Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Medicina - Médico Legista/Necrotomista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A respeito das asfixias por modificação do meio, julgue os itens de 62 a 66.
É de alto valor no diagnóstico da asfixia por soterramento a presença de material estranho nas vias respiratórias e digestivas, devido à impossibilidade de essas substâncias serem introduzidas post mortem.
A maioria dos casos de hipertensão arterial é de causa desconhecida. Ainda assim, é importante estar atento ao diagnóstico de doenças que se tratadas podem até representar a cura do quadro hipertensivo, entidade denominada de hipertensão arterial secundária. No que concerne a esse assunto, assinale a opção correta.
A identificação de hipertensão arterial associada a palpitações, sudorese e cefaleia em crises demanda o estudo do cortisol basal.
A associação de hipertensão arterial com hipocalemia requer a necessidade do estudo da relação aldosterona/renina.
A hipertensão arterial secundária deve ser pensada quando o início da hipertensão arterial se dá a partir dos 40 anos de idade.
A presença de hematúria ou de proteinúria leva à necessidade de se solicitar o teste de tolerância à glicose.
A presença de sopro diastólico abdominal indica a possibilidade do diagnóstico de coartação de aorta.
Um homem de vinte e oito anos de idade, vítima de atropelamento em moto, encontrado caído em uma ribanceira, foi removido pelo SAMU para o setor de emergência de um hospital. O paciente havia sido imobilizado na prancha e estava com as vestes encharcadas. Apresentava, entre outras, contusões e escoriações no tórax, à esquerda, e queixava-se de dor no pescoço e no peito e de falta de ar. O exame clínico revelou diminuição do murmúrio vesicular à esquerda, frequência respiratória de 28 irpm, frequência cardíaca de 112 bpm, pressão arterial aferida no membro superior direito de 160 mmHg × 70 mmHg e saturação da hemoglobina periférica de 82%, medida segundo oxímetro de pulso do SAMU. O paciente estava hipocorado ++/4+.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens de 6 a 14.
Nesse tipo de trauma, é frequente que o indivíduo, ao perceber a contusão, involuntariamente inspire e feche a glote, aumentando sobremaneira as chances de pneumotórax.
Acerca do exame de duplo contraste, julgue os itens que se seguem.
Na fase de enchimento, devem ser avaliados a obstrução do fluxo, o tamanho, o contorno e a posição do cólon e do reto.
Tendo em vista que a síndrome de intestino curto é caracterizada por diarreia, esteatorreia e desnutrição, julgue os itens seguintes, a respeito do manejo nutricional em pacientes com essa síndrome.
A preservação da válvula ileocecal permite que a dieta não seja hipolipídica, uma vez que é na porção final do íleo, nesse caso mantida, que ocorre a absorção lipídica.
Julgue os itens que se seguem, relativos ao manuseio das vias aéreas.
O principal fator de risco independente para dificuldade de ventilação sob máscara facial é a presença de barba.
Acerca de doenças reumatológicas, julgue os itens a seguir. Nesse sentido, considere que a sigla LES, sempre que utilizada, refere-se a lúpus eritematoso sistêmico.
Pacientes com doença reumática que desenvolvem insuficiência mitral leve devem manter a profilaxia antibiótica secundária para a doença por dez anos após o último surto ou até os vinte e cinco anos de idade o que tiver maior tempo de duração.
Medicina - Médico Legista/Necrotomista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A respeito das asfixias por modificação do meio, julgue os itens de 62 a 66.
A retração dos mamilos, a temperatura baixa da pele, o cogumelo de espuma e a pele de galinha são alguns sinais externos da morte por afogamento.
Em relação às normas regulamentadoras e suas disposições, julgue os itens que se seguem.
O nível máximo de ruído intermitente para seis horas diárias de trabalho, medido em decibéis, com instrumento de pressão sonora operando no circuito de compensação A, e circuito de resposta lenta (slow), com todas as leituras feitas próximas ao ouvido do trabalhador, é de 87 decibéis.
A hipertensão arterial é um importante fator de risco para a ocorrência de doença cardiovascular. A iniciativa mais simples para se diagnosticar a hipertensão arterial é a medida da pressão arterial pelo método indireto, com técnica auscultatória e o uso do esfigmomanômetro. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
Uma única medida que mostre aumento da pressão arterial é suficiente para o diagnóstico de hipertensão arterial.
A mensuração da pressão arterial deve ser feita com manguitos adequados ao comprimento e largura do braço.
A avaliação da pressão arterial em posição supina e ortostática se presta a avaliar a presença da síndrome da hipertensão do avental branco.
Evidências atestam que o consumo de café, mesmo se ingerido minutos antes da consulta, pouco influencia no resultado da aferição da pressão arterial.
Diferença superior a 20 mmHg na pressão sistólica em ambos os membros superiores indica a possibilidade da existência de arritmia cardíaca.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...