Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens a seguir, relativos ao abdome agudo obstrutivo.
As hérnias são as causas mais freqüentes de obstrução do intestino delgado em pacientes que não tenham sido submetidos a laparotomias prévias.
A inflamação, resposta protetora localizada proveniente do sistema imune, envolve a participação de múltiplas células e de mediadores especializados. A compreensão detalhada do processo inflamatório é fundamental para o entendimento da fisiopatologia das doenças alérgicas.
Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir.
Existem três tipos de células brancas (leucócitos): granulócitos, linfócitos e plaquetas.
No tocante à tuberculose urogenital, julgue os itens seguintes.
A tuberculose urogenital constitui cerca de 20% das formas extrapulmonares.
O texto acima, por meio dos dados sobre aumento da população idosa, mostra a necessidade de os serviços de saúde se organizarem para atender a essa demanda crescente. Com relação a moléstias que acometem mais freqüentemente os idosos, julgue os itens a seguir.
A doença de Alzheimer tem sido associada à hipoatividade da acetilcolina. Essa hipótese é reforçada pelo fato de que os melhores resultados no tratamento dessa doença são obtidos com inibidores da colinesterase.
Uma jovem de 22 anos de idade deu entrada em hospital, queixando-se de sangramento vaginal. Informou que estava grávida de seis meses e acabara de dar à luz uma criança morta, em sua residência, a qual trazia consigo, envolta em uma toalha. Quando interrogada, disse que fora agredida pelo amásio há três dias, passando a ter cólicas abdominais. Ao exame físico, foram constatadas equimoses violáceas nos braços e no abdome, além de sinais de parto recente com placenta retida e sangramento uterino moderado. O feto exibia sinais de maceração, pesava 450 g, media 25 cm e não apresentava lesões traumáticas evidentes, nem malformações congênitas.
Com base na situação hipotética acima apresentada, julgue os itens a seguir.
Caso se confirme como verdadeira a história de agressão, o autor responderá por crime de aborto preterdoloso.Uma mulher com 32 anos de idade procurou o consultório médico com queixas de nervosismo intenso, iniciado há 3 semanas, labilidade emocional, perda de peso, apesar de aumento do apetite, e tremor nas mãos. Há 4 dias, passou a apresentar palpitações taquicárdicas associadas a sensação de escurecimento visual quando realiza atividades físicas moderadas. O exame mostrou taquicardia, pressão arterial normal, pele quente, lisa e sudorética e cabelos finos. A tireóide apresentou aumento difuso — duas vezes o tamanho normal — e sopro. A ausculta revelou ritmo cardíaco bastante irregular, ausência de sopros e pulmões limpos.
Com base no quadro clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
Na investigação clínico-laboratorial da paciente, não é necessário determinar níveis séricos dos anticorpos antimicrossômico e antitireoglobulina, pois esses exames, além de caros, são de baixa utilidade no diagnóstico etiológico.
A incidência do câncer de mama está aumentando nos países em desenvolvimento e passa a ser um problema de saúde pública. A respeito desse assunto, julgue os seguintes itens.
O exame citológico de secreção mamilar ou de líquido aspirado de cistos é imprescindível no diagnóstico de câncer de mama.
Um dos importantes problemas em clínica médica diz respeito aos efeitos colaterais por drogas e suas interações farmacológicas. Nesse contexto, julgue os itens que se seguem.
O triamtereno é um diurético poupador de potássio, e seu uso pode estar associado com a produção de hipercalemia clinicamente significativa.
Julgue os seguintes itens, relativos a linfomas.
O linfoma de Burkitt corresponde a cerca de 30% a 40% dos linfomas das crianças e, nos adultos, está comumente associado a AIDS, podendo ser o primeiro sinal da doença.
Com referência à genética de populações humanas, julgue os itens seguintes.
Como doenças genéticas com herança recessiva são muito raras não se justifica a aplicação de testes conhecidos para a detecção de heterozigotos. No entanto, justifica-se a aplicação desses testes em grupos étnicos que têm freqüência elevada de determinadas doenças, como a anemia falciforme, entre grupos descendentes de negros africanos e a fibrose cística, entre os descendentes de grupos caucasóides.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...