Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um homem com 22 anos de idade, com antecedentes de uso de drogas ilícitas, procurou o hospital em razão de apresentar, havia uma semana, edema facial e de membros inferiores, que se estendeu para todo o corpo (anasarca) há 3 dias. O paciente apresenta-se edemaciado, com pressão arterial de 145 mmHg × 90 mmHg, e exame sumário de urina apresentou proteinúria +++ e 20 hemácias por campo. A determinação da proteinemia mostrou albumina de 2,0 g/dL e colesterol total de 280 mg/dL. A proteinúria de 24 h foi de 5,5 g/dia. A biópsia renal mostrou aspecto compatível com GESF, forma colapsante. A sorologia para o vírus da imunodeficiência humana (HIV) foi positiva.
A respeito do caso descrito acima, julgue os itens que se seguem.
O diagnóstico sindrômico mais provável é o de síndrome nefrítica aguda.
Em relação à anemia em idosos, julgue os itens que se seguem.
A anemia macrocítica é a mais comum em pacientes com mais de 75 anos de idade.
No adenocarcinoma gástrico, existem condições consideradas como fatores de risco. A esse respeito, julgue os itens subseqüentes.
Paciente que tenha sido submetido a cirurgia gástrica, sobretudo a gastroenteroanastomose (Billroth II) apresenta risco quatro vezes menor para desenvolver câncer gástrico do que paciente com história de vagotomia e piloroplastia.
Um paciente de 56 anos de idade, hipertenso, obeso, com história de DM do tipo 2 há 20 anos, deu entrada na emergência com quadro de perda súbita de consciência. Ele fazia seguimento médico irregular e usava insulina. Segundo seus familiares, não vinha obtendo controle adequado do DM nos últimos meses e apresentava apenas poliúria e polidipsia precedendo o quadro agudo. No exame físico, apresentou-se inconsciente, hidratado, com respiração espontânea e creptos pulmonares difusos, com pressão arterial inaudível e freqüência cardíaca de 140 bpm. O abdome não apresentou anormalidades. O exame de membros inferiores não demonstrou edema ou sinais de trombose venosa profunda. No exame neurológico, não apresentou quaisquer sinais localizatórios. A glicemia capilar realizada no momento de sua entrada na emergência foi de 340 mg/dL.
Em relação ao caso clínico apresentado acima, julgue os itens que se seguem.A realização de tomografia computadorizada de crânio é fundamental nessa situação, para excluir-se a possibilidade de acidente vascular cerebral.
Um homem com de 64 anos de idade, internado para tratamento de insuficiência cardíaca e cardiomiopatia chagásica, foi transferido das enfermarias clínicas para o CTI. Ele mostra-se agitado, taquidispnéico, confuso, com palidez intensa, sudorese, freqüência cardíaca de 58 bpm e pressão arterial de 70 mmHg × 40 mmHg. O eletrocardiograma (ECG) desse paciente mostra ondas P bloqueadas e conduzidas com intervalos PR constantes.
A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Pacientes portadores de doença de Chagas freqüentemente apresentam quadros de BAV, não havendo indicação de implante de marcapasso cardíaco na situação descrita.
A despeito da melhora nos índices sanitários brasileiros, as parasitoses intestinais ainda representam importante problema de saúde pública. Acerca da escolha do medicamento a ser utilizado no tratamento dessas enfermidades, julgue as associações propostas nos itens subseqüentes.
teníase mebendazol
Acerca da fisiologia respiratória, julgue os itens subseqüentes.
Nas pneumopatias, a principal causa de retenção de CO2 são os distúrbios na relação VA/Q.
A respeito de nascimento prematuro e de recém-nascido de baixo peso para a idade gestacional, julgue os itens seguintes.
O recém-nascido prematuro tem maior predisposição à doença da membrana hialina.
No que se refere à vacinação, julgue os seguintes itens.
A gravidez e a lactação são as únicas contra-indicações para a aplicação de vacina anti-hepatite B.
Julgue os itens a seguir, acerca de fraturas e luxações.
As fraturas verticais e transversais da patela são comuns na prática traumatológica e são tratadas com fixação interna.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...