Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere hipoteticamente que um paciente de 11 anos de idade, hígido, é levado à consulta pela mãe por queixar-se de apresentar estatura menor que a da irmã gêmea, além de ginecomastia com broto mamário de 2,5 cm de diâmetro e ausência de pelos axilares e de pubarca, embora apresente aumento testicular.
A respeito desse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos relacionados à puberdade masculina, julgue os itens a seguir.
Após o desenvolvimento dos túbulos seminíferos, ocorre a maturação das células de Leydig e a produção de andrógenos testiculares. Por essa razão, os pelos pubianos aparecerão posteriormente ao crescimento testicular.Paciente, sexo feminino, 52 anos de idade, hipertensa prévia, vem apresentando episódios de palpitação que duram cerca de cinco minutos. Esses sintomas surgiram há três dias, e a paciente geralmente está deitada quando apresenta a sintomatologia. Foi realizado ECG, no momento da consulta, que apresentou resultado normal. O médico solicitou exames laboratoriais e solicitou um Holter 24 horas. No Holter, foi observado fibrilação atrial (FA), associado a sintomas do paciente.
No que se refere a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O apixaban pode ser utilizado como droga de escolha para anticoagulação, se um ECO for realizado e demonstrar estenose mitral severa, mas sem prótese metálica.Paciente do sexo feminino, 35 anos de idade, afrodescendente, chega ao pronto-socorro do hospital com artralgia bilateral nos joelhos há três dias, fotofobia, dispneia intensa, rash facial com característica em asa de borboleta.
Com base nesse caso hipotético, julgue os itens a seguir.
Provavelmente, essa paciente apresenta serosite pulmonar.Considere hipoteticamente que o paciente R. A. S., de 60 anos de idade, agenda consulta ambulatorial de retorno para entregar resultados de uma endoscopia digestiva alta e de uma ultrassonografia de rins e vias urinárias. O paciente trouxe receita do vizinho que teve o mesmo problema de saúde, porém melhorou após o uso de determinados medicamentos prescritos. R. A. S. apresenta antecedente pessoal de fratura exposta da tíbia com dano extenso às partes moles e antecedente familiar de acalasia no pai. Estava ansioso porque, após pesquisa na internet, assemelhou os respectivos sintomas aos de alguns tipos de câncer. Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. Uma das grandes complicações referentes à doença do refluxo gastroesofágico é o esôfago de Barrett, em que se infere uma substituição do epitélio pavimentoso estratificado por metaplasia, e não por displasia.
Paciente, sexo feminino, 28 anos de idade, chega ao respectivo clínico com queixa de mialgia, inquietude, perda de concentração e insônia. Afirma que, durante toda a vida, sempre sentiu uma considerável tensão muscular, mas que isso piorou nos últimos sete meses. Descreve-se como alguém que se preocupa muito e, desde que havia tido o primeiro filho, no ano anterior, sua preocupação tinha aumentado. Não consegue parar de se preocupar, mesmo quando se esforça ativamente para isso. Preocupa-se com uma série de situações a relação do Brasil com outros países; a recente crise nas escolas do país; o resultado das eleições nos EUA; a decisão do campeonato brasileiro; se ela e o marido conseguirão pagar a faculdade do filho; a saúde do marido; e o mercado de capitais e a atual crise econômica, ética, moral, política e social no país. Nega outros sintomas e o uso de substâncias.
Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
Os resultados de ensaios clínicos randomizados e de metanálises indicam que a pregabalina é eficaz tanto no tratamento agudo quanto na prevenção de recaídas desse transtorno, o que a colocou como primeira escolha, seguida da venlafaxina e dos inibidores seletivos da receptação de serotonina.Um lactente de 6 meses de idade, nascido a termo de parto cesáreo, sem intercorrências no período neonatal, foi levado à consulta de puericultura, sem queixas por parte da mãe. Ao nascer, pesava 2.900 kg, tinha estatura de 45 cm e perímetro cefálico de 34 cm. No momento da consulta, apresenta peso de 7,00 kg, estatura de 60 cm e perímetro cefálico de 40 cm. Possui a fontanela anterior ainda aberta e normotensa.
Com base nesse caso clínico, e acerca dos conhecimentos médicos relacionados ao crescimento e ao desenvolvimento nessa faixa etária, julgue os itens a seguir.
A fontanela anterior do paciente já deveria estar fechada.Paciente, sexo feminino, 52 anos de idade, hipertensa prévia, vem apresentando episódios de palpitação que duram cerca de cinco minutos. Esses sintomas surgiram há três dias, e a paciente geralmente está deitada quando apresenta a sintomatologia. Foi realizado ECG, no momento da consulta, que apresentou resultado normal. O médico solicitou exames laboratoriais e solicitou um Holter 24 horas. No Holter, foi observado fibrilação atrial (FA), associado a sintomas do paciente.
No que se refere a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O risco de eventos tromboembólicos devem ser avaliados, independentemente da apresentação da FA.Paciente do sexo feminino, 35 anos de idade, afrodescendente, chega ao pronto-socorro do hospital com artralgia bilateral nos joelhos há três dias, fotofobia, dispneia intensa, rash facial com característica em asa de borboleta.
Com base nesse caso hipotético, julgue os itens a seguir.
A corticoterapia é ineficaz na maioria dos casos.Considere as três situações seguintes:
Paciente 1 O. S., 34 anos de idade, queixa-se de dispneia e desconforto respiratório leve. FR = 19 irpm, Sat O2 = 98% e PA de 130 mmHg x 80 mmHg;
Paciente 2 B. M. S., 65 anos de idade, trabalhador rural, vai à consulta para esclarecer dúvidas a respeito de uma mancha escura na face, perda ponderal e massa palpável no abdome;
Paciente 3 Adolescente deu entrada na emergência, após acidente motociclístico, com sangramento ativo de difícil controle em MSE, FC = 99 bpm, PA de 110 mmHg x 70 mmHg, consciente e manifestando sede.
Com relação aos casos clínicos apresentados, julgue os itens a seguir.
A presença de fibrinogênio e de fator de von Willebrand (vWF) é importante para o sucesso da aderência plaquetária e de hemostasia no caso do Paciente 3.Paciente, sexo feminino, 28 anos de idade, chega ao respectivo clínico com queixa de mialgia, inquietude, perda de concentração e insônia. Afirma que, durante toda a vida, sempre sentiu uma considerável tensão muscular, mas que isso piorou nos últimos sete meses. Descreve-se como alguém que se preocupa muito e, desde que havia tido o primeiro filho, no ano anterior, sua preocupação tinha aumentado. Não consegue parar de se preocupar, mesmo quando se esforça ativamente para isso. Preocupa-se com uma série de situações a relação do Brasil com outros países; a recente crise nas escolas do país; o resultado das eleições nos EUA; a decisão do campeonato brasileiro; se ela e o marido conseguirão pagar a faculdade do filho; a saúde do marido; e o mercado de capitais e a atual crise econômica, ética, moral, política e social no país. Nega outros sintomas e o uso de substâncias.
Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
A duloxetina, aprovada para uso nesse transtorno desde 2007, foi mais eficaz que o placebo para controle da ansiedade, inclusive em pacientes com mais de 65 anos de idade, mas teve magnitude de melhora inferior à da venlafaxina de liberação prolongada.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...