Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um homem de 65 anos de idade procurou o prontosocorro devido ao surgimento súbito de dor torácica intensa, retroesternal, irradiada para o pescoço e para as costas, iniciada há cerca de 1 hora. Ele tem hipertensão arterial há 20 anos, é tabagista crônico (50 maços/ano) e nega sintomas cardiovasculares prévios. No exame físico, constata-se paciente ansioso, com sudorese profusa, freqüência cardíaca de 100 bpm, pressão arterial de 200 mmHg × 120 mmHg (medida na posição deitada, no braço direito, que tem circunferência de 19 cm, com manguito padrão), freqüência respiratória de 15 irpm. Pulmões limpos. Ritmo cardíaco regular em 3 tempos, por 4.ª bulha, hiperfonese de 2.ª bulha em foco aórtico, sem sopros, pulso radial esquerdo diminuído em relação ao direito. O eletrocardiograma convencional mostrou taquicardia sinusal, sobrecarga do ventrículo esquerdo, alterações da repolarização ventricular com padrão de strain. A radiografia torácica revelou alargamento do mediastino superior, moderado aumento da sombra cardíaca e campos pleuropulmonares limpos.
Tendo como base esse caso clínico hipotético, julgue os itens seguintes.
Para definição diagnóstica do caso em tela, são considerados essenciais os seguintes métodos de propedêutica armada: dosagem seriada de marcadores de necrose miocárdica, ecocardiografia transesofágica e(ou) tomografia computadorizada de tórax.
No que se refere a fluidos, julgue os itens a seguir.
A viscosidade de um fluido depende diretamente da sua densidade, ou seja, elevações nesta implicam, necessariamente, elevações proporcionais naquela.
Acerca dos anestésicos locais, julgue os itens que se seguem.
Quanto maior a solubilidade lipídica de um anestésico local, maior a sua potência anestésica.
Acerca do assunto tratado no texto acima, julgue os seguintes itens.
Embora a tecnologia do DNA recombinante seja promissora, os avanços obtidos até hoje são pequenos, pois a sua aplicação é limitada a organismos unicelulares.
Um homem de 55 anos de idade foi levado ao prontosocorro porque vinha apresentando, há 2 dias, febre alta, sonolência excessiva, falta de ar, tosse produtiva com expectoração amarelada abundante e edema de membros inferiores. Esse paciente era portador de miocardiopatia alcoólica há 1 ano e estava em uso de enalapril, a 10 mg/dia, e furosemida, a 40 mg/dia. Negou ingestão etílica nos últimos meses. No exame clínico, o paciente mostrou-se desorientado no tempo e no espaço, sonolento, taquicárdico, com freqüência cardíaca de 125 bpm, dispnéico, cianótico (+2/+4) e com freqüência respiratória de 30 cpm, temperatura axilar de 41 ºC e pressão arterial de 85 mmHg × 60 mmHg. O terço inferior direito dos pulmões mostrou redução do murmúrio vesicular, crepitação e pectoriloquia afônica. O ictus cordis era globoso e localizava-se no 6.º espaço intercostal esquerdo, na linha axilar média. O ritmo cardíaco era regular, em galope de 4 tempos. Apresentava também bulhas hipofonéticas, sopro sistólico suave com grau 2/6 em área mitral, turgência jugular a 45º e membros inferiores com edema mole.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Trabalhos mais recentes têm mostrado que o diagnóstico de miocardiopatia alcoólica pode ser confirmado por meio de biópsia endomiocárdica. O achado de corpúsculos hialinos de Mallory na musculatura atrial e ventricular é considerado patognomônico dessa doença.
Julgue os itens a seguir, relativos a fraturas e luxações.
Nas fraturas de tornozelo, o tratamento conservador é reservado aos casos de fraturas estáveis, sem desvio, com integridade do complexo sindesmoidal.
A leishmaniose visceral, doença transmitida por artrópodes, constitui endemia que tem preocupado o governo brasileiro por estar em expansão no país. Recentemente, surgiram casos da doença nas grandes cidades e capitais, sem que haja estratégia definida e totalmente aceita para seu controle. Felizmente, é uma doença que apresenta tratamento eficaz no Brasil, embora o tratamento possa causar alguns efeitos colaterais. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
O agente etiológico da leishmaniose visceral no Brasil é o mesmo da leishmaniose cutânea.
Com relação à origem e preparação de medicamentos homeopáticos, julgue os itens subseqüentes.
Um medicamento apresentado na forma decimal deve ser preparado a partir da diluição do princípio ativo de 1 para 100 e um medicamento apresentado na forma centesimal deve ser preparado a partir de uma diluição de 1 para 10.
Acerca do câncer de corpo uterino, julgue o item que se segue.
O câncer de endométrio, cuja ocorrência é maior em mulheres pós-menopausadas, deve ser rastreado pela associação do teste de Papanicolaou de rotina com a avaliação citológica do endométrio.
Uma paciente de 35 anos de idade procurou o ambulatório de endocrinologia queixando-se de cansaço, desânimo e queda de cabelo. Ao exame clínico, a paciente apresentou pele ressecada, hiporeflexia patelar, freqüência cardíaca de 52 bpm e tireóide palpável, de volume reduzido. Os exames complementares demonstraram: TSH = 15,0 mU/L (valor normal = 0,3-6,0 mU/L), T3 = 65 ng/dL (valor normal = 70 a 200 ng/dL) e T4 livre = 0,6 ng/dL (valor normal = 0,89 a 1,80 ng/dL). A cintilografia evidenciou níveis de captação de radioiodo discretamente diminuídos.
A respeito do caso clínico apresentado acima, julgue os itens a seguir.
A principal hipótese diagnóstica para esse caso é de tireoidite crônica auto-imune.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...