Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca das doenças profissionais e dos acidentes de trabalho, que constituem hoje um importante campo da saúde coletiva, julgue os itens seguintes.
As pneumoconioses estão associadas à exposição a poeira mineral, como sílica e asbesto.
Uma paciente em trânsito, acompanhada em serviço de cardiologia, refere-se grávida de cerca de 12 semanas, com queixas de desconforto respiratório, de aumento gradual, palpitação, sopro diastólico em ponta, importante, taquicardia e pulso irregular em freqüência.
Com relação ao quadro acima , julgue os itens seguintes.
A hipertensão pulmonar é a possível causa da sintomatologia respiratória.
Um paciente de 50 anos de idade, do sexo masculino, queixa-se de disfagia intermitente há 1 ano, acompanhada de queixas respiratórias altas, azia e pirose de longa data. Nega perda de peso. Já passou por endoscopia digestiva alta, que mostrou estenose distal concêntrica do esôfago. A biópsia realizada durante a endoscopia foi inconclusiva.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens subseqüentes.
O diagnóstico mais provável é a de neoplasia do esôfago, devendo o paciente ser encaminhado imediatamente para tratamento cirúrgico.
Em relação à anatomia, fisiologia, imunopatologia e histologia da pele, julgue os itens a seguir.
As citoqueratinas formam uma rede de filamentos que se estende através do citoplasma do queratinócito. Esses filamentos partem da membrana celular, onde se inserem nos desmossomas, provavelmente através das desmoplaquinas, e se dirigem para o centro da célula, onde circundam o núcleo. Há cerca de 30 diferentes queratinas, cada uma das quais sintetizada por influência de um gene específico, classificadas em tipo I, com peso molecular menor (40 - 51 kd), ou citoqueratinas ácidas, e tipo II, ou citoqueratinas neutroalcalinas, com peso molecular maior (52 - 70 kd).
Diversas parasitoses acometem a população brasileira, com incidência nitidamente maior em áreas de baixa renda. O correto diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos portadores de tais patologias é questão essencial em saúde pública. Considerando os aspectos relacionados às parasitoses, julgue os seguintes itens.
A figura abaixo mostra hemácias características da infecção por Plasmodium falciparum.
A respeito da insuficiência vascular cerebral extracraniana, julgue os itens que se seguem.
Cirurgias com manipulação cervical e cirurgias da carótida podem originar reflexos causadores de bradicardia e alterações na pressão arterial, os quais podem ser bloqueados por uma anestesia mais profunda ou por atropinização profilática.
Alguns estudos epidemiológicos e clínicos têm sido propostos no sentido de justificar o aumento explosivo na incidência de doenças alérgicas. Em relação a esse assunto, julgue os seguintes itens.
A hipótese da higiene é inconsistente para justificar o aumento das doenças alérgicas. Deve-se, para explicar esse fenômeno, recorrer à hipótese da transição epidemiológica.
A litíase urinária é entidade clínica de forte impacto social, por acometer de 5% a 20% da população mundial e apresentar índices de recorrência de até 50% em cinco anos. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.
De uma maneira geral, os cálculos urinários têm em sua composição 80% de cálcio, 10% de ácido úrico e 10% de fosfato de amônio de magnésio.
A respeito de transtornos depressivos e suicídios, julgue os itens a seguir.
Carbonato de lítio, lamotrigina e amitriptilina são considerados estabilizadores de humor.
Um bebê do sexo masculino nasce com estridor inspiratório mas sem sinais de cianose. Não necessita de intubação e consegue manter a saturação de oxigênio sem oxigênio suplementar.
Acerca desse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
Provavelmente, com o crescimento do bebê, essa condição evoluirá para cura.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...