Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um jovem com dezoito anos de idade foi admitido no setor de emergência hospitalar, queixando-se de dor abdominal, do tipo cólica, de início no epigástrio, havia cerca de treze horas, com evolução para dor difusa. No momento do atendimento, a dor era mais intensa na fossa ilíaca direita. O paciente relatou, ainda, anorexia, náuseas e vômitos, por duas vezes. Não referiu aferição de febre. No exame físico, o paciente mostrou-se corado, desidratado +/4+, com abdome discretamente distendido, mais doloroso na fossa ilíaca direita, onde se percebiam borborigmos, e apresentou dor intensa à descompressão. O exame evidenciou, ainda, ruídos hidroaéreos diminuídos e timpanismo discreto.
Com base nesse caso clínico, julgue os próximos itens.
A prescrição de analgésicos não está recomendada, pois os efeitos desses medicamentos podem mascarar o quadro clínico.
Com relação aos parâmetros e às sequências de pulso de ressonância magnética, julgue os itens subsecutivos.
As sequências de spin echo rápido (RARE) são feitas com vários ecos medidos em um mesmo TR, o que torna a sequência mais rápida, mas mais sensível a efeitos de suscetibilidade magnética, além de provocar perda da resolução espacial.
Com referência às estratégias estabelecidas para minimizar os efeitos típicos da doença pulmonar obstrutiva crônica em estágio avançado, julgue os itens que se seguem.
A oxigenoterapia deve ser mantida durante e após as refeições, pois a ingestão e a digestão aumentam as necessidade de oxigênio.
Com referência à difusão e ao transporte de gases respiratórios, julgue os itens subsequentes.
A acetazolamida, devido ao fato de bloquear a anidrase carbônica das hemácias, aumenta o transporte do dióxido de carbono dos tecidos para os pulmões.
As formas agudas da nefrite tubulointersticial (NIA) apresentam, no exame histopatológico renal, edema intersticial e infiltrado inflamatório cortical e medular, tanto por células mononucleares quanto por leucócitos polimorfonucleares, e áreas difusas de necrose das células tubulares. A grande maioria dos casos de NIA resulta da exposição a drogas, um terço aproximadamente da exposição a antibióticos. Julgue os itens subsecutivos, referentes à NIA.
Entre as causas infecciosas de NIA, incluem-se as infecções por Leptospira, Legionela e citomegalovírus.
Medicina - Médico Legista/Necrotomista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca das asfixias mecânicas decorrentes da constrição do pescoço, julgue os itens que se seguem.
Em casos de enforcamento, a rigidez cadavérica é mais tardia.
Em relação às normas regulamentadoras e suas disposições, julgue os itens que se seguem.
A avaliação quantitativa dos riscos ambientais deverá ser realizada sempre que necessária para comprovar o controle da exposição ou a inexistência de riscos identificados na etapa de reconhecimento, dimensionar a exposição dos trabalhadores e subsidiar o equacionamento das medidas de controle.
Acerca da realização de exames em aparelho de ressonância magnética de 3.0 T (RM), julgue os itens que se seguem.
O aparecimento de pequena queimadura na coxa de um paciente após o exame pode ser decorrente de seu mau posicionamento ao realizá-lo.
Julgue os itens subsequentes, a respeito dos possíveis agentes anticaquéticos aplicáveis para situações de estágios avançados de câncer, na vigência de síndrome consumptiva.
Existe estrita associação entre a massa tumoral e a perda de peso do paciente com síndrome consumptiva, sendo a nutrição parenteral indicada como agente anicaquético, especialmente nos casos de câncer do pâncreas e do pulmão.
As formas agudas da nefrite tubulointersticial (NIA) apresentam, no exame histopatológico renal, edema intersticial e infiltrado inflamatório cortical e medular, tanto por células mononucleares quanto por leucócitos polimorfonucleares, e áreas difusas de necrose das células tubulares. A grande maioria dos casos de NIA resulta da exposição a drogas, um terço aproximadamente da exposição a antibióticos. Julgue os itens subsecutivos, referentes à NIA.
Na NIA, a proteinúria, constituída predominantemente de proteínas de baixo peso molecular, costuma ser moderada, raramente chegando a mais de 2 g ao dia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...