Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma paciente, com 20 anos de idade, de cor branca, residente em Valparaíso – GO, de onde procede, procurou assistência médica informando que há 1 mês surgiram-lhe nas dobras dos cotovelos e joelhos, lesões vermelhas com intenso prurido, que foram precedidas por surtos ocasionais com lesões semelhantes. Ela informou que já usou e está usando várias medicações tópicas cujos nomes não sabe precisar. Quanto aos antecedentes pessoais e familiares, informou ser portadora de enxaqueca. Ao exame dermatológico, apresentou lesões eritematomicropapulovesiculosas nas flexões das articulações dos joelhos e cotovelos, com áreas de liquenificações.
Considerando o quadro clínico apresentado, julgue os próximos itens.
Embora menos prováveis, deverão ser consideradas, como hipóteses diagnósticas: psoríase, líquen plano e escabiose.
Considere que um paciente etilista há vários anos, proveniente de zona endêmica para esquistossomose, apresente-se ao serviço de pronto atendimento médico com hemorragia digestiva por ruptura de varizes esofágicas e choque hipovolêmico. A propósito desse quadro clínico, julgue os seguintes itens.
Caso a hemorragia digestiva se deva a hipertensão porta de origem esquistossomótica, esse paciente deverá ser encaminhado para tratamento cirúrgico após a estabilização da hipovolemia.
Acerca do caso clínico de uma paciente de 28 anos de idade que apresentou, ao exame clínico, nódulo tireoidiano de 3,5 cm em lobo direito, julgue os itens subseqüentes.
Se a paciente apresentar níveis de hemoglobina abaixo de 8 g/dL e hematócrito abaixo de 25%, será necessário, antes da cirurgia, eliminar as causas dessas alterações por meio do tratamento pertinente.
Medicina - Cirurgia de Cabeça e Pescoço - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com relação aos tumores das glândulas salivares, julgue os itens seguintes.
O carcinoma adenóide cístico apresenta evidência microscópica de envolvimento perineural em cerca de 50% dos casos. Quanto a metástases pulmonares, tem sido relatada na literatura a incidência entre 37% e 43% dos casos.
Pedro, de 38 anos de idade, procurou atendimento médico apresentando queixas de dispnéia aos esforços, fadiga, aumento do volume abdominal e inchaço nas pernas, que vem ocorrendo há cerca de 6 meses. A avaliação clínica criteriosa do paciente, complementada por exames laboratoriais e de imagem, indicou o diagnóstico de pericardite constritiva.
Considerando que seja realizado um cateterismo cardíaco nesse paciente, assinale a opção que indica o achado que pode ocorrer durante a realização da oximetria e(ou) da manometria cardíacas.
pressões sistólicas intracardíacas praticamente similares em todas as câmaras cardíacas
pressão sistólica do ventrículo direito com valor de cerca de 50% (ou menos) em relação à pressão sistólica sistêmica
morfologia em raiz quadrada da pressão diastólica de ambos os ventrículos
ausência de descensos X e Y nos traçados da pressão do átrio direito
saturação de oxigênio elevada em sangue colhido no nível da veia cava superior
A intubação traqueal é um procedimento técnico que deve ser dominado por todos os médicos, especialmente por aqueles que atuam em serviços de emergência médica, em unidades de terapia intensiva e por anestesiologistas. A intubação traqueal difícil pode ser um dos fatores responsáveis pela impossibilidade de manutenção do controle das vias aéreas e impedir adequada oxigenação tecidual, o que, por seu turno, pode causar conseqüências dramáticas e fatais. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
A intubação traqueal difícil pode ser antecipada pelo médico quando há: obesidade, traumatismo facial ou das vias aéreas superiores e história de intervenção cirúrgica prévia na região da cabeça e(ou) do pescoço.
No que diz respeito aos critérios diagnósticos da pneumonia, julgue os itens seguintes.
Escarro fétido é característico das infecções por germes atípicos.
Julgue os itens que se subseguem, relacionados às atribuições dos médicos legistas.
De modo geral, quando forem submetidos a exame, os detentos devem estar desalgemados.
O pediatra que trabalha em ambulatório ou em pronto atendimento deve estar preparado para resolver situações clínicas que exijam diagnóstico e terapêutica imediatos e apropriados. Em cada um dos seguintes itens, é apresentada uma situação hipotética relativa ao trabalho do pediatra, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Renato, um neonato de termo, grande para a idade gestacional, filho de mãe diabética, estava vigoroso ao nascer. Ao primeiro exame, observou-se uma leve taquipnéia e cianose perioral, não-responsiva à oxigenoterapia. Com 12 horas de vida, Renato apresentou-se mais taquipnéico, com cianose generalizada. O exame precordial não chamava a atenção e não se auscultava sopro no coração. Uma radiografia do tórax mostrou área pulmonar normal, área cardíaca dentro dos limites de normalidade e mediastino superior estreitado, com o coração em forma de um ovo deitado. Não havia como realizar um ecocardiograma. Nessa situação, como o diagnóstico mais provável é de transposição das grandes artérias, sem comunicação interventricular, deve-se administrar ibuprofeno para fechar um possível canal arterial que permaneça aberto, o que pode contribuir para a descompensação cardíaca de Renato. O tratamento cirúrgico é eletivo, a partir do 30.º dia de vida, por meio da cirurgia de Jatene.
Uma paciente de 29 anos de idade procurou auxílio médico com queixas de perda ponderal, irritabilidade, insônia e ciclos menstruais hiperpolimenorréicos. Ao exame físico, apresentava tireóide difusamente aumentada de volume, indolor à palpação, freqüência cardíaca de 100 bpm e PA de 110 mmHg × 70 mmHg. Os exames laboratoriais evidenciaram: TSH = 0,01 mUI/mL (VR - 0,3-5,0); T4 livre = 2,4 ng/dL (VR = 0,7-1,8); T3 = 210 ng/dL (VR = 70-2000), anticorpo antitireoperoxidase = 20 UI/mL (VR < 35), VHS = 2 mm/h.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
O predomínio de T4 em relação a T3 sugere ingestão factícia de tiroxina.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...