Lista completa de Questões de Medicina da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente de 30 anos apresenta dor lombar de forte intensidade, à esquerda, irradiando para flanco e região escrotal, associada à disúria. Não apresenta sinais de peritonite. Foi feito o diagnóstico clínico de nefrolitíase. Sobre essa patologia, analise as afirmativas a seguir.
I. Os cálculos de cistina e estruvita formam-se mais facilmente em Ph básico.
II. É uma doença que acomete predominantemente as mulheres.
III. A principal causa de nefrolitíase é a hipercalciúria idiopática.
IV. A redução do cálcio da dieta pode aumentar a formação de cálculos de oxalato de cálcio.
Estão corretas as afirmativas
Uma paciente de 35 anos apresenta quadro de dor abdominal, febre não aferida, palidez, fadiga e confusão mental. Apresenta equimoses aos mínimos traumas, petéquias em membros inferiores e epistaxe. Seus exames laboratoriais mostram anemia com reticulocitose, leucocitose, importante plaquetopenia, aumento da LDH e da bilirrubina indireta, queda da haptoglobina, esquizócitos em sangue periférico e alteração discreta da função renal. Considerando o diagnóstico mais provável para esta paciente, qual o tratamento de escolha?
Certa paciente apresentou exame colpocitológico alterado e em sua investigação posterior foi diagnosticado carcinoma epidermoide de colo uterino. No estadiamento clínico detectou-se um tumor de colo de 4 cm, exofítico, que acometia, também, o terço superior da vagina. Ao toque retal: paramétrios acometidos. De acordo com o estágio atual da doença desta paciente, qual é a melhor forma de tratamento?
Existe uma ordem para a interpretação dos marcadores virais da hepatite B com a qual chega-se ao diagnóstico do paciente no momento. No entanto, existem algumas situações especiais, como a presença de mutações. Assinale a situação mais compatível com um indivíduo portador de hepatite B com mutação da região pré-core em replicação:
Considerando indivíduos portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), assinale as medidas que reduzem a mortalidade destes pacientes.
As manifestações extraintestinais das doenças inflamatórias intestinais variam desde alterações cutâneas até o acometimento da árvore biliar. Além disso, apresentam marcadores laboratoriais mais específicos de cada forma de doença. Qual das manifestações está mais comumente relacionada à doença de Crohn do que à retocolite ulcerativa?
O trecho a seguir contextualiza as questões 53 e 54.
Leia-o atentamente. Uma das mais importantes causas de morbimortalidade em pacientes portadores de lúpus eritematoso sistêmico é o acometimento glomerular através das diversas formas de manifestação da nefrite lúpica.
Qual anticorpo a seguir apresenta associação negativa com a nefrite lúpica?O trecho a seguir contextualiza as questões 53 e 54.
Leia-o atentamente. Uma das mais importantes causas de morbimortalidade em pacientes portadores de lúpus eritematoso sistêmico é o acometimento glomerular através das diversas formas de manifestação da nefrite lúpica.
Qual é a forma mais comum e considerada a mais grave de nefrite lúpica?A leucemia mieloide aguda apresenta um amplo espectro de manifestações clínicas e pode ser dividido em oito subtipos (M0 M7). Qual o subtipo mais associado à ocorrência de Coagulação Intravascular Disseminada (CIVD) e o medicamento capaz de controlar esta manifestação, melhorando o prognóstico do paciente?
Uma importante manifestação extra-articular de pacientes portadores de artrite reumatoide é o acometimento pulmonar, podendo levar à formação de derrames pleurais. Quais características são esperadas no líquido pleural destes pacientes?
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...