Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente de 25 anos de idade, admitido na unidade de emergência clínica de um hospital, apresentava o seguinte quadro clínico: histórico de vômitos freqüentes há 3 dias, astenia, anorexia, dor abdominal, mucosas desidratadas, confusão e respiração de Kussmaul. Esse paciente sofria de poliúria e polidipsia há alguns anos, fazendo uso esporádico de insulina.
Considerando o quadro clínico apresentado acima, julgue os seguintes itens.
As vasculites são caracterizadas por inflamação ou dano aos vasos sanguíneos, com comprometimento do lúmen vascular.
Uma paciente com 35 anos de idade, branca, casada, fumante e sedentária, procurou o posto médico do serviço em que trabalhava, para fazer o controle da medida de sua pressão arterial. Tratava-se da segunda consulta no período de 4 semanas. Como da outra ocasião, os níveis pressóricos ficaram situados em 140 mmHg× 100 mmHg. Nenhuma outra alteração foi detectada no exame clínico nem doenças associadas à hipertensão. Não existe histórico familiar de doenças cardiovasculares.
Quanto à situação hipotética apresentada acima, julgue os itens seguintes.
A paciente deve receber tratamento medicamentoso anti-hipertensivo.
A apendicite aguda na criança é um processo inflamatório agudo do apêndice cecal, freqüentemente precedido por infecção das vias aéreas superiores ou por obstrução da luz apendicular (coprólitos). A invasão bacteriana da mucosa e submucosa leva a uma reação inflamatória que pode se seguir com ulceração e acúmulo de exsudato purulento na luz apendicular e perfuração. A respeito da apendicite aguda, julgue os itens subseqüentes.
Os sinais Rovsing e Blumberg costumam não ser pronunciados em crianças com apendicite aguda.
Considerando o caso clínico descrito acima, julgue os itens que se seguem.
O pulso paradoxal é reconhecido quando há uma diminuição na pressão arterial sistólica maior do que 10 mmHg durante a inspiração, ou quando essa redução é superior a 9% do valor dessa pressão constatada na fase expiratória.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as técnicas para identificação com base em ácidos nucléicos e os conceitos moleculares e genéticos a elas relacionados, julgue os itens a seguir.
O pareamento de bases do DNA não é uma característica utilizada em identificação por RFLP (restriction fragment length polymorphism).
Considerando que as doenças prostáticas apresentam importante prevalência na população, julgue os seguintes itens.
Os níveis de PSA sérico variam com a idade, a raça e o volume prostático.
Com referência à infecção de vias urinárias, julgue os itens subseqüentes.
Como a Escherichia coli desdobra a amônia, a infecção urinária causada por essa bactéria caracteriza-se pela alcalinização da urina.
Com relação às avaliações complementares para diagnóstico, julgue os itens que se seguem.
Pacientes com tuberculose genitourinária, doença que corresponde a cerca de 15% dos casos de tuberculose, assintomáticos em sua maioria, geralmente têm urinanálise normal e apresentam cultura de amostras seqüenciadas da urina da manhã negativa.
A anisometropia pode ser corrigida com o auxílio de lentes. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.
As imagens obtidas com lentes esféricas são desiguais, porém são simétricas. As imagens positivas perturbam mais que as negativas.
Um paciente de 14 anos de idade foi atendido no prontosocorro com quadro de febre, diarréia aquosa e vômitos há 1 dia. A mãe do paciente referiu que ele estava urinando pouco (oligúria) e que fez uso na véspera de uma dose de antiinflamatório não-esteróide. Ao exame físico, o paciente apresentou-se com sinais de desidratação e pressão arterial 100 mmHg × 70 mmHg e FC de 110 b/min. Foram colhidos exames laboratoriais, e o paciente foi internado com suspeita de gastrenterite aguda e submetido a esquema de hidratação venosa. Os exames mostraram: uréia de 70 (VN de 15 a 30 mg/dL), creatinina de 1,2 (VN de 0,6-1,1), sódio urinário de 15 mmol/L (mEq/L) e creatinina urinária de 60 mg/dL.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens seguintes.
A razão igual a 50 entre a creatinina urinária e a creatinina plasmática indica a presença de necrose tubular aguda.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...