Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A hipertensão arterial é uma doença de múltiplos fatores etiológicos; seu diagnóstico depende da correta medida da pressão arterial. Acerca da hipertensão arterial, julgue os seguintes itens.
A classificação do relatório JNC VII (The seventh report of the Joint National Committe on Prevention, Detection, Evaluation, and Treatment of High Blood Pressure, 2003) considera como pré-hipertenso o indivíduo que apresenta valor da pressão sistólica entre 120 mmHg e 139 mmHg ou o valor da pressão diastólica entre 80 mmHg e 89 mmHg, adequadamente aferidos na posição sentada, em pelo menos duas ou mais consultas. Os estudos científicos atuais mostram que esses níveis pressóricos associam-se a um aumento de duas vezes no risco de desenvolver lesões em órgãos-alvo, portanto esse indivíduo deve, além de alterar seu estilo de vida, receber tratamento farmacológico anti-hipertensivo.
Julgue os itens a seguir, referentes à correção cirúrgica das hérnias da parede abdominal.
Os princípios da hernioplastia sem tensão popularizada por Lichtenstein não podem ser adotados na correção laparoscópica das hérnias.
Em muitas ocasiões, a estenose mitral pode ser encontrada após a realização de exame físico em indivíduos assintomáticos. Acerca desse quadro, julgue os itens que se seguem.
O pulso arterial é amplo e pode ser irregular quando se associa a fibrilação atrial.
A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas inferiores caracterizada por episódios recorrentes de tosse e(ou) sibilos e(ou) dispnéia. Nesse contexto, julgue os itens seguintes.
A gasometria arterial não deve ser usada para se estabelecer a severidade de um ataque de asma.
Com referência às doenças sexualmente transmissíveis (DST), julgue os itens a seguir.
O linfogranuloma venéreo (LGV) é causado por Chlamydia trachomatis.
Segundo a avaliação da carga global de doenças no ano 2000, realizada pela OMS, a esquizofrenia foi classificada como um transtorno grave, com alto grau de incapacitação, ocupando a sétima posição entre as principais causas de anos de vida vividos com incapacidade (em ambos os sexos e todas as idades). Com referência à esquizofrenia, julgue os itens subseqüentes.
A manutenção do antipsicótico, a longo prazo, no tratamento da esquizofrenia justifica-se em razão do risco de recaída quando a medicação é suspensa.
Acerca das lesões produzidas por agentes causadores de danos, julgue os itens subseqüentes.
A lesão por contragolpe ocorre no crânio devido a deslocamento brusco por impacto direto.
De causa desconhecida, o lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença auto-imune que pode afetar vários sistemas orgânicos. O diagnóstico do LES pode ser feito verificando se o paciente preenche, no mínimo, quatro dos onze critérios clínicos e(ou) laboratoriais estabelecidos, em série ou simultaneamente, durante qualquer intervalo de observação. Os critérios clínicos para o diagnóstico de LES incluem
erupção malar, caracterizada por um eritema fixo, plano ou elevado nas eminências malares.
Quanto ao tratamento de escoliose idiopática, julgue os seguintes itens.
Entre as complicações pós-operatórias, a mais freqüente é a lesão neurológica tardia.
A gestante e seu filho são susceptíveis a diversos tipos de infecção durante a gestação. Algumas infecções podem ser muito sérias e ameaçar a vida da mãe, enquanto outras podem ter um grande impacto sobre a evolução neonatal, em razão de grande probabilidade de infecção fetal. Quando o diagnóstico e tratamento são efetuados precocemente, há uma redução significativa na morbimortalidade materna e neonatal. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
O tratamento intra-parto recomendado em gestantes com fatores de risco para infecção por Streptococcus beta-hemolítico do grupo B deve ser com ampicilina, penicilina G ou eritromicina.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...