Lista completa de Questões de Medicina da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação ao sangramento uterino disfuncional, é correto dizer que
estrogênios endovenosos em altas doses não devem ser empregados, pois podem aumentar o sangramento.
a faixa etária mais acometida é dos 25 aos 35 anos de idade.
quando acomete adolescentes, é fundamental a obtenção de amostra endometrial antes de se instituir a terapêutica.
apenas uma minoria dos casos ocorre em ciclos ovulatórios.
distúrbios da coagulação excepcionalmente são causa desse tipo de sangramento em adolescentes.
Um homem de 49 anos procura o pronto-socorro com queixa de palpitações e coração acelerado. Apresentou 4 episódios semelhantes nos últimos 2 meses com duração de 20 a 40 minutos que regrediram espontaneamente. Está hemodinamicamente estável. O monitor mostra:
A droga indicada é
metoprolol.
adenosina.
lidocaína.
verapamil.
amiodarona.
NÃO está associada ao aumento do número de nervos corneanos:
ictiose.
doença de Refsum.
glaucoma congênito.
neoplasia endódrina múltipla (NEM), tipo I.
síndrome de Sjögren.
Mulher de 26 anos, solteira, nuligesta, procura atendimento de urgência com queixa de dor em baixo ventre há cerca de uma semana. Nega alterações urinárias ou gastrointestinais. Sua última menstruação normal se encerrou há cerca de 4 dias. Refere parceiro sexual único, tendo o relacionamento se iniciado há cerca de dois meses; e uso de preservativo como método anticoncepcional, mas apenas no período fértil. Apresenta bom estado geral, temperatura axilar de 38,3 °C, dor à palpação do abdome inferior, negativa à manobra de descompressão brusca e ruídos hidroaéreos presentes. Ao exame ginecológico, constatou-se hiperemia no colo uterino com secreção amarelada pelo orifício externo, presença de leucorreia amarelada e, ao toque vaginal, dor significativa à mobilização do útero, sem massas palpáveis. O quadro é sugestivo de
salpingite e o próximo passo essencial é realizar laparoscopia para confirmar essa hipótese e, caso positivo, tratar com penicilina G benzatina intramuscular em dose única de 1,2 milhão de unidades.
doença inflamatória pélvica aguda, com etiologia provavelmente polimicrobiana. A ceftriaxona intramuscular seria opção terapêutica apropriada.
pelve-peritonite, provavelmente por bactérias do gênero Neisseria, por isso, a drenagem de abscessos por via laparoscópica se impõe.
salpingite polimicrobiana, que geralmente decorre de disseminação hematogênica dos micro-organismos até as tubas uterinas.
salpingite leve de tratamento ambulatorial por meio de penicilina G benzatina intramuscular em dose única de 1,2 milhão de unidades.
Um homem de 65 anos, previamente hígido, é diagnosticado com meningite bacteriana adquirida na comunidade. É iniciado tratamento empírico com ampicilina, ceftriaxona e vancomicina. No segundo dia Listeria monocytogenes é identificada como o agente causal. A conduta mais adequada é
manter a mesma medicação.
suspender todos antibióticos e introduzir cefepima.
manter apenas ampicilina e acrescentar gentamicina.
manter apenas vancomicina.
suspender todos antibióticos e introduzir cloranfenicol e um aminoglicosídeo.
Encontra-se na anomalia de Rieger:
alteração umbilical.
hipoplasia maxilar.
hipospádia.
dentes ponteagudos.
herança autossômica dominante.
Mulher de 36 anos, 2 Gesta 1 Para 1 Aborto, vem para consulta ginecológica de rotina, informando que seu último exame preventivo ginecológico foi há 3 anos e era normal. É tabagista de, pelo menos, 20 cigarros por dia há cerca de 15 anos. Usa pílula anticoncepcional combinada composta por etinilestradiol 20 mcg e levonorgestrel 100 mcg por drágea há alguns anos, bem adaptada e sem nenhum efeito adverso. Nega doenças e apresenta boa saúde. Exame físico e ginecológico, sem anormalidades. Após realizar coleta da citologia cérvico-vaginal, o ginecologista a fim de orientá-la sobre anticoncepção deve
informá-la de que a pílula anticoncepcional combinada está contraindicada por ela ser tabagista e ter mais de 35 anos e pode recomendar o uso de método hormonal apenas com progestagênio.
informá-la de que a pílula anticoncepcional combinada está contraindicada por ela ser tabagista e ter mais de 35 anos e pode recomendar o uso de outros métodos hormonais combinados, desde que administrados por via não oral.
aconselhá-la a manter a pílula anticoncepcional combinada de baixa dose hormonal que ela já utiliza, pois além de ela já estar bem adaptada, nunca teve evento adverso que a contraindicasse.
informá-la de que o tabagismo é contraindicação absoluta ao uso de pílula anticoncepcional combinada e esclarecer que ela nunca deveria ter utilizado este método, mesmo quando jovem.
aconselhá-la a manter a pílula anticoncepcional combinada de baixa dose hormonal que ela já utiliza, e a adicionar ácido acetilsalicílico 100 mg diários para diminuir o risco de trombose venosa.
Um homem de 24 anos com história de alcoolismo, promiscuidade sexual e uretrite gonocócica no passado recente, procura o pronto-socorro por febre, cefaleia, mialgia e manchas vermelhas na pele. Apresenta febre, adenomegalia generalizada, aspecto toxemiado, com máculas e pápulas eritematosas difusas em tronco e extremidades, incluindo palmas e plantas. O tratamento empírico mais adequado nesse caso é
prednisona 1 mg/kg VO por tempo indeterminado.
oxacilina 500 mg IV de 4/4 horas, 1 semana.
vancomicina 1 g IV de 12/12 horas por 7 a 10 dias.
pirimetamina 50 mg/dia VO + sulfadiazina 1 g VO de 6/6 horas por 30 dias.
penicilina G benzatina 2,4 milhões U IM, dose única.
Relaciona-se com a ocorrência de cicatrização estromal da conjuntiva:
ceratoconjuntivite por enterovirus 70.
ceratoconjuntivite límbica superior.
síndrome oculoglandular de Parinaud.
neoplasia intraepitelial de conjuntiva.
NÃO é contraindicação ao estrogênio oral na pósmenopausa,
antecedente pessoal de infarto do miocárdio.
antecedente pessoal de câncer de mama.
antecedente familiar de primeiro grau de infarto do miocárdio.
hepatite viral aguda atual.
sangramento uterino atual de causa não diagnosticada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...