Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando o caso de um paciente de 55 anos de idade, etilista, que apresenta carcinoma espinocelular de borda lateral de língua e pescoço clinicamente negativo (T3, N0), julgue os itens a seguir.

Um esvaziamento cervical seletivo (I, II, III) tem finalidade diagnóstica e também terapêutica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, em relação aos cinco níveis de prevenção de doenças: promoção da saúde; proteção específica; diagnóstico e tratamento precoce; limitação do dano; reabilitação.

As ações de vacinação não fazem parte das medidas de proteção específica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os achados semiológicos que costumam decorrer de pericardite constritiva não incluem o

  • A. sinal de Kussmaul.
  • B. pulso paradoxal.
  • C. knock pericárdico.
  • D. pulso alternante.
  • E. hepatomegalia pulsátil.

A hepatoesplenomegalia é uma anormalidade clínica comumente constatada em pacientes com diagnóstico de leishmaniose visceral. Com relação à anatomia e fisiologia do fígado e do baço, julgue os itens subseqüentes.

O baço contém exclusivamente os chamados linfócitos T, que, ao serem estimulados, diferenciam-se em plasmócitos, que liberam uma série de citocinas com atividade imunológica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os derrames pleurais em crianças geralmente são secundários a uma infecção bacteriana aguda. Eles são complicações raras nos países desenvolvidos, porém muito comuns nos países em desenvolvimento. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

O seio costofrênico obliterado é o sinal radiológico mais precoce de derrame pleural.

  • C. Certo
  • E. Errado

O cadáver de uma adolescente foi encontrado na margem de um rio, com os pés dentro d’água. O corpo apresentava mancha verde abdominal, circulação de póstuma, distensão torácica e abdominal, rigidez cadavérica desfeita e livores vinhosos somente em dorso, mais nítidos nas extremidades inferiores. Na roupa íntima, na parte em contato com a região perineal, havia sangue e na região perianal havia fezes. O orifício anal estava dilatado. No pé havia ferida com perda de substância sem edema nas bordas. Durante a necropsia, foram constatados: edema de laringe, edema e hemorragias pulmonares, certo grau de distensão pulmonar, dilatação das câmaras direitas do coração; além disso, exames complementares mostraram eosinofilia.

Com relação ao quadro hipotético acima descrito, julgue os itens seguintes.

Existem indícios de que o local de morte provável é o local em que o cadáver foi encontrado.

  • C. Certo
  • E. Errado

O pediatra que trabalha em ambulatório ou em pronto atendimento deve estar preparado para resolver situações clínicas que exijam diagnóstico e terapêutica imediatos e apropriados. Em cada um dos seguintes itens, é apresentada uma situação hipotética relativa ao trabalho do pediatra, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Um lactente amamentado exclusivamente ao seio até os seis meses de vida passou a apresentar, após a introdução de leite de vaca modificado, episódios de vômitos, choro contínuo e diarréia com rajas de sangue, após introdução de leite de vaca modificado em sua dieta. Nessa situação, é correto afirmar que a criança apresenta intolerância à lactose, razão pela qual devem ser retirados da dieta alimentos que contenham tal substância.

  • C. Certo
  • E. Errado

       Um paciente de 18 anos de idade deu entrada no prontosocorro queixando-se de dor intensa de garganta, febre e dificuldade para engolir os alimentos. O quadro começou há 3 dias. No exame da orofaringe, foram identificados pontos de pus nas duas amígdalas e deslocamento da amígdala esquerda para a linha média mais que a amígdala direita. Não pareceu haver flutuação na região periamigdaliana.

Tendo como referência a esse quadro clínico, julgue os itens seguintes.

O procedimento mais aceito nesse caso consiste em fazer a amigdalectomia a quente (Quincy procedure).

  • C. Certo
  • E. Errado

Um paciente de 22 anos de idade procurou um serviço de endocrinologia, queixando-se de ganho de 30 kg em 6 meses, surgimento de estrias violáceas no abdome, fraqueza muscular e acne. Ao exame físico, IMC = 35 kg/m2, PA = 150 mmHg × 90 mmHg, FC = 88 bpm, fácies pletórica, acne, obesidade abdominal, circunferência da cintura = 138 cm. Realizou exames que demonstraram cortisol 8:00 = 35 mg/dL (VR = 5-25); cortisol 16:00 = 28 mg/dL (VR: 5-18); teste de supressão com 8 mg de dexametasona, cortisol = 23 mg/dL, ACTH plasmático 115 pg/mL (VR = 2-46). A ressonância magnética de sela túrcica não demonstrou anormalidades.

A respeito da investigação diagnóstica desse paciente, julgue os seguintes itens.

A não supressão do cortisol com 8 mg de dexametasona exclui o diagnóstico de doença de Cushing.

  • C. Certo
  • E. Errado

             Uma paciente, com 20 anos de idade, de cor branca, residente em Valparaíso – GO, de onde procede, procurou assistência médica informando que há 1 mês surgiram-lhe nas dobras dos cotovelos e joelhos, lesões vermelhas com intenso prurido, que foram precedidas por surtos ocasionais com lesões semelhantes. Ela informou que já usou e está usando várias medicações tópicas cujos nomes não sabe precisar. Quanto aos antecedentes pessoais e familiares, informou ser portadora de enxaqueca. Ao exame dermatológico, apresentou lesões eritematomicropapulovesiculosas nas flexões das articulações dos joelhos e cotovelos, com áreas de liquenificações.

Considerando o quadro clínico apresentado, julgue os próximos itens.

Em se tratando de eczema atópico, a paciente deverá ser tratada com corticóides tópicos de alta potência, dispensando os anti-histamínicos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...