Lista completa de Questões de Medicina da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O agente químico presente em indústria de baterias recarregáveis, eletrônica e em pigmentos metálicos utilizados em tintas que pode levar a quadros de insuficiência renal, enfisema pulmonar, DPOC e câncer de pulmão é o
manganês.
chumbo.
cádmio.
mercúrio.
zinco.
O diagnóstico compatível com CID10 F61.1 "alterações inoportunas de personalidade"
inclui transtorno de hábitos e impulsos.
inclui acentuação de traços de personalidade.
são consideradas como secundárias a um diagnóstico principal de um transtorno afetivo ou de ansiedade coexistente.
inclui alteração permanente de personalidade após experiência catastrófica.
inclui alteração permanente de personalidade após doença psiquiátrica.
Trabalhadores de indústria de lâmpadas fluorescentes, manutenção de aparelhos de precisão e indústria de fabricação de soda cáustica tem em comum o risco de exposição ao metal pesado
cádmio.
zinco.
manganês.
chumbo.
chumbo.
Em relação aos transtornos NÃO orgânicos de sono o grupo está classificado sob o CID 10,
F50 e inclui os transtornos do ciclo sono-vigília presentes no delirium.
F52 e inclui a insônia transitória.
F51 e inclui alterações associadas a condições neurológicas e médicas.
F51 e inclui as dissonias e as parassonias.
F50 e inclui os terrores noturnos.
Segundo o Quadro II da NR 7 − Parâmetros para Monitorização da Exposição Ocupacional a Alguns Riscos à Saúde, o controle médico de trabalhadores expostos a aero-dispersoides determina que os
fibrogênicos devem realizar radiografia de tórax no exame admissional, no periódico a cada 2 anos e no demissional e espirometria no admissional, no periódico a cada 3 anos e no demissional.
fibrogênicos devem realizar radiografia de tórax no exame admissional, no periódico anual, no demissional e espirometria no admissional, no periódico a cada 2 anos e no demissional.
não fibrogênicos devem realizar radiografia de tórax no exame admissional, no periódico anual e no demissional e espirometria no admissional, no periódico a cada ano e no demissional.
não fibrogênicos devem realizar radiografia de tórax no exame admissional, no periódico a cada 5 anos e no demissional e espirometria no admissional, no periódico anual e no demissional.
não fibrogênicos devem realizar radiografia de tórax no exame admissional, no periódico a cada 3 anos, no demissional e espirometria no exame admissional, no periódico anual e no demissional.
A classificação CID10 F55 relaciona-se ao abuso de substâncias que não produzem dependência.
As substâncias que podem apresentar o diagnóstico de abuso são:
anticonvulsivantes, aspirinas e vitaminas.
antiácidos, anti-hipertensivos e anticonvulantes.
laxativos, analgésicos e hipoglicemantes.
antidepressivos, anticonvulsivantes e laxantes.
vitaminas, antiácidos e laxativos.
Segundo o Quadro I da NR 7 − Parâmetros para Controle Biológico da Exposição Ocupacional a Alguns Agentes Químicos, a monitorização biológica de trabalhadores expostos a agentes químicos, como solventes orgânicos e alguns metais pesados, apontam que os indicadores biológicos da exposição
a solventes orgânicos indicam uma exposição ambiental acima dos limites de tolerância, não possuindo, isoladamente, significado clínico ou toxicológico.
a mercúrio metálico são considerados indicadores de efeito e quando elevados indicam doença.
ao chumbo indicam apenas uma exposição ambiental acima dos limites de tolerância, não possuindo isoladamente significado clínico ou toxicológico.
a solventes orgânicos são considerados indicadores de efeito e quando elevados indicam doença.
ao cádmio indicam apenas uma exposição ambiental acima dos limites de tolerância, não possuindo isoladamente, significado clínico ou toxicológico.
Condição caracterizada por falhas repetidas de resistir a impulsos de roubar objetos que não são adquiridos para uso pessoal ou ganho monetário. Os objetos podem ao invés de serem jogados fora, serem presenteados ou armazenados.
A hipótese diagnóstica é de
cleptofilia.
roubo patológico.
tricotilomania.
roubo recorrente.
transtorno depressivo com roubo.
O metabolismo ósseo tem sua fisiologia baseada essencialmente nas inter-relações entre as concentrações de cálcio e fosfato séricos e no tecido ósseo, e também na atividade da vitamina D e do hormônio paratireoidiano (PTH). É correto afirmar:
A forma ativa da vitamina D exerce vários efeitos sobre o intestino, o rim e os ossos, que aumentam a absorção de cálcio e de fosfato para o líquido extracelular.
O PTH age essencialmente na absorção intestinal de cálcio e fosfato e nas trocas desses íons entre o líquido extracelular e o osso, exercendo efeito pouco significativo sobre a excreção renal.
A forma ativa da vitamina D aumenta a excreção renal de cálcio e fosfato.
O PTH diminui a absorção de cálcio e fosfato a partir do osso e aumenta a absorção intestinal de cálcio e fosfato.
A vitamina D promove a absorção de cálcio e diminui a absorção de fosfato pelo intestino.
Condição que se caracteriza por um padrão anormal de relacionamento com quem cuida da criança, com início prévio aos 5 anos de idade e que envolve aspectos mal adaptativos não vistos normalmente. A condição é persistente mas reativa a alterações suficientemente marcantes no padrão de criação. A criança apresenta resposta social fortemente contraditória e ambivalente, que podem ser mais evidentes em momentos de separação e reuniões.
Trata-se de
síndrome de Asperger.
transtorno invasivo do desenvolvimento.
transtorno reativo de vinculação na infância.
transtorno de vinculação com desinibição na infância.
mutismo transitório como parte da ansiedade de separação em crianças.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...