Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma servidora compareceu à inspeção pericial no dia 27/6/2015 portando um atestado médico cadastrado no sistema de recursos humanos no mesmo dia da inspeção, com as seguintes informações: A paciente em epígrafe foi atendida neste serviço ambulatorial no dia 23/6/2015 e necessita de cinco dias de afastamento do trabalho para sua completa recuperação, em decorrência de doença catalogada na CID 10 como J01.0. A referida classificação na CID corresponde ao diagnóstico de sinusite aguda. A servidora citada não tem nenhum registro de licença para tratamento da própria saúde em seu prontuário médico ou assentamento funcional, no último ano.
Nessa situação hipotética,
não é facultado ao médico perito reduzir o período de afastamento da servidora para três dias, mesmo que julgue necessário.Julgue os próximos itens, referentes ao trauma torácico. A ocorrência da máscara equimótica em pacientes vítimas de trauma fechado torácico leva à suspeita de lesão de órgãos internos como vasos, traqueia, brônquios ou esôfago.
Um paciente de cinquenta e dois anos de idade apresentou PSA (antígeno prostático específico) com resultado de 4,3 ng/mL, laudo da biópsia prostática atestando adenocarcinoma acinar, escore de Gleason 3+3 em 1 fragmento, com 15% de sua extensão.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O exame retal, a biópsia e as dosagens seriadas do PSA são as medidas necessárias para o controle clínico da doença do referido paciente.Com relação aos transtornos de ansiedade, julgue os itens que se seguem. No transtorno obsessivo-compulsivo, a obsessão mais comum é a dúvida patológica.
Acerca das vias biliares, julgue os próximos itens. A colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE) para colocação de prótese sem esfincterotomia é considerada um procedimento de alto risco de sangramento.
Julgue os próximos itens, referentes a lesões traumáticas do tórax. O traumatismo torácico contuso provoca lesão do diafragma com maior frequência do que o traumatismo torácico penetrante do tórax, sendo o lado direito o mais acometido.
Um paciente de vinte e nove anos de idade foi internado na emergência de um hospital por apresentar aumento do volume abdominal. O paciente relatou que estava obstipado, havia cinco dias, bem como informou que, havia dezessete anos, vinha ingerindo um litro de bebida destilada todos os dias. O exame físico revelou pressão arterial de 90 mmHg × 60 mmHg; pulso de 89 bpm; aparelho digestório com abdome ascítico e sinal de piparote positivo; pulmões com murmúrio vesicular fisiológico e sem ruídos adventícios; aparelho cardiovascular com bulhas rítmicas e normofonéticas; sistema nervoso com nuca livre; pupilas isocóricas e fotorreagentes; inversão do ciclo sono-vigília; pele com presença de aranhas vasculares; circulação colateral em abdome e tórax; mucosas hipocoradas (+1/+4) e esclera ictérica (+2/+4). A avaliação laboratorial apresentou os seguintes resultados: TGO = 190,0 U/mL (VR:4-36); TGP = 98 U/mL (VR:4-32); gama glutamil transferase = 458 U/L (VR:12-54); TAP = 35% (INR: 4,32); albumina = 2,0 g/dL (VR: 4-5,3); hemograma com hemoglobina = 9,0 g/dL; contagem de leucócitos = 6.000/mm3; e contagem de plaquetas = 95.000/mm3.
A respeito do caso clínico acima, julgue os itens que se seguem.
A hipótese diagnóstica de encefalopatia hepática está descartada.Uma servidora compareceu à inspeção pericial no dia 27/6/2015 portando um atestado médico cadastrado no sistema de recursos humanos no mesmo dia da inspeção, com as seguintes informações: A paciente em epígrafe foi atendida neste serviço ambulatorial no dia 23/6/2015 e necessita de cinco dias de afastamento do trabalho para sua completa recuperação, em decorrência de doença catalogada na CID 10 como J01.0. A referida classificação na CID corresponde ao diagnóstico de sinusite aguda. A servidora citada não tem nenhum registro de licença para tratamento da própria saúde em seu prontuário médico ou assentamento funcional, no último ano.
Nessa situação hipotética,
é facultado ao médico perito aumentar o período de afastamento da servidora para sete dias, caso julgue necessário.Julgue os próximos itens, referentes ao trauma torácico. A respiração paradoxal é comum nos pacientes portadores de ferimentos torácicos por arma branca.
Um paciente de cinquenta e dois anos de idade apresentou PSA (antígeno prostático específico) com resultado de 4,3 ng/mL, laudo da biópsia prostática atestando adenocarcinoma acinar, escore de Gleason 3+3 em 1 fragmento, com 15% de sua extensão.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Se, após um ano desse atendimento, o valor de PSA se elevar para 6,8 ng/mL, deverá ser considerado o estabelecimento de tratamento curativo para esse paciente.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...