Lista completa de Questões de Medicina da Fundação Guimarães Rosa (FGR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Marque a alternativa CORRETA.
No preparo de reticulócitos e pesquisa de drepanócitos, usamos os seguintes reagentes, respectivamente:
Azul cresil e Metabissulfito de sódio.
EDTA e Fluoreto.
Coloração para Gram e corante Ponceau.
Eosina e sulfato.
Marque a alternativa CORRETA.
O teste de gravidez é o exame da dosagem do Hormônio de Gonatrofina Coriônica da cadeia principal denominada:
Beta.
Gama.
Alfa.
Orion.
Marque a alternativa que apresenta o tipo de punção usado na coleta rotineira no laboratório:
Punção lombar.
Punção arterial.
Punção no lóbulo da orelha.
Punção venosa.
De acordo com os anticoagulantes usados na coleta de exames, relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª.
Marque a alternativa CORRETA:
1, 2, 3, 4.
4, 3, 1, 2.
2, 1, 4, 3.
2, 1, 3, 4.
São consideradas bactérias capazes de fixar o complexo cristal violeta + lugol, não sendo descoradas através de solução éter-acetona, adquirindo, portanto, cor roxa, EXCETO:
Staphylococcus epidermidis.
Proteus sp.
Clostridium sp.
Staphylococcus aureus.
Com relação à Tuberculose, marque a alternativa INCORRETA:
Qualquer órgão pode ser atingido pela tuberculose, mais frequentemente pulmões, gânglios linfáticos, pleura, laringe, rins, cérebro e ossos. Apenas cerca de 10% das pessoas infectadas adoecem, mais da metade delas durante os dois primeiros anos após a infecção, e o restante ao longo da vida.
Uma vez infectada, a pessoa pode desenvolver tuberculose em qualquer fase da vida. Isso acontece quando o sistema imunológico não pode mais manter os bacilos sob controle, permitindo que eles se multipliquem rapidamente.
Algumas condições que debilitam o sistema imunitário podem contribuir para o adoecimento pela tuberculose como, por exemplo: Infecção pelo HIV; diabetes; tratamento prolongado com corticosteroides; terapia imunossupressora; doenças renais crônicas; neoplasias; desnutrição proteico-calórica.
Pesquisas recentes apontam que a propagação do bacilo da tuberculose não está associada às condições de vida da população, uma vez que ele é extremamente resistente à ventilação constante e a luz solar direta, sendo que transmissão ocorre, geralmente, em ambientes abertos.
Quanto às manifestações clínicas da Anemia Falciforme, marque a alternativa INCORRETA:
A Crise de Sequestro Esplênico Agudo (SEA) é a segunda causa mais comum de morte em crianças menores de 5 anos de idade. A etiologia é desconhecida, contudo, infecções virais parecem preceder à maioria dos episódios.
A Síndrome Torácica Aguda se manifesta com dor torácica, tosse, dispneia, hipoxemia, prostração e alteração radiológica recente do tórax. Por ser uma manifestação corriqueira e de baixo grau de gravidade deve receber tratamento domiciliar.
O priapismo pode ocorrer na doença falciforme em todas as faixas etárias, sendo mais frequente após os 10 anos de idade.
As infecções nesses pacientes são frequentes e, geralmente, graves. Constituem causa importante de mortalidade (principalmente em crianças) e, por isso, merecem atenção especial. Os patógenos mais frequentes são as bactérias encapsuladas, sendo o pneumococo responsável por mais de 70% das infecções.
Com referência às manifestações clínicas da Dengue, marque a alternativa INCORRETA:
A infecção pelo vírus da dengue causa uma doença de amplo espectro clínico, incluindo desde formas inaparentes até quadros graves, podendo evoluir para o óbito. Entre estes, destaca-se a ocorrência de hepatite, insuficiência hepática, manifestações do sistema nervoso, miocardite, hemorragias graves e choque.
A dengue na criança apresenta-se como uma síndrome febril bem característica com apatia, sonolência, recusa da alimentação, vômitos, diarreia, manifestações respiratórias, hemorragia retiniana e exantema nódulo-eritematoso. O agravamento geralmente é insidioso, diferente do adulto, no qual os sinais de alarme de gravidade são mais dificilmente detectados.
No adulto acometido de dengue, na maioria dos casos, a primeira manifestação é a febre, geralmente alta (39ºC a 40ºC) de início abrupto, associada à cefaleia, adinamia, mialgias, artralgias, dor retro-orbitária, com presença ou não de exantema e/ou prurido. Anorexia, náuseas, vômitos e diarreia podem ser observados por 2 a 6 dias.
As manifestações hemorrágicas, como epistaxe, petéquias, gengivorragia, metrorragia, hematêmese, melena, hematúria e outros, bem como a plaquetopenia, podem ser observadas em todas as apresentações clínicas de dengue. É importante ressaltar que o fator determinante na febre hemorrágica da dengue é o extravasamento plasmático, que pode ser expresso por meio da hemoconcentração, hipoalbuminemia e ou derrames cavitários.
Com relação aos conceitos em Epidemiologia, marque a alternativa INCORRETA:
Epidemia: é a manifestação, em uma coletividade ou região, de um corpo de casos de alguma enfermidade que excede claramente a incidência de uma doença prevista. O número de casos que indica a existência de uma epidemia varia com o agente infeccioso, o tamanho e as características da população exposta, sua experiência prévia ou falta de exposição à en-fermidade, e o local e a época do ano em que ocorre.
Endemia: é a presença contínua de uma enfermidade ou de um agente infeccioso em uma zona geográfica determinada; pode também expressar a prevalência usual de uma doença particular numa zona geográfica.
Prevalência: é a expressão do número de casos antigos de uma doença (ou grupo de doenças), excluídos o total de casos novos, numa população definida, durante um intervalo de tempo especificado, dividido pelo número de indivíduos desta mesma população, para o meio do intervalo de tempo especificado.
Janela imunológica: período entre a infecção e o início da formação de anticorpos específicos contra o agente causador. Geralmente, este período dura algumas semanas, e o paciente, apesar de ter o agente infeccioso presente em seu organismo, apresenta resultados negativos nos testes para a detecção de anticorpos contra o agente.
Sobre o transtorno factício, marque a alternativa CORRETA:
Os três principais métodos usados para se criar uma doença são: contar uma história falsa, pagar outras pessoas para confirmarem sua falsa história, e se expor a situações de risco real de adquirir uma doença (ex: sexo desprotegido, uso de drogas injetáveis, etc.).
O transtorno factício caracteriza-se pela produção intencional de sintomas físicos ou psicológicos, com objetivos financeiros ou para se esquivar de obrigações legais.
O tratamento de escolha para o transtorno factício, com eficácia bem estabelecida, é o uso de antipsicóticos de segunda geração.
Os pacientes com transtorno factício com sinais e sintomas predominantemente psicológicos geralmente sofrem de outros transtornos psiquiátricos verdadeiros, como transtornos de personalidade e abuso de substâncias.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...