Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As cardiomiopatias ou miocardiopatias são doenças do músculo cardíaco que se associam a disfunção cardíaca e correlacionam-se com alta morbidade e mortalidade. A respeito dessas entidades nosológicas, julgue os itens que se seguem.
A miocardiopatia diabética é uma doença miocárdica específica do diabético, independente de doença valvar, hipertensiva ou coronariana associada, que pode expressar-se com padrão hemodinâmico de miocardiopatia dilatada ou restritiva.
Acerca da ventilação artificial dos pulmões e da anestesia pediátrica oftalmológica, julgue os itens seguintes.
O uso de ventilação com pressão negativa é mais útil e efetivo em pacientes com baixa complacência pulmonar.
No que diz respeito a cefaléia pós-raquianestesia, julgue os itens seguintes.
Quanto menor o tempo para deambulação, maior a sua incidência.
Com relação aos princípios físicos para obtenção de imagens radiográficas, ecográficas e de tomografia computadorizada, julgue os itens a seguir.
As grades utilizadas em exames radiográficos têm como finalidade a redução da radiação incidente sobre o paciente.
As emergências clínicas requerem grande tirocínio e rápida tomada de decisão. O correto diagnóstico e a conduta inicialmente tomada podem significar a diferença entre a vida e a morte do paciente. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
O estado de mal epiléptico é uma emergência clínica cujo tratamento constitui-se de manutenção das vias aéreas, infusão de glicose a 50% por via intravenosa e administração dos seguintes anticonvulsivantes, também por via intravenosa, em ordem seqüencial e progressiva: diazepam, fenitoína, caso não haja melhora, e, finalmente, fenobarbital, se persistirem as crises.
Com relação a métodos diagnósticos em ortopedia, julgue os itens a seguir.
A lesão do nervo ulnar produz hipoestesia na região local e palmar do segundo e do quarto dedos da mão.
A tuberculose, doença milenar, continua endêmica especialmente nos países em desenvolvimento. Ultimamente, a freqüência dessa doença aumentou nos países desenvolvidos, com o surgimento da AIDS. Com referência a essa doença, julgue os itens que se seguem.
O tratamento habitual da tuberculose no Brasil é feito mediante quatro medicamentos e tem duração total de 12 meses.
Julgue os itens que se seguem, acerca da ética na manipulação homeopática.
São considerados medicamentos homeopáticos aqueles contendo em sua formulação ingredientes ativos necessariamente de fitoterápicos e vitaminas.
Uma paciente com 35 anos de idade vem tentando engravidar nos últimos cinco anos, sem, contudo, obter êxito. Nega sintomas dolorosos (dismenorréia, dispareunia e dor pélvica crônica). Seus ciclos menstruais são ovulatórios, e a ultrasonografia pélvica e a histerossalpingografia não evidenciaram anormalidades. A avaliação clínica e laboratorial do marido foi normal.
Acerca dessa situação hipotética, julgue o item a seguir.
O diagnóstico de endometriose como causa da infertilidade deve ser afastado, considerando que a dor é uma manifestação clínica importante dessa doença.
Uma paciente de 47 anos de idade, obesa, procurou o ambulatório de endocrinologia com história de diabetes melito diagnosticado há 6 meses. Submeteu-se a tratamento dietético por 4 meses, apresentando perda ponderal de 7 kg, com redução da glicemia de jejum de 320 mg/dL para 187 mg/dL. A avaliação bioquímica atual demonstrou HbA1C = 8,8%, glicose pósprandial = 350 mg/dL, creatinina = 1,9 mg/dL, uréia = 60 mg/dL, colesterol total = 290 mg/dL e triglicerídeos = 350 mg/dL.
A respeito das possibilidades terapêuticas nesse caso de dislipidemia, julgue os itens seguintes.
A introdução de sulfoniluréias de primeira geração representa a melhor alternativa terapêutica nessa situação, pois a meia-vida prolongada desses medicamentos garante a manutenção de níveis elevados de insulina ao longo do dia, além de facilitar a perda de peso.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...