Lista completa de Questões de Medicina da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Norma Operacional de Saúde do Trabalhador (NOSTSUS), de 30 de outubro de 1998, tem por objetivo orientar e instrumentalizar a realização das ações de saúde dos trabalhadores, pelos Estados, Distrito Federal e Municípios. São ações previstas nesta Norma a
I. garantia do atendimento ao acidentado do trabalho e ao suspeito ou portador de doença profissional ou do trabalho, por meio da rede própria ou contratada, dentro de seu nível de responsabilidade da atenção.
II. notificação dos agravos à saúde e dos riscos relacionados com o trabalho, alimentando regularmente o sistema de informações dos órgãos e serviços de vigilância, assim como a base de dados de interesse nacional.
III. realização de ações de vigilância nos ambientes e processos de trabalho, compreendendo a identificação das situações de risco e a tomada de medidas pertinentes para a resolução da situação e a investigação epidemiológica.
Os itens I, II e III são atribuições, respectivamente, das esferas
Municipais, por meio de suas Secretarias de Saúde.
Municipal, Federal e Estadual.
Municipal, Estadual e Estadual.
Estaduais, por meio das Secretarias de Estado de Saúde.
Estadual, Federal e Municipal.
Em relação à demência na doença de Parkinson,
a associação com depressão é rara.
o uso de biperideno ajuda a avaliação cognitiva através da melhora da psicomotricidade.
o parkinsonismo envolve disfunção do córtex pré-frontal dorso lateral esquerdo.
o prejuízo cognitivo inicia-se mais tardiamente que os sintomas parkinsonianos.
a evolução da doença de Parkinson para demência ocorre em cerca de 90% dos pacientes ao longo da vida.
A Vigilância Ambiental em Saúde é um conjunto de ações que proporciona o conhecimento e a detecção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, com a finalidade de identificar as medidas de prevenção e controle dos fatores de risco ambientais relacionados às doenças ou outros agravos à saúde. São objetivos da Vigilância Ambiental em Saúde:
I. Identificar os riscos e divulgar as informações referentes aos fatores ambientais condicionantes e determinantes das doenças e outros agravos à saúde.
II. Produzir e interpretar informações, visando a disponibilizar ao SUS instrumentos para o planejamento e execução de ações relativas às atividades de promoção da saúde e de prevenção e controle de doenças relacionadas ao meio ambiente.
III. Fiscalizar a execução das ações de proteção da saúde humana relacionadas ao controle e recuperação do meio ambiente, aplicando as multas cabíveis ao detectar o descumprimento das normas que regem as relações entre trabalho e meio ambiente.
IV. Conhecer e estimular a interação entre saúde, meio ambiente e desenvolvimento, visando ao fortalecimento da participação da população na promoção da saúde e qualidade de vida.
Está correto o que se afirma APENAS em
II e III.
III e IV.
I e IV.
I, II e IV.
II, III e IV.
Paciente do sexo masculino, 38 anos, avaliado no ambulatório apresenta perda cognitiva, desequilíbrio e marcha alterada e refere incontinência urinária. A hipótese diagnóstica é
síndrome de Korsakoff.
síndrome de Wernicke.
hidrocefalia de pressão normal.
demência de Alzheimer.
demência mista.
Atenção: Para responder às questões de números 31 e 32, considere o caso a seguir:
Eunice trabalhou como empregada doméstica informal desde a adolescência e só ao atingir os 50 anos, preocupada com seu futuro, resolveu associar-se à Previdência Social. Após alguns meses de recolhimento foi diagnosticada com doença grave degenerativa, rapidamente progressiva e de causa não relacionada ao trabalho. A perícia da Previdência Social revelou- a incapaz para trabalhar.
Supondo que Eunice tenha direito à aposentadoria por invalidez e necessite de auxílio permanente de outra pessoa a aposentadoria consistirá em
uma renda mensal correspondente a 91% do saláriobenefício, acrescida de 20% pela necessidade de auxílio permanente.
um acréscimo de 25% pela necessidade de auxílio permanente, sendo este acréscimo incorporável ao valor da pensão, quando da sua morte.
uma renda mensal correspondente a 100% do salário- benefício, acrescida de 25% pela necessidade de auxílio permanente.
um acréscimo de 15% pela necessidade de auxílio permanente, não sendo este acréscimo incorporável ao valor da pensão, quando da sua morte.
uma renda mensal correspondente a 91% do saláriobenefício, acrescida de 15% pela necessidade de auxílio permanente.
Algumas medicações vêm sendo apontadas na literatura como importantes na prevenção do suicídio nos pacientes portadores de transtorno afetivo bipolar. A medicação na qual a literatura apresenta maior concordância a este respeito é
o lítio.
o topiramato.
a gabapentina.
a lamotrigina.
a oxcarbazepina.
Atenção: Para responder às questões de números 31 e 32, considere o caso a seguir:
Eunice trabalhou como empregada doméstica informal desde a adolescência e só ao atingir os 50 anos, preocupada com seu futuro, resolveu associar-se à Previdência Social. Após alguns meses de recolhimento foi diagnosticada com doença grave degenerativa, rapidamente progressiva e de causa não relacionada ao trabalho. A perícia da Previdência Social revelou- a incapaz para trabalhar.
O período de carência para que faça jus à aposentadoria por invalidez é de
12 contribuições mensais.
6 contribuições mensais.
9 contribuições mensais.
15 contribuições mensais.
18 contribuições mensais.
Tratamento de manutenção indicado para o transtorno afetivo bipolar tipo I:
oxcarbazepina, gabapentina, ziprasidona, topiramato.
lítio, divalproato, olanzapina, carbamazepina.
lamotrigina, fenitoina, risperidona, carbamazepina.
oxcarbazepina, hidantal, risperidona, clonazepan.
gabapentina, divalproato, aripiprazol, pregabalina.
Uma empreiteira iniciará, simultaneamente, duas obras, uma com 80 e outra com 120 trabalhadores em uma mesma cidade do interior do Estado de Pernambuco. A previsão de término das obras é de 250 e 200 dias, respectivamente. Sobre a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes − CIPA a ser constituída, é correto afirmar que
é permitida a criação de uma CIPA centralizada, por se tratar de dois canteiros de obra na mesma cidade.
é obrigatória a constituição de uma CIPA para cada uma das obras.
ficam desobrigados dessa criação os canteiros de obra cuja construção não exceda 360 dias, devendo ser constituída comissão provisória de prevenção de acidentes centralizada.
é necessária a constituição de CIPA na indústria da construção somente quando a obra envolver 150 ou mais trabalhadores.
é possível a criação da comissão provisória de prevenção de acidentes para a obra de 80 trabalhadores, no entanto, para a outra obra é obrigatória a constituição de CIPA.
Transtorno no qual o paciente queixa-se de que sua atividade mental, seu corpo e/ou seu ambiente estão alterados em sua qualidade, para tornarem-se irreais, remotos ou automatizados. Os sujeitos podem referir que não estão mais produzindo seus pensamentos, imaginação ou lembrança; que seus movimentos e comportamentos não são, de algum modo, deles próprios; que seu corpo parece sem vida, distanciado ou anômalo.
Essa descrição é compatível com
psicastenia.
síndrome de pânico.
síndrome de Cottard.
transtorno de ansiedade onírica.
síndrome de despersonalização-desrealização.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...