Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os objetivos do programa de qualidade de vida incluem submeter servidores de órgãos públicos à avaliação periódica de médicos do trabalho profissionais responsáveis por relacionar exames preventivos e encaminhar servidores com diagnóstico de determinadas patologias aos médicos especialistas. Uma das fases desse programa consiste em agrupar os servidores de acordo com as doenças diagnosticadas e oferecer-lhes palestras com orientações sobre como controlar as patologias a fim de evitar complicações e prevenir a ocorrência de comorbidade. Antes e após o desenvolvimento do programa de qualidade de vida, devem ocorrer avaliações do processo por meio de testes estatísticos. Considerando essas informações e os múltiplos aspectos a elas relacionados, julgue os itens a seguir. Os dados estatísticos de prevalência de doenças, verificados antes e após o programa de qualidade de vida, são considerados estudos de seguimento porque envolvem o registro de dados em pelo menos dois pontos de tempo. Esses estudos também podem ser chamados de estudos de coorte.
Julgue os itens a seguir, a respeito da notificação de doença ou agravo à saúde à autoridade sanitária por profissionais de saúde, para fins de adoção de medidas de intervenção pertinentes. A notificação de uma patologia que conste da lista nacional de agravos de notificação compulsória deve ser realizada após a devida confirmação clínica e laboratorial do caso. Esse tipo de notificação, denominada notificação positiva, funciona como um indicador de eficiência do sistema de informações.
Os objetivos do programa de qualidade de vida incluem submeter servidores de órgãos públicos à avaliação periódica de médicos do trabalho profissionais responsáveis por relacionar exames preventivos e encaminhar servidores com diagnóstico de determinadas patologias aos médicos especialistas. Uma das fases desse programa consiste em agrupar os servidores de acordo com as doenças diagnosticadas e oferecer-lhes palestras com orientações sobre como controlar as patologias a fim de evitar complicações e prevenir a ocorrência de comorbidade. Antes e após o desenvolvimento do programa de qualidade de vida, devem ocorrer avaliações do processo por meio de testes estatísticos. Considerando essas informações e os múltiplos aspectos a elas relacionados, julgue os itens a seguir. A avaliação periódica de saúde mediante solicitação de exames complementares é classificada como ação de prevenção secundária, ao passo que a realização de palestras para grupos de servidores é considerada ação de prevenção primária ou de promoção à saúde.
Julgue os itens a seguir, a respeito da notificação de doença ou agravo à saúde à autoridade sanitária por profissionais de saúde, para fins de adoção de medidas de intervenção pertinentes. Botulismo, casos agudos de doença de Chagas, febre maculosa, sífilis congênita, síndrome da rubéola congênita e tularemia constam da lista nacional de agravos de notificação compulsória.
Os objetivos do programa de qualidade de vida incluem submeter servidores de órgãos públicos à avaliação periódica de médicos do trabalho profissionais responsáveis por relacionar exames preventivos e encaminhar servidores com diagnóstico de determinadas patologias aos médicos especialistas. Uma das fases desse programa consiste em agrupar os servidores de acordo com as doenças diagnosticadas e oferecer-lhes palestras com orientações sobre como controlar as patologias a fim de evitar complicações e prevenir a ocorrência de comorbidade. Antes e após o desenvolvimento do programa de qualidade de vida, devem ocorrer avaliações do processo por meio de testes estatísticos. Considerando essas informações e os múltiplos aspectos a elas relacionados, julgue os itens a seguir. Servidores com cinquenta anos de idade ou mais devem ser submetidos à pesquisa de sangue oculto nas fezes, exame de ureia principal técnica utilizada para avaliar a função renal , eletrocardiograma (ECG) exame utilizado para realizar avaliação cardíaca e dosagem de transaminases técnica utilizada para avaliar a função hepática.
Com relação ao hipotireoidismo subclínico (HSC), julgue os próximos itens. São condições essenciais para o diagnóstico do HSC a presença elevada de TSH (thiroyd stimulating hormone) e concentrações séricas reduzidas dos hormônios tireoidianos, associadas à ausência de sintomas.
Os objetivos do programa de qualidade de vida incluem submeter servidores de órgãos públicos à avaliação periódica de médicos do trabalho profissionais responsáveis por relacionar exames preventivos e encaminhar servidores com diagnóstico de determinadas patologias aos médicos especialistas. Uma das fases desse programa consiste em agrupar os servidores de acordo com as doenças diagnosticadas e oferecer-lhes palestras com orientações sobre como controlar as patologias a fim de evitar complicações e prevenir a ocorrência de comorbidade. Antes e após o desenvolvimento do programa de qualidade de vida, devem ocorrer avaliações do processo por meio de testes estatísticos. Considerando essas informações e os múltiplos aspectos a elas relacionados, julgue os itens a seguir. Servidores agrupados como tabagistas devem, preferencialmente, ser tratados com fluoxetina e rivotril, uma vez que esses medicamentos apresentam melhor eficácia em relação ao tratamento realizado com reposição de nicotina e uso de bupropiona.
Com relação ao hipotireoidismo subclínico (HSC), julgue os próximos itens. O risco cardiovascular é aumentado em pacientes com mais de setenta anos de idade, portadores de HSC e que apresentem valores de TSH superiores ao limite da normalidade. Sendo esses pacientes tratados com reposição de levotiroxina, há redução do risco de eventos cardiovasculares e de morte.
No que se refere aos transtornos mentais relacionados à exposição a eventos traumáticos, julgue os itens subsequentes. Um dos elementos psíquicos de maior relevância como fator de proteção para os transtornos secundários à exposição a eventos traumáticos é a resiliência, que pode ser definida como a capacidade de reagir, frente a acontecimentos estressantes, com indiferença e distanciamento e, desse modo, proceder à ressignificação cognitiva do evento de forma racional, breve e eficiente.
No que se refere aos transtornos mentais relacionados à exposição a eventos traumáticos, julgue os itens subsequentes. Conforme a CID-10, o transtorno de estresse pós-traumático corresponde a uma desordem psíquica que ocorre entre três dias e dois anos após uma situação ou evento estressante de natureza ameaçadora ou catastrófica e de gravidade tal que cause prejuízo ao funcionamento global do indivíduo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...