Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca do exame simples de urina, comumente identificado pela sigla EAS (elementos anormais e sedimentos), julgue os itens a seguir. Leucocitúria em níveis elevados constitui evidência inequívoca de infecção do trato urinário, principalmente se estiver associada com hematúria. Nesse caso, em mulheres, estará indicada a antibioticoterapia.
Acerca das atribuições periciais do médico perito, julgue os itens seguintes. Na avaliação pericial de servidores aposentados por invalidez decorrente de acidente em serviço, é obrigatório que o médico perito registre no laudo pericial conclusivo o nome ou a natureza da doença.
Uma mulher de vinte e cinco anos de idade procurou a emergência de um hospital com quadro de tosse produtiva, febre e dor torácica havia quatro dias. A paciente relatou que a dor piorava com a tosse e durante a inspiração profunda. Ao examiná-la, o médico plantonista notou a ausência de frêmito toracovocal na base do hemitórax direito e solicitou uma radiografia do tórax que evidenciou volumoso derrame pleural à direita.
Considerando esse caso clínico e aspectos a ele relacionados, julgue os itens seguintes.
Se a análise do líquido pleural da paciente em questão tiver mostrado níveis elevadíssimos de LDH e proteínas, isso configurará um transudato.Acerca do transplante renal, julgue os itens subsequentes. As pacientes em terapia imunossupressora pós-transplante renal não podem engravidar.
No que se refere à saúde mental da mulher, julgue os itens a seguir. A psicose pós-parto, emergência psiquiátrica mais frequente no puerpério, caracteriza-se por quadro grave, de início abrupto, na maioria dos casos com presença de ideias delirantes de ferir a criança, sendo geralmente de caráter egodistônico e com possibilidade de infanticídio.
Com relação a pacientes gestantes que necessitam de intervenções clínicas e cirúrgicas, julgue os itens seguintes. Pacientes com quadro de apendicite aguda devem esperar o término da gestação para serem submetidas à laparotomia explorada.
Um paciente deu entrada no serviço de emergência com quadro de instabilidade hemodinâmica após vários episódios de hematêmese. O paciente estava descorado + a ++/4+, com pressão arterial (PA) em posição ortostática de 70 mmHg × 40 mmHg e em posição supina de 90 mmHg × 60 mmHg, e frequência cardíaca (FC) de 95 bpm em posição ortostática e de 80 bpm em posição supina. Estava fazendo uso de diclofenaco sódico havia oito dias, na dose de 150 mg/dia após ter sido submetido à imobilização de fratura em tíbia esquerda. A dosagem sérica de hemoglobina do paciente foi de 7 g/dL. Após ressuscitação hemodinâmica com retorno dos níveis de PA e FC aos valores normais, o paciente foi submetido à videoendoscopia digestiva alta, que identificou úlcera com sangramento ativo, de 15 mm de diâmetro, e Forrest IA na parede posterior do bulbo duodenal. Após esses resultados, optou-se por realizar terapia endoscópica com injetoterapia de adrenalina.
Acerca desse caso clínico e considerando os diversos aspectos por ele suscitados, julgue os itens subsequentes.
Pacientes como o do caso acima mencionado, com sangramento digestivo alto de origem não varicosa, tratados com inibidor de bomba de prótons em infusão contínua, têm apresentado diminuição da mortalidade e do ressangramento nas primeiras setenta e duas horas após a endoscopia.Com relação à rinite alérgica, julgue os itens que se seguem. O uso de bloqueadores dos receptores histamínicos, como o cromoglicato dissódico de uso tópico, tem produzido bons resultados como profilaxia medicamentosa da rinite alérgica.
Acerca das atribuições periciais do médico perito, julgue os itens seguintes. Na avaliação de incapacidade laboral, deve-se considerar, além do agravamento da doença pela permanência no trabalho, a possibilidade de risco à vida de terceiros.
Os pacientes com enfisema pulmonar apresentam, como características fisiopatológicas, destruição dos septos alveolares, obstrução ao fluxo expiratório e aprisionamento aéreo. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. O transplante pulmonar tem como principal complicação, em longo prazo, a rejeição crônica que se manifesta como síndrome de bronquiolite obliterante.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...