Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um recém-nascido apresenta vômitos biliosos nas primeiras 24 horas de vida. Observa-se o abdome discretamente distendido na região epigástrica, mas flácido e sem defesas localizadas.
Considerando o relato acima, julgue os itens a seguir.
Os casos de obstrução duodenal ou de obstruções jejunais altas têm em comum, em seus quadros clínicos, os vômitos biliosos precoces e a falta de eliminação de mecônio, que, entretanto, se for eliminado, em alguns casos será cinza-esbranquiçado.
As cardiopatias congênitas constituem um grupo de defeitos estruturais presentes desde o nascimento e podem ser classificadas em cianogênicas e acianogênicas. Acerca das cardiopatias congênitas, julgue os itens subseqüentes.
Todos os pacientes com diagnóstico de estenose pulmonar congênita devem ser submetidos à valvoplastia por balão, independentemente da gravidade, pois, nesses pacientes, a evolução para insuficiência ventricular direita (por sobrecarga de pressão) é freqüente, grave e apresenta mau prognóstico.
No que se refere à litíase urinária, julgue os itens subseqüentes.
Quando os cálculos coraliformes completos não são tratados, os pacientes têm um risco de mortalidade de até 30%.
Alguns parasitas que produzem doenças em crianças passam necessariamente pelos pulmões humanos para completar seu ciclo da vida. Produzem, por isso, infiltrados pulmonares transitórios que são acompanhados de eosinofilia acentuada. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.
Ascaris lumbricoides e Strongyloides stercoralis são os helmintos que mais freqüentemente produzem essas alterações em crianças.
Um homem que refere quadro de febre, mal-estar, inapetência, perda ponderal e diarréia (1 a 3 evacuações por dia), associado a tosse pouco produtiva, e que apresenta, por vezes, escarro sanguinolento, é encaminhado para investigação clínica. Ele tem 42 anos de idade, é solteiro, sem parceira fixa e relata já ter tido contatos homossexuais ativos.
Com base nesse relato hipotético, julgue os itens seguintes.
Testes laboratoriais, por meio de ELISA, para HIV1 e HIV2, têm sensibilidade de 99,5%.
Julgue os itens que se seguem, referentes à conceituação de glaucoma, seus fatores de risco e à sua prevalência.
A prevalência do glaucoma na população negra é da ordem de 3 a 6 vezes mais alta que na população branca. Na população negra, o glaucoma tende a ocorrer mais tardiamente e com menor incidência de cegueira.
Uma adolescente com doze anos de idade queixa-se de dor do tipo pulsátil, sentida em um dos lados da cabeça, acompanhada de náuseas e, às vezes, de dor abdominal seguida de vômitos. Relata que, precedendo a cefaléia, tem sensação de fraqueza, tontura, enxerga pontos luminosos e sente fotofobia. O episódio costuma durar 30 minutos e, às vezes, 1 hora, melhorando com repouso e sono. Não associa sua queixa a nenhum tipo de alimento nem a qualquer atividade física. O quadro descrito costuma ocorrer com freqüência mensal ou bimensal, e sua mãe apresenta a mesma queixa. A dor melhora com uso dos analgésicos comuns. Freqüenta a escola, onde tem bom desempenho, mesmo considerando o grau de exigência imposto por professores extremamente rigorosos. O exame físico é normal, incluindo a avaliação neurológica. Hemograma, EAS e pressão arterial normais.
Com base no quadro clínico descrito acima, julgue os itens que se seguem.
O eletroencefalograma é indispensável para diagnóstico em casos de enxaqueca e serve para descartar a presença de hipertensão intracraniana.
A respeito da nefropatia do refluxo, julgue os itens que se seguem.
Em relação ao polimorfismo dos genes do sistema reninaangiotensina, o genótipo DI tem sido encontrado com uma prevalência significativamente maior em pacientes com nefropatia do refluxo e conseqüente dano renal significativo.
Julgue os itens a seguir, relativos à insuficiência renal aguda (IRA).
A IRA não-oligúrica ocorre em associação com drogas nefrotóxicas, sepse e agentes anestésicos.
Paciente de 82 anos de idade procurou o ambulatório de geriatria relatando várias quedas nos últimos 6 meses. Referiu tonteira ao sair da cama ou levantar-se de cadeira e várias quedas ocorridas nesses momentos. Apresentava hipertensão arterial e fazia uso de hidroclorotiazida combinada com metildopa (250 mg, de 12/12 horas). Relatou que estava em tratamento de depressão, com uso de imipramina (50 mg ao dia). Em consulta anterior, foi levantada a hipótese diagnóstica de labirintite, o que motivou a prescrição de cinarizina.
Considerando o quadro clínico acima descrito, julgue os itens a seguir.
As informações contidas nesse relato reforçam a possibilidade de insuficiência vertebrobasilar como causa das quedas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...