Questões de Medicina da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Lista completa de Questões de Medicina da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A toxicologia ambiental é uma área da química forense cada vez mais demandada nas unidades periciais Brasileiras, visto que, embora exista uma legislação ambiental abrangente, a fiscalização ainda é muito deficiente. Nesse contexto, a contaminação por metais pesados é uma das que mais traz riscos à saúde. Em relação à contaminação e intoxicação por metais pesados, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. A espectroscopia vibracional tem sido utilizada na pesquisa de metais pesados.
  • B. O órgão-alvo primário nas exposições a longo prazo ao cádmio é o rim.
  • C. A associação da contaminação por alumínio e o mal de Alzheimer foi consolidada a partir de estudos nos EUA.
  • D. A intoxicação por chumbo pode causar danos ao sistema nervoso central.
  • E. A espectrometria de absorção atômica combinada à geração de hidretos tem sido utilizada na determinação de arsênico.

Os métodos de triagem, presuntivos e confirmatórios, para amostras biológicas, são importantes ferramentas para nortear o fluxo de amostras do local do crime para o Laboratório de Biologia Forense e deste para o Laboratório de DNA. Analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O teste do luminol é um dos testes presuntivos para sangue com maior sensibilidade, chegando a detectar uma parte de sangue em 10 milhões, mas, apesar da sensibilidade, esse teste não é específico para sangue, podendo reagir com outras substâncias apresentando fluorescência.

( ) Os testes de triagem para sêmen mais utilizados atualmente se baseiam na presença de traços de PSA (Antígeno Prostático Específico) em amostras questionadas. O princípio do teste é baseado na capacidade do PSA de catalisar a hidrólise de fosfato orgânico em meio ácido, ocasionando uma mudança de cor na solução.

( ) O teste presuntivo de cor para presença de sangue mais utilizado nas unidades periciais Brasileiras é o teste da benzidina ou Kastle-Meyer.

( ) Os testes imunocromatográficos para sangue humano são extremamente sensíveis e fatores como a antiguidade, putefração e contaminação por sedimento ou micro-organismos não costumam afetar os resultados.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. V – F – V – F.
  • B. F – V – V – V.
  • C. V – F – F – V.
  • D. V – V – F – V.
  • E. F – V – V – F.

Espectroscopia Raman vem sendo utilizada na Criminalística em vários países e em Instituições como FBI e Polícia Israelense, com diversas aplicações potenciais em toxicologia (entorpecentes, toxicantes, medicamentos), identificação de gemas, pigmentos, falsificações de documentos, incluindo cédulas, grafoscopia, obras de arte, identificação da natureza de amostras biológicas em local de crime, comparação de microvestígios de colisões em acidentes veiculares, entre outras aplicações. Essa metodologia tem como principais vantagens a rapidez, sensibilidade e o fato de não utilizar reagentes e ser não destrutiva. Assinale a alternativa correta sobre a Espectroscopia Raman.

  • A. O espalhamento Stokes ocorre quando o fóton incide na molécula em um estado vibracional fundamental e é espalhado com energia maior que a do incidente.
  • B. O número de eventos de espalhamento Stokes é maior que o número de eventos anti-Stokes, devido à maior população de estados vibracionais excitados.
  • C. A espectroscopia Raman utiliza radiação laser monocromática como fonte de excitação para as amostras e será espalhada na mesma frequência da radiação incidente.
  • D. Para uma vibração molecular ser ativa no Raman, deve haver uma mudança de momento no dipolo induzido pela radiação incidente, resultando em uma mudança de polarizabilidade da molécula.
  • E. O espalhamento elástico Raman pode resultar tanto em um fóton de maior energia quanto em um fóton de menor energia à excitação dos modos vibracionais.

Assinale a alternativa INCORRETA sobre a cocaína.

  • A. É uma base fraca, capaz de reagir com soluções aquosas de ácidos orgânicos ou inorgânicos formando sais.
  • B. O skunk, planta cultivada em condições ambientais ideais, possui altas concentrações de alcaloides da cocaína.
  • C. O permanganato de potássio (KMNO4), quando utilizado, oxida parte da cocaína, gerando subprodutos que indicam essa forma de refino.
  • D. A quantidade de truxilinas, alcaloide encontrado nas folhas de cocaína, pode indicar a origem geográfica da planta.
  • E. O efeito psicotrópico da cocaína fumada (crack) é mais rápido do que da forma intravenosa.

Em relação ao processamento de amostras forenses nos modernos Laboratórios de Genética Forense, assinale a alternativa correta.

  • A. A técnica em que sondas fluorescentes específicas se ligam a moléculas de DNA em amplificação por PCR liberando luminescência captada por um fotômetro permitindo quantificar o DNA presente na amostra descreve o PCR em tempo real.
  • B. Amostras questionadas e de referência relacionadas a um caso criminal, ao ingressarem no laboratório de DNA, devem ser processadas conjuntamente, obedecendo às seguintes etapas: extração do DNA, quantificação, amplificação pela PCR, eletroforese capilar e análise dos resultados.
  • C. Amostras questionadas devem passar pela extração do DNA, seguido de PCR e eletroforese capilar.
  • D. Após a etapa de extração do DNA, as amostras devem ser normalizadas e, em seguida, submetidas à eletroforese.
  • E. A PCR é uma etapa crítica do exame de Genética Forense. Atualmente, a maioria dos laboratórios utiliza kits comerciais, alguns kits amplificam até 24 loci STRs simultaneamente.

