Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação a situações de urgência clínica, julgue os itens a seguir. A ocorrência de espondilite, eritema nodoso e esteatose hepática é comum em pacientes portadores de retocolite ulcerativa.
Com relação às doenças respiratórias na infância, julgue os itens a seguir. Situação hipotética: Um lactente de quinze meses de idade apresentou seis episódios de pneumonia desde o terceiro mês de vida. As radiografias de tórax realizadas nessa criança mostram condensações de localização variada em ambos os pulmões. Assertiva: Nesse caso, torna-se imprescindível a realização dos seguintes exames: pesquisa de refluxo gastroesofágico por pHmetria esofágica, quantificação de cloro e sódio no suor, dosagem de imunoglobulinas séricas e pesquisa de anti-HIV.
Considerando que um trabalhador da sala de necropsia tenha desenvolvido quadro compatível com tuberculose, julgue os seguintes itens. Para comprovação diagnóstica, esse paciente deverá fazer telerradiografia de tórax, cujo resultado, se positivo, dispensa a realização de tomografia computadorizada.
Com relação às complicações obstétricas da gravidez, julgue os próximos itens. O risco de cetoacidose diabética na gestante é maior no terceiro trimestre de gravidez do que no primeiro, em virtude do aumento da sensibilidade materna à insulina que ocorre naquele período.
A respeito da lesão renal aguda (LRA), que consiste na redução rápida da função renal e se caracteriza pela redução na taxa de filtração glomerular, e de suas diversas etiologias, julgue os itens subsecutivos. A ausência de resposta terapêutica do paciente quando submetido ao uso de diuréticos constitui um dos critérios de diagnóstico da síndrome hepatorrenal, uma forma de LRA pré-renal que pode ocorrer na hepatite fulminante ou na cirrose hepática.
Acerca do equilíbrio acidobásico e suas alterações, julgue os itens subsequentes. As proteínas plasmáticas são responsáveis pela maior fração do sistema tampão.
Uma paciente de vinte e três anos de idade, solteira, foi levada ao pronto-socorro pela mãe por apresentar uma postura arrogante, acelerada e logorreica. A mãe da paciente informou que, havia quatro meses, a jovem tinha sido diagnosticada com depressão, sendo medicada, na ocasião, com fluoxetina 20 mg/dia. Relatou, também, que, após dois meses de tratamento, houve remissão completa dos sintomas depressivos da filha, época em que a paciente interrompeu o tratamento por conta própria. A mãe referiu, ainda, que, havia duas semanas, a jovem vinha apresentando mudanças no comportamento, mostrando-se mais extrovertida, falante, insone, com a sexualidade exacerbada; além disso, a paciente vinha afirmando que iria construir um complexo de entretenimento nunca visto antes no mundo. A jovem não apresentou história de abuso de substâncias psicoativas. O exame clínico evidenciou que a paciente não tinha consciência sobre o seu estado mórbido. Os exames físicos e laboratoriais não apresentaram alterações.
Com referência ao caso clínico acima, julgue os itens que se seguem.
O tratamento medicamentoso deverá ser suspenso logo após a remissão dos sintomas da paciente em questão.Uma mulher de trinta anos de idade, com vida sexual ativa, buscou atendimento na emergência de um hospital, por estar com intenso ardor genital e disúria. No exame físico, a paciente apresentou vermelhidão intensa das mucosas, edema leve, corrimento amarelado e bolhoso.
Com referência ao caso clínico apresentado acima, julgue os próximos itens.
O tratamento de escolha para esses sintomas, até mesmo em casos de gravidez, consiste no uso de metronidazol ou tinidazol.No que se refere a estudos ecocardiográficos utilizando-se técnicas uni/bi/tridimensionais, julgue os itens subsequentes. Em pacientes portadores de cardiomiopatia chagásica, a avaliação do volume do átrio esquerdo e a relação E/e têm importância no segmento ambulatorial, porém não são preditores de mortalidade.
Em relação aos agentes etiológicos da diarreia aguda em crianças, julgue os itens subsecutivos. A bactéria Shigella sp causa disenteria bacilar caracterizada por tenesmo, evacuações mucossanguinolentas e cólicas abdominais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...