Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à origem e preparação de medicamentos homeopáticos, julgue os itens subseqüentes.
Normalmente, a preparação dos medicamentos homeopáticos inclui um processo repetido de diluições e sucções.
Em uma mulher com 10 semanas de gestação, foi feito o diagnóstico de carcinoma de colo uterino, estadiamento IIA. A conduta recomendada nessa situação é
aguardar a evolução da gestação e viabilidade fetal, para então realizar a cesárea e o tratamento cirúrgico de rotina para o câncer.
Um homem com 55 anos de idade procurou um serviço de saúde, queixando-se de tenesmo e sangramento retal. Ao exame proctológico, foi detectado no reto um tumor vegetante e ulcerado, que media aproximadamente 5 cm. A porção mais distal do tumor estava a 7 cm da margem anal. Ao exame anatomopatológico, foi confirmado que se tratava de adenocarcinoma. O paciente, após avaliação clínica e estadiamento com exames de imagem, foi submetido a radioterapia pré-operatória e, 4 semanas após o término da radioterapia, foi operado. A operação realizada foi uma ressecção anterior com excisão total do mesorreto, seguida de anastomose colorretal baixa, com bolsa colônica e ileostomia em alça.
Julgue os itens a seguir, relativos à situação hipotética apresentada acima.
No caso apresentado, o enema opaco seria indicado como parte da avaliação pré-operatória, por sua capacidade de detectar lesões sincrônicas, com acuidade maior que a da videocolonoscopia.
Considerando o fato de que pacientes portadores de asma brônquica sob controle ambulatorial geralmente necessitam de atenções diferenciadas, julgue os itens a seguir.
Recomenda-se evitar uso de doses acima de 60 mg/dia dos corticóides sistêmicos.
No pronto-socorro, é freqüente o atendimento a pacientes que apresentam diminuição progressiva do nível de consciência até não responder a estímulos externos vigorosos estado de coma. A respeito dessa emergência médica, julgue os itens a seguir.
Quando atende-se paciente etilista com quadro de redução do nível de consciência (podendo estar em coma), ataxia e oftalmoplegia deve-se suspeitar da encefalopatia de Wernicke, cujo tratamento inicial baseia-se na infusão de glicose hipertônica, por via intravenosa.
Um homem de 65 anos de idade procurou o prontosocorro devido ao surgimento súbito de dor torácica intensa, retroesternal, irradiada para o pescoço e para as costas, iniciada há cerca de 1 hora. Ele tem hipertensão arterial há 20 anos, é tabagista crônico (50 maços/ano) e nega sintomas cardiovasculares prévios. No exame físico, constata-se paciente ansioso, com sudorese profusa, freqüência cardíaca de 100 bpm, pressão arterial de 200 mmHg × 120 mmHg (medida na posição deitada, no braço direito, que tem circunferência de 19 cm, com manguito padrão), freqüência respiratória de 15 irpm. Pulmões limpos. Ritmo cardíaco regular em 3 tempos, por 4.ª bulha, hiperfonese de 2.ª bulha em foco aórtico, sem sopros, pulso radial esquerdo diminuído em relação ao direito. O eletrocardiograma convencional mostrou taquicardia sinusal, sobrecarga do ventrículo esquerdo, alterações da repolarização ventricular com padrão de strain. A radiografia torácica revelou alargamento do mediastino superior, moderado aumento da sombra cardíaca e campos pleuropulmonares limpos.
Tendo como base esse caso clínico hipotético, julgue os itens seguintes.
Os níveis pressóricos avaliados nessa circunstância clínica estão superestimados devido a condições técnicas relacionadas à esfigmomanometria.
Várias causas não-cardíacas podem desequilibrar um quadro de insuficiência cardíaca congestiva. Essas causas incluem
oxigenoterapia em baixo fluxo.
A respeito do fluxo sanguíneo uterino na grávida, julgue os seguintes itens.
Aumenta com a compressão de veia cava inferior.
Acerca do assunto tratado no texto acima, julgue os seguintes itens.
Para a síntese de ácidos nucléicos, por meio da reação em cadeia da polimerase, devem ser adicionadas as bases nitrogenadas A, T, C e G, livres de fosfatos e de carboidratos.
Um homem de 55 anos de idade foi levado ao prontosocorro porque vinha apresentando, há 2 dias, febre alta, sonolência excessiva, falta de ar, tosse produtiva com expectoração amarelada abundante e edema de membros inferiores. Esse paciente era portador de miocardiopatia alcoólica há 1 ano e estava em uso de enalapril, a 10 mg/dia, e furosemida, a 40 mg/dia. Negou ingestão etílica nos últimos meses. No exame clínico, o paciente mostrou-se desorientado no tempo e no espaço, sonolento, taquicárdico, com freqüência cardíaca de 125 bpm, dispnéico, cianótico (+2/+4) e com freqüência respiratória de 30 cpm, temperatura axilar de 41 ºC e pressão arterial de 85 mmHg × 60 mmHg. O terço inferior direito dos pulmões mostrou redução do murmúrio vesicular, crepitação e pectoriloquia afônica. O ictus cordis era globoso e localizava-se no 6.º espaço intercostal esquerdo, na linha axilar média. O ritmo cardíaco era regular, em galope de 4 tempos. Apresentava também bulhas hipofonéticas, sopro sistólico suave com grau 2/6 em área mitral, turgência jugular a 45º e membros inferiores com edema mole.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Os achados clínicos descritos revelam a presença de cardiomegalia decorrente de dilatação ventricular.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...