Cada vez mais o perito criminal depende de equipamentos e da tecnologia para realizar exames que possibilitem a produção de uma prova técnica robusta e conclusiva que forneça elementos relevantes para o esclarecimento da verdade real em casos criminais. Assinale a alternativa INCORRETA em relação aos equipamentos empregados nas diferentes áreas da Biologia Forense.

  • A. A luz forense, ou lanterna forense, é utilizada em locais de crime para localizar manchas biológicas latentes.
  • B. O termo-higrômetro é um equipamento que permite registrar a temperatura e a umidade em locais de crime e no laboratório forense, tendo grande utilidade na Entomologia Forense.
  • C. O Analisador Genético, ou sequenciador, permite o processamento de amostras de DNA, promovendo a amplificação e eletroforese capilar que fornecem os perfis genéticos que são empregados na avaliação de vínculos de parentesco ou confrontos entre amostras questionadas e de referência.
  • D. Os estereoscópios e os microscópios ópticos são empregados em laboratórios de Biologia Forense para visualização de microvestígios a exemplo da identificação de insetos de interesse forense, palinologia, tricologia e pesquisa de espermatozoide em casos envolvendo crimes sexuais.
  • E. O leitor de Elisa é um equipamento importante para avaliar quantitativamente a presença de traços de sêmen em amostras forenses.

Em relação à coleta, preservação e cadeia de custódia dos vestígios, assinale a alternativa correta.

  • A. A coleta de vestígios e posterior encaminhamento para exame pericial por parte da autoridade policial, após finalizada a perícia em um local de crime, caracteriza quebra da cadeia de custódia, visto que, de acordo com o Código de Processo Penal (CPP), somente o perito oficial está autorizado a realizar esse procedimento.
  • B. Os vestígios coletados no local do crime muitas vezes são referidos como amostras de referência, enquanto as amostras coletadas dos suspeitos para confrontar com os vestígios são denominadas de amostras questionadas.
  • C. A manutenção da integridade das amostras que servirão de prova material tem grande repercussão judicial, visto que o ordenamento jurídico processual prevê a possibilidade de nova perícia e de novos exames.
  • D. Vestígio intencionalmente plantado em um local de crime com intuito de confundir a investigação é classificado como um “Vestígio Ilusório”.
  • E. Evidência pode ser conceituada como todos os objetos encontrados em um local de crime e que possam guardar relação com o fato criminal investigado.

Em relação à Microbiologia Forense, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Muitos fatores de risco influenciam a suscetibilidade do hospedeiro em relação às infecções, dentre eles, a dose ingerida, virulência do patógeno, idade do hospedeiro, estado imunológico, higiene pessoal, suscetibilidade genética.

( ) Enterotoxinas são um subgrupo das endotoxinas que resultam em vômitos intensos.

( ) Os métodos de conservação de alimentos podem atuar prevenindo o acesso de patógenos ao alimento, inativando patógenos que, por ventura, consigam chegar aos alimentos ou reduzindo a multiplicação de patógenos no caso dos métodos anteriores falharem.

( ) Em relação à conservação de alimentos por tratamento térmico, embora a maioria das bactérias patogênicas sejam mesófilas e sejam destruídas com a temperatura de cozimento, suas toxinas continuam intactas e causam efeitos nocivos para quem ingerir esses alimentos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. V – F – V – F.
  • B. F – F – V – V.
  • C. V – V – F – F.
  • D. V – F – F – V.
  • E. F – V – V – F.

Em relação aos marcadores genéticos moleculares uniparentais e biparentais, relacione a Coluna 1 à coluna 2.

Coluna 1

1. DNA mitocondrial (mtDNA).

2. Y STRs.

3. INDELs.

4. STRs.

Coluna 2

( ) Estes marcadores apresentam, comparativamente, os maiores valores de Conteúdo Polimórfico Informativo, Poder de Discriminação, Poder de Exclusão, Heterosigozidade e Índice de Paternidade Típico.

( ) São transmitidos em bloco de forma uniparental entre as gerações e o haplogrupo R1b, apresenta a maior frequência entre as populações miscigenadas no Brasil.

( ) Por apresentarem elevado número de cópias por célula e maior resistência a degradação, são indicados para análise de amostras carbonizadas ou intensamente degradadas.

( ) Apresenta como vantagens reduzidos amplicons, o que permite analisar amostras degradadas, baixa taxa de mutação e similaridade no fluxo de trabalho já padronizado nos laboratórios de Genética Forense.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. 4 – 2 – 3 – 1.
  • B. 4– 2 – 1 – 3.
  • C. 3 – 4 – 2 – 1.
  • D. 2 – 3 – 1 – 4.
  • E. 2 – 4 – 3 – 1.

Sobre embriaguez alcoólica e perícia médico-legal, assinale a alternativa correta.

  • A. Embriaguez alcoólica, alcoolismo e alcoolemia são sinônimos na prática médicolegal.
  • B. O valor numérico referente a uma taxa de concentração de álcool no sangue tem valor absoluto em relação à caracterização médicolegal da embriaguez.
  • C. A dosagem de álcool no sangue de veia femoral do cadáver é útil, desde que os fenômenos putrefativos ainda não estejam presentes.
  • D. Segundo a literatura médico-legal, a determinação da concentração de álcool no ar expirado através do etilômetro (bafômetro) praticamente não tem resultados falso-positivos.
  • E. A absorção do álcool no organismo inicia-se no estômago.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...