Lista completa de Questões de Medicina da Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Analise as afirmativas referentes aos conceitos periciais.
I. A invalidez é caracterizada pela perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica, que gera incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano.
II. Considera-se incapaz o indivíduo que por uma doença ou lesão apresenta deficiência permanente para o trabalho e que seja insusceptível de reabilitação para o exercício de atividade que lhe garanta subsistência.
III. A deficiência é caracterizada não apenas pelo diagnóstico, mas pelo contexto no qual o diagnóstico ocorre, estando atrelada de forma íntima à possibilidade de reabilitação profissional.
Assinale a alternativa CORRETA:
Apenas a afirmativa II está correta.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
As afirmativas I, II e III estão corretas.
As afirmativas I, II e III estão incorretas.
Nas últimas décadas, os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) assumiram um papel de destaque no afastamento de trabalhadores de suas funções. Sobre os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) todas as alternativas estão corretas, EXCETO:
São as doenças relacionadas ao trabalho mais notificadas no Brasil.
Cerca de 70% dos casos ocorrem nas mulheres.
A hérnia de disco lombar é a DORT de maior prevalência no Brasil.
Alterações do comportamento e do humor são importantes comorbidades apresentadas pelos portadores de DORT.
São ações esperadas diante de um caso de acidente ou doença relacionada ao trabalho, EXCETO:
Realizar inspeção ao ambiente de trabalho para verificação da existência de riscos, esclarecimento diagnóstico e verificação de outros trabalhadores expostos.
Orientar o trabalhador sobre seus direitos trabalhistas e previdenciários e encaminhar ao Ministério Público do Trabalho as denúncias de situações de risco coletivo à saúde dos trabalhadores.
Implementar atividades educativas voltadas para o coletivo de trabalhadores.
Encaminhar o trabalhador ao Centro de Referência de Saúde dos Trabalhadores da região para que este cumpra todas as medidas legais cabíveis.
1, 1, 2, 3, 3.
1, 2, 3, 1, 3.
3, 2, 3, 3, 1.
3, 3, 2, 1, 1.
São responsabilidades dos empregadores na redução e eliminação dos riscos ocupacionais, EXCETO:
Organizar os trabalhadores em sindicatos para defesa coletiva de seus interesses.
Informar aos trabalhadores sobre os riscos profissionais sob os quais estão expostos nos locais de trabalho.
Implantar medidas para eliminar ou neutralizar a insalubridade e as condições inseguras de trabalho.
Informar aos trabalhadores os resultados dos exames médicos e dos exames complementares aos quais forem submetidos.
Sobre os benefícios previstos em lei para os trabalhadores com carteira assinada, todas as opções abaixo estão corretas, EXCETO:
O auxílio-acidente é concedido ao segurado que apresentar sequela definitiva incapacitante, parcial ou total, após a consolidação das lesões decorrentes de acidente de trabalho. Este benefício não pode ser acumulado a outros benefícios pagos pela Previdência Social.
A pensão por morte é concedida ao conjunto de dependentes do segurado, após seu falecimento, aposentado ou não.
A concessão de aposentadoria por invalidez independe do gozo prévio de auxílio-doença. É necessária a constatação de incapacidade para o trabalho e a impossibilidade de reabilitação para atividade que garanta subsistência ao segurado.
O auxílio-doença é concedido ao trabalhador a partir do 16º dia de afastamento do trabalho por doença ou acidente após constatação de incapacidade na perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social. O valor recebido corresponde a 91% do salário de benefício.
São acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho de notificação compulsória, EXCETO:
Dermatoses ocupacionais.
Câncer relacionado ao trabalho.
Perda auditiva.
Pneumonias.
A Portaria nº 1.679 do Ministério da Saúde, criada em 2002, criou a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde dos Trabalhadores (RENAST). Esta Portaria determinou a elaboração de um plano estadual de saúde dos trabalhadores. Apesar disto, na prática, as ações relacionadas à prevenção, promoção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e vigilância em saúde dos trabalhadores ainda é tímida no Sistema Único de Saúde. São ações esperadas dos serviços de saúde para efetivar a atenção à Saúde do trabalhador, EXCETO:
Emitir a Comunicação de Acidentes do Trabalho (CAT) para todos os trabalhadores, formais ou não.
Cadastrar a população economicamente ativa por sexo e faixa etária.
Notificar a existência de situações de risco para a saúde dos trabalhadores.
Investigar o trabalho infantil (menores de 16 anos).
A Hepatite B é uma doença virótica transmitida pelo sangue e pela via sexual de grande relevância em Saúde Pública. Este impacto poderia ser minimizado pelo emprego de vacinação específica e o correto diagnóstico dos pacientes assintomáticos. Com relação ao diagnóstico e vacinação contra a Hepatite B, marque V para verdadeiro e F para falso:
( ) É considerado portador de Hepatite B crônica o indivíduo que apresenta Anti-Hbc IgM positivo por pelo menos seis meses.
( ) Após três doses da vacina contra Hepatite B espera-se resposta imunológica adequada em mais de 90% dos vacinados.
( ) Recomenda-se verificar a sorologia após a vacinação para aqueles pertencentes aos grupos de risco, como por exemplo, profissionais de saúde, pacientes em diálise e filhos de mães portadoras de Hepatite B na gestação.
( ) A vacina contra Hepatite B está contraindicada na gestação por se tratar de vacina de vírus vivo atenuado.
Assinale a alternativa que contempla a sequência CORRETA:
V, F, V, V.
V, V, F, V.
F, V, V, F.
F, F, V, F.
4, 5, 3, 2, 1.
4, 2, 5, 3, 1.
5, 1, 3, 4, 2.
5, 2, 4, 3, 1.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...