Lista completa de Questões de Medicina da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação à demência de corpúsculos de Lewy, é correto afirmar que
sua prevalência está entre 15 a 20%, com progressão insidiosa dos déficits cognitivos em atenção, execução e memória, associados a alterações comportamentais e alucinações visuais.
seu início é abrupto, com evolução em degraus, curso flutuante, confusão noturna, preservação relativa da personalidade, depressão, queixas somáticas e incontinência emocional.
é geralmente precedido por comprometimento cognitivo leve do tipo amnéstico.
apresenta distúrbio progressivo da memória, inicialmente episódica (recente) e de outras funções cognitivas, afetando o funcionamento ocupacional e social.
responde por 5 a 10% dos casos de demência degenerativa, ocorrendo em pessoas mais jovens (entre 45-65 anos).
O maior fator de risco para o desenvolvimento de ceratite bacteriana é o
uso de lentes de contato.
uso de colírios lubrificantes, sem conservantes.
paciente com infecção bacteriana sistêmica.
paciente com mais de 80 anos.
paciente com retinopatia diabética.
O transtorno de apego reativo (TAR) é um transtorno clínico que ocorre em crianças pequenas e tem como principal característica
a ansiedade imprópria e excessiva em relação ao nível de desenvolvimento, envolvendo o afastamento do lar ou de figuras de vinculação, sendo importante fator de risco para o desenvolvimento de fobia social.
o vínculo social acentuadamente perturbado e impróprio para o nível de desenvolvimento na maioria dos contextos, podendo ocorrer fracasso em desenvolver interação social ou vínculos difusos e indiscriminados, sendo necessário o histórico pessoal de abuso, maus tratos ou negligência durante a primeira infância, podendo ser do tipo inibido e desinibido.
a relação simbiótica com figuras representativas das relações parentais introjetadas, podendo se estender para objetos de transição, constituindo fator de risco para o desenvolvimento futuro de transtorno obsessivo- compulsivo.
o medo excessivo e persistente de ser abandonado, estando relacionado à fantasia primitiva de aniquilação, sendo um importante fator de risco para o transtorno de personalidade borderline.
o medo impróprio e excessivo em relação ao nível de desenvolvimento de se vincular a outras figuras de importância, como outros parentes, professores e amigos, sendo fator de risco para o desenvolvimento do transtorno de personalidade de esquiva.
De acordo com os resultados do estudo HEDS, a
recorrência de HSV é, principalmente, desencadeada por fatores como estresse e exposição solar.
utilização de aciclovir oral (posologia de 400 mg 5 x dia) com trifluridina e corticoesteroides apresenta melhora em todos os casos de ceratite estromal.
utilização de dose terapêutica de aciclovir (400 mg 5 x dia) em pacientes com ceratite epitelial apresenta caráter preventivo para o desenvolvimento de irite por HSV.
utilização de profilaxia para HSV com aciclovir (posologia: 400 mg 2 x dia) não minimiza novas ocorrências de HSV.
utilização de corticoesteroide tópico para o tratamento de ceratite estromal apresenta significante melhora da inflamação e diminui duração da ceratite.
Em relação ao retardo mental,
a sua prevalência gira em torno de 5 a 7% da população, sendo que é difícil calcular sua incidência porque a condição, muitas vezes, não é reconhecida até a metade da infância, quando o caso é leve.
na vida adulta, os tipos graves alcançam algum desenvolvimento motor e de fala, além de um autocuidado muito limitado, necessitando de cuidados de enfermagem.
o tipo leve apresenta o quociente de inteligência entre 65-70, sendo que logo abaixo já pode ser classificado como moderado.
são comuns a observação de prejuízos neurológicos, tais como alterações sensoriais, quadros convulsivos e alterações motoras. A incidência e gravidade das alterações neurológicas, em geral, aumentam em proporção direta ao grau de retardo.
sua combinação com o espectro autista e a epilepsia é de 0,03% na população geral.
A anestesia retrobulbar NÃO bloqueia a função do par craniano
II.
III.
IV.
VI.
VII.
O transtorno de personalidade narcisista pode ser dividido em dois tipos, o distraído e o hipervigilante. Com relação ao tipo hipervigilante é comum observar indivíduos que
não têm consciência das reações dos outros.
são arrogantes e agressivos.
são altamente sensíveis às reações dos outros.
necessitam ser o centro das atenções.
são absortos em si mesmos.
Paciente de 64 anos, diabético e hipertenso, com queixa de diplopia horizontal binocular de aparecimento há 05 dias. O exame físico demonstra limitação à abdução de olho esquerdo. Diante do exposto, a conduta mais adequada é
a cirurgia estrabísmica com ressecção do músculo reto lateral e recuo do músculo reto medial esquerdos.
a prescrição de óculos com prismas.
o teste e a adaptação de lente de contato rígida.
a observação e acompanhamento por 6-8 semanas.
o encaminhamento para avaliação de audiometria.
Q uanto à Demência de Alzheimer,
60% dos pacientes têm história familiar da doença.
seu diagnóstico final exige exame neuropatológico do cérebro.
os neurotransmissores implicados com mais frequência em sua fisiopatologia são serotonina e noradrenalina.
a expectativa de vida média para pacientes, com esta condição, é de 03 anos.
o donepezil é mais eficaz nas fases avançadas da doença.
Um paciente o procura para fazer uso de lentes de contato (LC). Ao exame apresenta: Refração (cicloplegiado) −3.00 DE +2.00 DC a 180°. A lente de prova utilizada foi: 42.50 −1.00 com diâmetro de 9.8. Ceratometria: 42,00 x 44,00. Qual o grau teórico de sua LC?
−0.50.
−1.00.
−1.50.
−2.00.
−2.50.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...