Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Uma criança de seis meses de vida e com peso normal para a idade apresentou convulsão tônico-clônica generalizada durante 30 minutos. Ao exame clínico, a criança estava hipotérmica e permanecia letárgica. A condição socioeconômica da família da criança era precária e a mãe informou que, para aumentar o rendimento, diluía o leite artificial em uma quantidade maior de água. Nessa situação, é correto afirmar que o diagnóstico mais provável da crise convulsiva é hipernatremia.
Uma paciente com 65 anos de idade, ao ficar viúva, foi internada em um asilo. Dona-de-casa e extremamente recatada, sempre foi calma e comedida em suas ações. Ela passou gradualmente a desenvolver incontinência urinária associada a atitudes sociais inapropriadas, caracterizadas por elevação da voz, momentos de apatia, desinteresse, passividade, perda de motivação e afastamento social, alternados com comportamento exibicionista. Sua memória, suas habilidades visuoespaciais e seu cálculo estão preservados. Não existe história de doença psiquiátrica nem de abuso de drogas. As atendentes mostram visível irritação com o comportamento da paciente e com suas recusas em atender aos pedidos de mudança de atitude. A paciente encontra-se alerta, com instabilidade postural e história de quedas de repetição. Foi constatada presença de hipotensão ortostática.
Com base no caso clínico apresentado acima, julgue os itens seguintes.
O diagnóstico mais provável é demência de Alzheimer, já que não existe distúrbio da consciência ou presença de doença sistêmica.
Julgue os itens que se seguem, que dizem respeito ao saláriomaternidade, com base na legislação vigente.
Em caso de aborto não-criminoso, comprovado mediante atestado médico, a segurada terá direito ao saláriomaternidade correspondente a trinta dias.
Considerando os princípios de controle e os procedimentos de prevenção de riscos, visando a saúde do trabalhador, julgue os itens seguintes.
Métodos úmidos são medidas utilizadas com o intuito de diminuir a propagação de poeiras no ambiente.
No pronto-socorro de um hospital de Sobral CE, deu entrada criança de 10 anos de idade, natural e procedente da mesma localidade, e cuja mãe referiu que, desde há aproximadamente 6 meses, vem apresentando febre de 38 ºC, 2 ou 3 vezes por semana, tosse seca, diarréia líquida intermitente, sensação de peso abdominal. Negou viagens fora da cidade. No exame físico, foram verificados emagrecimento ++/4+, palidez cutaneomucosa de ++/4+, pele seca, cabelos quebradiços. À ausculta cardíaca, constatou-se sopro sistólico em foco mitral de ++/4+, ausculta pulmonar normal. No abdome, constatou-se fígado de ± 7 cm do rebordo costal direito, superfície lisa e borda romba, e baço palpável a ± 15 cm do rebordo costal esquerdo em direção à cicatriz umbilical.
No caso clínico descrito acima,
por ser o estado do Ceará de alta endemicidade para malária, o paciente apresentado deverá ser submetido a exame de gota espessa e esfregaço de sangue periférico, na procura de formas assexuadas de plasmódios.
Uma paciente com 35 anos de idade, portadora de lúpus eritematoso sistêmico (LES), dirigiu-se ao serviço de emergência com queixas de dor retroesternal e desconforto respiratório. Essa paciente encontrava-se hipotensa, pálida, febril, taquipnéica, taquicárdica, com bulhas cardíacas hipofonéticas. O ECG mostrou supradesnivelamento de ST em todas as derivações, associada à baixa voltagem em derivações periféricas. O raio X de tórax demonstrou aumento de área cardíaca e congestão pulmonar. Exames de laboratório mostraram níveis séricos de uréia de 126 mg/dL, creatinina de 2,4 mg/dL e potássio de 5,5 mEq/L. O EAS mostrou proteinúria. Em observação, a paciente apresentou falência respiratória, bradicardia extrema e convulsão tônico-clônica generalizada, sendo reanimada com êxito, mantendo-se torporosa.
Acerca do caso clínico acima descrito, julgue os itens a seguir.
Endocardite lúpica, a causa mais freqüente de comprometimento cardíaco do LES, é a causa provável das alterações auscultatórias e radiológicas encontradas no caso em apreço.
Medicina - Cirurgia de Cabeça e Pescoço - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com respeito à neoplasia endócrina múltipla do tipo 2 (NEM 2), julgue os itens a seguir.
Os casos familiares de NEM 2 A geralmente ocorrem em torno da 3.ª e 4.ª décadas de vida.
O diagnóstico por métodos que envolvem biologia molecular e DNA recombinante vem sendo empregado com grande freqüência não apenas em laboratórios de pesquisa, mas também na rotina de análises clínicas. Em relação a esses métodos, julgue os itens a seguir.
O uso de extratos totais do organismo a ser identificado aumenta muito a especificidade de testes sorológicos, o que pode ser observado na diferenciação sorológica entre doença de Chagas e leishmaniose.
Nos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Uma criança de um mês de idade e com hipodesenvolvimento apresenta vômitos e febre de 41ºC. A medida dos eletrólitos séricos revela 185 meq/L de sódio e uma densidade urinária de 1.001. Nessa situação, o diagnóstico mais provável é secreção inapropriada de hormônio antidiurético.
No que se refere à semiologia do sistema nervoso, julgue os itens que se seguem.
As paralisias por lesão do neurônio motor central diferem das paralisias por lesão do neurônio motor periférico pelo fato de que, na paralisia do neurônio motor central, existe hipertonia ou contratura dos músculos paralíticos; podem coexistir, ao se realizar certos movimentos voluntários, movimentos associados no ponto paralítico (sincinesias) e a presença do sinal de Babinski.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...