Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à córnea, membrana fibrosa e transparente do olho, julgue os itens a seguir.
Seu poder refrativo é de aproximadamente 42 dioptrias, que correspondem a dois terços do poder refrativo total do olho humano.
Em relação ao equilíbrio hidroeletrolítico e ácido-básico na insuficiência renal crônica, julgue os itens a seguir.
A acidose metabólica que acompanha a insuficiência renal crônica decorre principalmente da diminuição na excreção da amônia.
Em relação à calculose urinária, julgue os itens que se seguem.
No tratamento dietético dos cálculos urinários à base de cálcio, recomenda-se ingestão diária de líquidos para manter um volume urinário diário de pelo menos 2.000 mL/dia e dieta pobre em cálcio.
Quanto a pneumonias em idosos, julgue os seguintes itens.
O delirium pode ser uma primeira manifestação de pneumonia.
A doença por refluxo gastroesofágico (DRGE) é multifatorial, igualmente prevalente entre homens e mulheres, sendo uma das três causas mais freqüentes de consulta ao gastroenterologista. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
A esofagomanometria é o método complementar preferencial para o diagnóstico de DRGE.
A paralisia cerebral pode ser definida como um distúrbio do movimento e(ou) da postura, persistente, mas não invariável, aparecendo nos primeiros anos de vida, em conseqüência de distúrbio não-progressivo do cérebro, decorrente de interferência no seu desenvolvimento. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.
A forma de paralisia cerebral conhecida por diplegia espástica, ou doença de Little, caracteriza-se pela espasticidade de membros superiores.
Em relação aos critérios diagnósticos dos distúrbios de metabolismo da glicose sugeridos em 1997 pela American Diabetes Association (ADA), julgue os itens a seguir.
Os argumentos da ADA para a não-utilização do teste de tolerância oral de glicose (oGTT) como ferramenta diagnóstica na rotina clínica incluem o desconforto, o custo financeiro, o tempo necessário para a realização do teste e sua baixa reprodutibilidade.
Um paciente com 25 anos de idade procurou atendimento em pronto-socorro, com queixa de dispnéia, parestesia de lábios e enrijecimento dos dedos das mãos. Em face desse quadro, o paciente foi submetido a gasometria arterial que apresentou os seguintes resultados: pH = 7,46; pO2 = 95 mmHg; pCO2 = 30 mmHg; bicarbonato = 20 mEq/L; BE = -1.
No quadro clínico acima descrito,
a dispnéia deve ser tratada com a prescrisão de oxigênio em baixo fluxo.
Um paciente de 25 anos de idade, admitido na unidade de emergência clínica de um hospital, apresentava o seguinte quadro clínico: histórico de vômitos freqüentes há 3 dias, astenia, anorexia, dor abdominal, mucosas desidratadas, confusão e respiração de Kussmaul. Esse paciente sofria de poliúria e polidipsia há alguns anos, fazendo uso esporádico de insulina.
Considerando o quadro clínico apresentado acima, julgue os seguintes itens.
A hipótese diagnóstica de pneumonia deve ser considerada em razão da alteração respiratória. Os resultados da medida de temperatura, da ausculta torácica e dos exames radiológicos de tórax são suficientes para confirmar ou descartar tal hipótese.
Uma paciente com 35 anos de idade, branca, casada, fumante e sedentária, procurou o posto médico do serviço em que trabalhava, para fazer o controle da medida de sua pressão arterial. Tratava-se da segunda consulta no período de 4 semanas. Como da outra ocasião, os níveis pressóricos ficaram situados em 140 mmHg× 100 mmHg. Nenhuma outra alteração foi detectada no exame clínico nem doenças associadas à hipertensão. Não existe histórico familiar de doenças cardiovasculares.
Quanto à situação hipotética apresentada acima, julgue os itens seguintes.
Recomenda-se a solicitação de MAPA para melhor tomada de decisão quanto ao tratamento dessa paciente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...