimos 15 dias e um deles veio a falecer no hospital de referência com quadro de encefalite grave. A equipe de saúde do município se mobilizou para investigar a causa do problema e constatou relatos de humanos atacados por morcegos nas últimas semanas.
Em relação a essa situação hipotética, julgue os itens subseqüentes.
Entre as medidas para evitar novos casos está indicada a utilização de profilaxia preexposição da comunidade afetada pelo surto.
Uma paciente com 23 anos de idade, Gesta I Para 0, com diagnóstico de gravidez ectópica íntegra em tuba uterina esquerda, chega à emergência de um hospital com laudo ecográfico de massa anexial medindo 3,5 cm, BCF+ e presença de fluxo ao Doppler.
Considerando essa situação hipotética e a gestação ectópica em geral, julgue os itens seguintes.
Nesse caso, indica-se videolaparoscopia com salpingostomia linear e hidrossecção com remoção de todo o tecido trofoblástico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...