Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A paralisia cerebral pode ser definida como um distúrbio do movimento e(ou) da postura, persistente, mas não invariável, aparecendo nos primeiros anos de vida, em conseqüência de distúrbio não-progressivo do cérebro, decorrente de interferência no seu desenvolvimento. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.
Nas formas mais leves da doença, encontra-se dificuldade na dorsiflexão dos pés, com hipertonia distal e marcha com os pés em posição eqüina.
Em relação aos critérios diagnósticos dos distúrbios de metabolismo da glicose sugeridos em 1997 pela American Diabetes Association (ADA), julgue os itens a seguir.
Os critérios propostos pela ADA sugerem uma nova entidade nosológica denominada glicemia de jejum alterada, capaz de identificar, como o oGTT, a população denominada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como intolerante à glicose.
Um paciente com 25 anos de idade procurou atendimento em pronto-socorro, com queixa de dispnéia, parestesia de lábios e enrijecimento dos dedos das mãos. Em face desse quadro, o paciente foi submetido a gasometria arterial que apresentou os seguintes resultados: pH = 7,46; pO2 = 95 mmHg; pCO2 = 30 mmHg; bicarbonato = 20 mEq/L; BE = -1.
No quadro clínico acima descrito,
os resultados da gasometria são compatíveis com a hipótese diagnóstica de alcalose respiratória.
Um paciente de 25 anos de idade, admitido na unidade de emergência clínica de um hospital, apresentava o seguinte quadro clínico: histórico de vômitos freqüentes há 3 dias, astenia, anorexia, dor abdominal, mucosas desidratadas, confusão e respiração de Kussmaul. Esse paciente sofria de poliúria e polidipsia há alguns anos, fazendo uso esporádico de insulina.
Considerando o quadro clínico apresentado acima, julgue os seguintes itens.
Dor abdominal, anorexia e vômitos referidos no histórico podem ser conseqüência de um quadro de abdome agudo.
Uma paciente com 35 anos de idade, branca, casada, fumante e sedentária, procurou o posto médico do serviço em que trabalhava, para fazer o controle da medida de sua pressão arterial. Tratava-se da segunda consulta no período de 4 semanas. Como da outra ocasião, os níveis pressóricos ficaram situados em 140 mmHg× 100 mmHg. Nenhuma outra alteração foi detectada no exame clínico nem doenças associadas à hipertensão. Não existe histórico familiar de doenças cardiovasculares.
Quanto à situação hipotética apresentada acima, julgue os itens seguintes.
Segundo os critérios já estabelecidos, a paciente não se enquadra como portadora de hipertensão arterial.
A hérnia de Bochdaleck é uma falha de fechamento do diafragma na área posterolateral direita ou, mais freqüentemente, esquerda, que resulta na invasão do tórax por vísceras originalmente abdominais. Os pulmões são comprimidos pelas vísceras abdominais, parando seu desenvolvimento. Considerando a hérnia diafragmática congênita, julgue os itens seguintes.
Nos casos de hérnia diafragmática esquerda com cianose crescente, está indicada a administração de oxigênio sob máscara para combater inclusive a acidose respiratória e metabólica.Acerca do assunto tratado no texto acima, julgue os seguintes itens.
Na técnica de PCR, após o pareamento de um primer com uma fita a ser duplicada, os nucleotídios são adicionados tanto à extremidade 3' quanto à 5' do primer, estendendo a cópia.
Com relação ao câncer de bexiga, julgue os itens a seguir.
Em pacientes submetidos a cistectomia radical, pode-se realizar a confecção de reservatório continente ortotópico mesmo quando há comprometimento uretral pela neoplasia.
A respeito de diarréia e desidratação, julgue os itens a seguir.
A solução de reidratação oral (SRO), utilizada para terapia de reidratação oral, deve ser isenta de potássio para evitar hiperpotassemia em crianças submetidas à reidratação.
Um portador de asma brônquica e hipertensão arterial sistêmica refere ter iniciado nova medicação que lhe foi recomendada há 48 horas. Após a sua ingestão, apresenta tosse improdutiva e desconforto respiratório noturno. Encontra-se levemente dispnéico e a sua pressão arterial é de 140 mmHg × 80 mmHg, com freqüência cardíaca de 104 bpm.
Considerando a situação hipotética descrita, julgue os itens subseqüentes.
Como outros IECA, o captopril pode desencadear manifestações de tosse, não devendo, por essa razão, ser ministrado a esse paciente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...