Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que se refere à vacinação, julgue os seguintes itens.
As vacinas conjugadas contra HiB (Haemophilus influenzae), incluindo as combinadas, não devem ser empregadas em crianças com menos de seis semanas, porque podem desenvolver tolerância imunológica.
Julgue os itens a seguir, acerca de fraturas e luxações.
As lesões cervicais anteriores, com indicação de tratamento conservador, incluem as fraturas por avulsão em hiperextensão e as de compressão com mais de 50% de diminuição do corpo vertebral.
Acerca da esclerite, julgue os itens que se seguem.
Responde muito satisfatoriamente ao uso de corticosteroides em altas doses.
A respeito das complicações infecciosas no transplante renal, julgue o item seguinte.
Nos primeiros meses pós-transplante renal, no período de imunossupressão mais intensa, o Pneumocystis carinii é o responsável por até 50% das pneumopatias observadas.
Em relação à hipertensão arterial, julgue os itens a seguir.
A monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA) tem demonstrado que a pressão arterial sofre variações, tanto em normotensos, como em hipertensos, elevando-se pela manhã logo após o acordar, tendendo a reduzir-se após as refeições e sofrendo um acréscimo nas horas de sono, de 10 mmHg a 20 mmHg nas pressões sistólicas e diastólicas.
A osteoporose é uma doença com graves repercussões na velhice. Quando associada a quedas, a chance de fraturas aumenta em até 25 vezes. Julgue os itens seguintes acerca desse assunto.
A suplementação de 1 g de cálcio está indicada para mulheres a partir dos 50 anos de idade.
A doença ulcerosa péptica (DUP) continua afetando milhões de pessoas em todo o mundo, sendo, até recentemente, considerada de etiologia desconhecida e de evolução, em geral, crônica. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
A mudança do esquema terapêutico no retratamento da infecção pelo Helicobacter pylori não interfere na eficácia da erradicação da doença.
Um adolescente com 14 anos de idade apresenta quadro evolutivo de cefaléia generalizada, severa e de duração prolongada. Mostra, ao mesmo tempo, ataxia, com fraqueza no lado direito do corpo. Relata, também, a sensação de formigamento nos membros inferiores, particularmente nas porções distais das mãos e dos pés e na face. Apresenta, ainda, diplopia, borramento da visão e disartria. Não há febre nem sinais de irritação meníngea. Todos os exames laboratoriais foram normais, à exceção de uma ressonância magnética, que revelou imagens de placas, de 3 mm a 4 mm de diâmetro, localizadas em áreas do tronco cerebral e da medula.
Em face do quadro clínico acima, julgue os itens seguintes.
O quadro e as imagens da ressonância magnética são muito sugestivos de esclerose múltipla.
Um paciente de 56 anos de idade, hipertenso, obeso, com história de DM do tipo 2 há 20 anos, deu entrada na emergência com quadro de perda súbita de consciência. Ele fazia seguimento médico irregular e usava insulina. Segundo seus familiares, não vinha obtendo controle adequado do DM nos últimos meses e apresentava apenas poliúria e polidipsia precedendo o quadro agudo. No exame físico, apresentou-se inconsciente, hidratado, com respiração espontânea e creptos pulmonares difusos, com pressão arterial inaudível e freqüência cardíaca de 140 bpm. O abdome não apresentou anormalidades. O exame de membros inferiores não demonstrou edema ou sinais de trombose venosa profunda. No exame neurológico, não apresentou quaisquer sinais localizatórios. A glicemia capilar realizada no momento de sua entrada na emergência foi de 340 mg/dL.
Em relação ao caso clínico apresentado acima, julgue os itens que se seguem.A conduta imediata adequada seria iniciar hidratação venosa vigorosa e esquema de insulina endovenosa, pois trata-se de estado hiperosmolar.
Um homem com de 64 anos de idade, internado para tratamento de insuficiência cardíaca e cardiomiopatia chagásica, foi transferido das enfermarias clínicas para o CTI. Ele mostra-se agitado, taquidispnéico, confuso, com palidez intensa, sudorese, freqüência cardíaca de 58 bpm e pressão arterial de 70 mmHg × 40 mmHg. O eletrocardiograma (ECG) desse paciente mostra ondas P bloqueadas e conduzidas com intervalos PR constantes.
A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
O paciente encontra-se em típico estágio II de choque cardiogênico, em estado de hipotensão descompensada por intensa vasodilatação periférica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...