Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No adenocarcinoma gástrico, existem condições consideradas como fatores de risco. A esse respeito, julgue os itens subseqüentes.
Pacientes portadores de imunodeficiência variável comum têm maior possibilidade de desenvolver linfoma gástrico.
Um paciente de 56 anos de idade, hipertenso, obeso, com história de DM do tipo 2 há 20 anos, deu entrada na emergência com quadro de perda súbita de consciência. Ele fazia seguimento médico irregular e usava insulina. Segundo seus familiares, não vinha obtendo controle adequado do DM nos últimos meses e apresentava apenas poliúria e polidipsia precedendo o quadro agudo. No exame físico, apresentou-se inconsciente, hidratado, com respiração espontânea e creptos pulmonares difusos, com pressão arterial inaudível e freqüência cardíaca de 140 bpm. O abdome não apresentou anormalidades. O exame de membros inferiores não demonstrou edema ou sinais de trombose venosa profunda. No exame neurológico, não apresentou quaisquer sinais localizatórios. A glicemia capilar realizada no momento de sua entrada na emergência foi de 340 mg/dL.
Em relação ao caso clínico apresentado acima, julgue os itens que se seguem.Esse paciente apresenta neuropatia autonômica diabética.
Um homem com de 64 anos de idade, internado para tratamento de insuficiência cardíaca e cardiomiopatia chagásica, foi transferido das enfermarias clínicas para o CTI. Ele mostra-se agitado, taquidispnéico, confuso, com palidez intensa, sudorese, freqüência cardíaca de 58 bpm e pressão arterial de 70 mmHg × 40 mmHg. O eletrocardiograma (ECG) desse paciente mostra ondas P bloqueadas e conduzidas com intervalos PR constantes.
A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
A dobutamina, a despeito de não apresentar ação alfa 2 mediada como a dopamina, não deve ser utilizada isoladamente como fármaco vasoativo em casos de hipotensão pronunciada, como o descrito.
A insuficiência renal aguda é uma condição clínica grave. Assim, o médico deve adotar medidas profiláticas para evitar o surgimento dessa disfunção em pacientes suscetíveis. No que concerne a esse assunto, julgue os itens seguintes.
É freqüente verificar-se essa disfunção, isoladamente, em pacientes internados em UTI.
No que se refere ao tabagismo, julgue os itens que se seguem.
São componentes da dependência nicotínica fatores químico e psíquico, sem qualquer interferência genética.
A respeito de nascimento prematuro e de recém-nascido de baixo peso para a idade gestacional, julgue os itens seguintes.
O recém-nascido de baixo peso para a idade gestacional é mais suscetível à hipoglicemia e à hemorragia periventricular.
Quanto à comparação entre as composições do leite humano e o leite de vaca, julgue os itens que se seguem.
A concentração total de proteínas no leite de vaca é três vezes maior que a do leite humano.
Julgue os itens a seguir, acerca de fraturas e luxações.
fixação interna rígida das fraturas, o calo ósseo interno é abolido. A consolidação e a remodelagem do osso são facilitadas pelo material de síntese.
Julgue os itens a seguir, relativos ao conceito de glaucoma primário de ângulo aberto (GPAA) e seus fatores de risco.
Parentes de primeiro grau de pacientes glaucomatosos têm cerca de seis vezes mais chance de desenvolver o glaucoma do que pessoas sem antecedentes familiares da doença.
Um homem com 22 anos de idade, com antecedentes de uso de drogas ilícitas, procurou o hospital em razão de apresentar, havia uma semana, edema facial e de membros inferiores, que se estendeu para todo o corpo (anasarca) há 3 dias. O paciente apresenta-se edemaciado, com pressão arterial de 145 mmHg × 90 mmHg, e exame sumário de urina apresentou proteinúria +++ e 20 hemácias por campo. A determinação da proteinemia mostrou albumina de 2,0 g/dL e colesterol total de 280 mg/dL. A proteinúria de 24 h foi de 5,5 g/dia. A biópsia renal mostrou aspecto compatível com GESF, forma colapsante. A sorologia para o vírus da imunodeficiência humana (HIV) foi positiva.
A respeito do caso descrito acima, julgue os itens que se seguem.
No caso em questão, não é provável que o vírus HIV seja a causa da glomerulopatia citada, pois apenas as glomerulonefrites proliferativas estão associadas com a infecção pelo HIV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...