Lista completa de Questões de Medicina da Fundação Guimarães Rosa (FGR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Constituição de 1988 determina as competências do Sistema Único de Saúde. Figuram entre elas as alternativas abaixo, EXCETO:
Participar do controle e fiscalização da produção, transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos.
Incrementar em sua área de atuação o desenvolvimento científico e tecnológico.
Fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e águas para consumo humano.
Colaborar na proteção do meio ambiente, nele não compreendido o trabalho, a cargo do Ministério do Trabalho.
Sobre o diagnóstico diferencial entre delirium e demências, marque a alternativa INCORRETA:
Se houver rebaixamento do nível de consciência, o diagnóstico de delirium pode ser realizado (na presença ou não de demência).
O delirium geralmente tem início agudo e possui curso flutuante, ao contrário da maioria das demências.
Os déficits cognitivos, como as dificuldades de memória, estão presentes apenas nas demências.
A presença de sintomas psicóticos ou de problemas comportamentais não possui grande utilidade para diferenciar as duas condições.
Marque a alternativa que apresenta o agente antipsicótico que está mais associado à síndrome metabólica:
Haloperidol
Olanzapina.
Quetiapina.
Ziprasidona.
Marque a alternativa que indica a via dopaminérgica, cujo bloqueio causado por antipsicóticos, pode acarretar numa síndrome extrapiramidal:
Via mesocortical.
Via mesolímbica.
Via nigro-estriatal.
Via túbero-infundibular.
Marque a alternativa que contém características da esquizofrenia residual (segundo o DSM-IV):
Demência precoce.
Persistência de sintomas afetivos, como a depressão pós-esquizofrênica, associados a sintomas positivos.
Persistência de delírios e alucinações graves.
Persistência de sintomas de esquizofrenia manifestos ou por sintomas negativos ou por dois ou mais sintomas do critério A de forma atenuada.
Com relação à cintilografia de perfusão miocárdica (CPM), marque a alternativa CORRETA:
É indicada na avaliação do risco transoperatório, pois a perfusão miocárdica com dipiridamol e 201TI antes da cirurgia é altamente preditivo de morte por causas cardíacas e/ou infarto do miocárdio peri ou pós-operatório em pacientes com defeitos de perfusão.
É um método invasivo que avalia a integridade celular dos miócitos, mas não o fluxo sanguíneo miocárdico regional, pois se utiliza de radiomarcadores que não atravessam a membrana celular.
É usada primariamente para diagnóstico de doença arterial coronariana, mas pode ser indicado para avaliar e definir a gravidade de lesões orovalvares, especialmente aórtica.
Com relação à investigação diagnóstica e etiológica da insuficiência cardíaca (IC) no Idoso, marque a alternativa CORRETA:
A radiografia do tórax apresenta grande sensibilidade e especificidade em idosos, pois pode identificar sinais sugestivos de edema intersticial relacionado à hipertensão venosa pulmonar, além de permitir o diagnóstico de doenças pulmonares crônicas, neoplasias pulmonares, infecções pulmonares, etc.
O Eletrocardiograma, embora inespecífico no diagnóstico da IC, raramente se apresenta dentro dos limites da normalidade e tem grande valor preditivo negativo, sendo, portanto, a presença de um traçado eletrocardiográfico normal indicativo de ausência da patologia.
O ecodopplercardiograma transtorácico bidimensional permite avaliar a função e as estruturas cardíacas. Por ser um método não invasivo com ótima relação custo/efetividade parece ser o método ideal, principalmente para identificar o tipo de disfunção cardíaca e orientar a melhor terapêutica.
O Peptídeo natriurético tipo B, hormônio produzido principalmente por cardiomiócitos ventriculares, cuja secreção está associada à sobrecargas cardíacas, é um método de aplicação fácil, porém demorado, embora com boa relação de custo/efetividade, e está particularmente indicado no diagnóstico diferencial da sobrecarga de volume e pressão.
Com relação à cardiopatia chagásica crônica (CCC), marque a alternativa CORRETA:
O diagnóstico da CCC baseia-se na epidemiologia positiva, anamnese e nos exames físico, eletrocardiográfico, radiológico e sorológico específicos.
Devido à alta parasitemia na fase crônica da doença de Chagas, os testes parasitológicos são utilizados e testes sorológicos baseados na detecção do T. cruzi devem ser rotineiramente empregados para o estabelecimento da etiologia da cardiopatia.
O diagnóstico sorológico da infecção pelo T. cruzi é confirmado (ou excluído) pelo emprego de apenas um teste sorológico que comprove a existência de anticorpos anti-T. cruzi, sendo os testes sorológicos mais empregados e de maior utilidade: o ensaio imunoenzimático (ELISA), a imunofluorescência indireta (IFI) e a hemaglutinação indireta (HAI).
As alterações eletrocardiográficas constituem, habitualmente, o primeiro indicador da CCC, inicialmente caracterizadas por retardos transitórios ou fixos da condução atrioventricular, da condução no ramo direito e que na evolução, com o aparecimento de distúrbios de contratilidade, global ou segmentar leva a alterações no ECG que podem ter implicações prognósticas relevantes.
Com relação ao uso de quimioterápicos e o sistema cardiovascular, marque a alternativa CORRETA:
Dentre os efeitos adversos dos quimioterápicos no sistema cardiovascular, destaca-se, pela frequência e gravidade, a agressão miocárdica com disfunção ventricular sistólica e insuficiência cardíaca, mas o aparecimento destas complicações não é determinante da interrupção do tratamento quimioterápico, pois a insuficiência cardíaca tem melhor prognóstico que as neoplasias.
A agressão miocárdica com os diferentes quimioterápicos ocorre precocemente e pode ser constatada pela dosagem de biomarcadores como troponina e BNP (brain natriuretic peptide) e com maior frequência do que aquela reportada pela diminuição da fração de ejeção.
A ocorrência da disfunção ventricular sistólica e diastólica assintomática ou sintomática é evidenciada em alguns estudos, e não tem relação com os clássicos fatores de risco.
Os efeitos cardiotóxicos clássicos não são cumulativos, porém têm relação com a dose, a velocidade de infusão, a associação de drogas e as insuficiências hepática e renal, embora nem todos os quimioterápicos tenham potencial para causar toxicidade.
Com relação ao risco cardiovascular em mulheres, marque a alternativa CORRETA:
Níveis baixos de HDL colesterol passam a ser fatores de risco independente de DAC, para mulheres, quando inferiores a aproximadamente 50mg/dl, e com níveis de triglicérides elevados, especialmente na faixa etária de 50-69 anos e em pacientes diabéticas.
Níveis de triglicérides ≥150 mg/dl e HDL ≤50 mg/dl são componentes da dislipidemia que caracteriza a síndrome metabólica e apresentam maior impacto na incidência de DCV em homens do que em mulheres mesmo naquelas na fase de menopausa.
No climatério, há aumento de peso relacionado ao aumento do metabolismo basal, à redução da atividade física regular, ao aumento na ingesta de alimentos calóricos e à depressão e a redução do peso não está associada à redução de risco cardiovascular, especialmente por não afetar de modo incisivo os níveis de colesterol e glicemia, entre outros.
O diabetes mellitus confere um risco pouco expressivo de ocorrência de DAC para mulheres quando comparadas às não-diabéticas, diferentemente do que acontece com os homens em que o risco é maior.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...