Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que diz respeito a displasias e ao esôfago de Barrett, julgue os itens subsecutivos. Para pacientes com esôfago de Barrett, a terapia com medicamentos eficazes para tratar os sintomas da doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) e para curar esofagite de refluxo é claramente indicada, como é para pacientes sem esôfago de Barrett.
A cirurgia bariátrica e metabólica avançou muito nos últimos vinte anos como o mais importante tratamento para a obesidade e suas complicações. Acerca desse assunto, julgue os seguintes itens. Pacientes com doença do refluxo gastresofágico devem, preferencialmente, ser submetidos à gastrectomia em manga.
Considerando a Nota Técnica n.o 1/2013 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que trata das medidas de prevenção e controle de infecções por enterobactérias multirresistentes, julgue os itens a seguir. No que se refere aos mecanismos de resistência aos carbapenêmicos, a produção de carbapenemases, seja pela sua eficiência hidrolítica, pela sua codificação por genes (plasmídios e transposons) ou pela sua rápida disseminação, tem impacto significativo na espécie humana.
Um paciente hígido, com trinta e nove anos de idade, foi atendido no ambulatório de um hospital havia três meses, com quadro de trombose venosa profunda (TVP) da veia femoral esquerda, confirmado pelo doppler venoso de membros inferiores. Ele negava a presença de fatores de risco habituais para o quadro em questão. Exceto pela presença da TVP, o resultado do exame físico foi normal. Na ocasião, iniciou-se o tratamento com warfarina, com a meta de manter a razão normalizada internacional (RNI) entre 2 e 3. O paciente retornou ao ambulatório para seguimento após três meses de tratamento. Os resultados dos exames laboratoriais de rotina foram normais, e mostraram que a RNI estava dentro da faixa terapêutica em todo esse período. Contudo, os anticorpos anti-beta-2-glicoproteína I e anticardiolipinas, por teste ELISA (enzyme-linked immunosorbent assay) padronizado, apresentaram títulos muito elevados, tanto no início do tratamento, quanto no momento do retorno, após três meses.
Nesse caso clínico,
recomenda-se a manutenção da warfarina, com a meta de manter o RNI entre 2 e 3, por mais três meses, totalizando-se seis meses de tratamento.Acerca da aferição e do manejo da febre em pediatria, julgue os itens a seguir. O manejo da febre é feito pelo reconhecimento de sinais de gravidade, melhora do conforto da criança, e manutenção adequada da hidratação.
As doenças infecciosas pulmonares são motivos frequentes de indicação de broncoscopia. Em relação ao tratamento das infecções pulmonares e ao manejo da via aérea, julgue os itens a seguir. O diagnóstico da pneumocistose é feito principalmente pela cultura da bactéria em material coletado pela broncoscopia com lavado broncoalveolar.
Acerca dos aspectos gerais e históricos do transplante renal, julgue os itens a seguir. A imunossupressão por irradiação em doses subletais foi utilizada até o início da década de 1960, com a introdução em maior escala do medicamento azatioprina, que possui efeito sinérgico com a prednisolona.
Distrofias musculares fazem parte de um grupo de doenças musculares hereditárias e progressivas que apresentam necrose do tecido muscular. A respeito dessas doenças, julgue os próximos itens. A distrofina, uma das proteínas que estabilizam o sarcolema, é responsável por manter a estrutura da fibra muscular.
No que diz respeito a displasias e ao esôfago de Barrett, julgue os itens subsecutivos. O protocolo de vigilância de esôfago de Barrett mais propagado no mundo é o de Seattle, em que se inspeciona quatro biópsias a cada 2 cm, uma por quadrante, e as biópsias de cada região elevada ou deprimida.
A cirurgia bariátrica e metabólica avançou muito nos últimos vinte anos como o mais importante tratamento para a obesidade e suas complicações. Acerca desse assunto, julgue os seguintes itens. A hérnia de Petersen é causa de obstrução intestinal no pós-operatório de cirurgia bariátrica, uma vez que a elevação da alça alimentar transmesocólica propicia a criação desse espaço.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...