Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere que um paciente do sexo feminino, 9 anos de idade, previamente hígida, chega à emergência levada pela mãe. Chega sonolenta, febril e hipotônica, e a mãe relata que a filha apresentou episódio de convulsão, tonico-clônica, os movimentos iniciaram em membro superior esquerdo e, após alguns minutos, a crise generalizou-se. Teve duração de pelo menos 5 minutos. No caminho entre a casa e a emergência, a criança apresentou novo episódio, idêntico ao primeiro. Ao exame físico, apresenta torpor, Tax = 39 ºC, oroscopia e otoscopia normais, sem sinais de meningismo ou esforço ventilatório.
Em relação ao caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
A manifestação inicialmente focal torna desnecessária a investigação com exames de imagem.Paciente, sexo masculino, 50 anos de idade, hipertenso há 10 anos, em uso de ramipril 10 mg, 1x ao dia, vai a consulta para realizar exames de rotina. Seu colesterol LDL é de 160 mg/dL, HDL de 35 mg/dL. Glicemia de jejum normal. Seus exames foram repetidos e confirmados os valores. Seu médico optou por utilizar atorvastatina na dose de 40 mg por dia, à noite.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
As doses mínimas de estatina parecem não ter efeito benéfico na redução do risco cardiovascular, sendo indicado doses médias a altas de estatinas.L. C. C. O., três anos de idade, sexo masculino, foi levado pela mãe ao pronto-socorro após apresentar quadro súbito de dor abdominal e choro intenso, seguidos por intervalos de melhora. A mãe relatou que, no terceiro episódio de dor, a criança apresentou fezes em geleia de morango e vômito, fato este que a motivou a procurar assistência médica.
No que se refere a esse caso hipotético, julgue os itens a seguir.
A obstrução intestinal mais comum, no lactente, é hérnia inguinal encarcerada.Considere hipoteticamente a ocorrência de um acidente do tipo explosão após um raio atingir certo tanque de combustível em uma usina onde vários funcionários estavam trabalhando. Uma vítima foi levada ao pronto-socorro pelos bombeiros com imobilização cervical e em prancha rígida, e, segundo o socorrista, apresentava grande lesão penetrante em hemitórax direito, PA de 90 mmHg x 60 mmHg, abertura ocular somente quando solicitado, pronunciando palavras desconexas, e com flexão anormal a estímulos dolorosos. Evoluiu com FAST negativo e estabilidade hemodinâmica. A respeito do caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir. O paciente apresentado sofreu trauma cranioencefálico moderado.
Paciente, sexo feminino, 28 anos de idade, chega ao respectivo clínico com queixa de mialgia, inquietude, perda de concentração e insônia. Afirma que, durante toda a vida, sempre sentiu uma considerável tensão muscular, mas que isso piorou nos últimos sete meses. Descreve-se como alguém que se preocupa muito e, desde que havia tido o primeiro filho, no ano anterior, sua preocupação tinha aumentado. Não consegue parar de se preocupar, mesmo quando se esforça ativamente para isso. Preocupa-se com uma série de situações a relação do Brasil com outros países; a recente crise nas escolas do país; o resultado das eleições nos EUA; a decisão do campeonato brasileiro; se ela e o marido conseguirão pagar a faculdade do filho; a saúde do marido; e o mercado de capitais e a atual crise econômica, ética, moral, política e social no país. Nega outros sintomas e o uso de substâncias.
Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
A idade média de início do transtorno é 30 anos. Os sintomas tendem a ser crônicos e têm remissões e recidivas ao longo da vida, flutuando entre formas sindrômicas e subsindrômicas do transtorno, e sendo as taxas de remissão completa muito baixas.Considere que um paciente do sexo feminino, 9 anos de idade, previamente hígida, chega à emergência levada pela mãe. Chega sonolenta, febril e hipotônica, e a mãe relata que a filha apresentou episódio de convulsão, tonico-clônica, os movimentos iniciaram em membro superior esquerdo e, após alguns minutos, a crise generalizou-se. Teve duração de pelo menos 5 minutos. No caminho entre a casa e a emergência, a criança apresentou novo episódio, idêntico ao primeiro. Ao exame físico, apresenta torpor, Tax = 39 ºC, oroscopia e otoscopia normais, sem sinais de meningismo ou esforço ventilatório.
Em relação ao caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
A manifestação da crise, com reentrância em menos de 24 horas, reforça a hipótese de convulsão febril.Paciente, sexo masculino, 50 anos de idade, hipertenso há 10 anos, em uso de ramipril 10 mg, 1x ao dia, vai a consulta para realizar exames de rotina. Seu colesterol LDL é de 160 mg/dL, HDL de 35 mg/dL. Glicemia de jejum normal. Seus exames foram repetidos e confirmados os valores. Seu médico optou por utilizar atorvastatina na dose de 40 mg por dia, à noite.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A cirrose hepática é contraindicação para o uso de rosuvastatina.L. C. C. O., três anos de idade, sexo masculino, foi levado pela mãe ao pronto-socorro após apresentar quadro súbito de dor abdominal e choro intenso, seguidos por intervalos de melhora. A mãe relatou que, no terceiro episódio de dor, a criança apresentou fezes em geleia de morango e vômito, fato este que a motivou a procurar assistência médica.
No que se refere a esse caso hipotético, julgue os itens a seguir.
A segunda complicação mais comum do divertículo de Meckel é a obstrução intestinal, a qual pode ser causada por hérnia de Littré.Considere hipoteticamente a ocorrência de um acidente do tipo explosão após um raio atingir certo tanque de combustível em uma usina onde vários funcionários estavam trabalhando. Uma vítima foi levada ao pronto-socorro pelos bombeiros com imobilização cervical e em prancha rígida, e, segundo o socorrista, apresentava grande lesão penetrante em hemitórax direito, PA de 90 mmHg x 60 mmHg, abertura ocular somente quando solicitado, pronunciando palavras desconexas, e com flexão anormal a estímulos dolorosos. Evoluiu com FAST negativo e estabilidade hemodinâmica. A respeito do caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir. No uso de métodos diagnósticos no trauma abdominal, os pacientes estáveis necessitam de exames adicionais após a realização de uma ultrassonografia negativa.
Paciente, sexo masculino, 31 anos de idade, é levado ao setor de emergência pelos vizinhos, depois de ter sido encontrado dizendo: foram as vozes que me mandaram fazer isso. Relata que, no último ano, percebeu que as pessoas não são quem elas dizem ser. Relata ouvir vozes dando-lhe ordens para fazer "coisas ruins" e que, em geral, existem duas ou três vozes falando. Nega usar drogas ou álcool, embora afirme já ter fumado maconha. Diz que interrompeu o hábito nos últimos seis meses, porque não tem mais dinheiro e porque a maconha contribuía para as vozes. Nega uso de medicamento.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O tratamento de pacientes com quadros de acatisia inclui a diminuição da dose do antipsicótico e a adição de α-adrenérgicos, especialmente a clonidina (0,1 mg/dia com aumento gradual de até 0,4 mg/dia) ou benzodiazepínicos.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...