Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente de 28 anos de idade, G2P1 com 37 semanas de gestação, 12 consultas de pré-natal, sorologias negativas, TS A positivo, coleta de Streptococcus do grupo B (vaginal e retal), ambas positivas, chega à emergência obstétrica relatando contrações e perda de líquido, que se iniciou há 1 hora. Ao exame físico geral, apresentou TA = 120/70, FC = 80, FR = 20, TAX = 36,5º. Ao exame físico obstétrico, observaram-se altura uterina = 35 cm, BCF = 150 batimentos por minuto, dinâmica uterina = 3 contrações efetivas em 10 minutos. Especular mostra que há líquido amniótico claro com vérnix fluindo pelo orifício cervical e, ao toque vaginal, o colo encontra-se amolecido, centrado, com 3 cm de dilatação; a apresentação é cefálica e não se toca bolsa residual. Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. A paciente deve ser internada e realizar cesariana o mais rápido possível.
Paciente do sexo feminino, 76 anos de idade, reside com a filha e foi avaliada no consultório médico após sofrer queda em casa, mas sem fratura. Nos últimos meses, a filha tem percebido que a mãe tem deixado de ir à igreja, fazer compras perto de casa e tem apresentado alteração do equilíbrio e medo de cair, além de sinais de desânimo e tristeza.
Com base nesse caso clínico e no assunto relacionado a quedas, julgue os itens a seguir.
A revisão dos medicamentos em uso é a conduta mais efetiva na modificação dos riscos de queda. Particularmente, o uso de drogas psicotrópicas está mais associada ao aumento de quedas. A dose do benzodiazepínico em uso está mais fortemente correlacionada ao risco do que a sua classificação como sendo de longa ou curta ação.Uma lactente, nascida a termo, com peso adequado, sem intercorrências no pré-natal e em sala de parto, recebeu alta da maternidade com 48 horas de vida. No sexto dia de vida, chega à emergência taquipneica, sudorética, taquicárdica, oligúrica, apresentando sinais de desconforto respiratório com tiragem intercostal e subcostal, fígado palpável a 3 cm do rebordo costal à direita. A ausculta pulmonar apresenta creptantes difusos, ausculta cardíaca com ritmo regular, em dois tempos; sopro sistólico 1+/6+ em bordo esternal esquerdo médio, sopro sistólico 3+/6 no dorso, em região interescapular à esquerda; pulsos em membros superiores: 4+/4+ em membros inferiores: 2+/4+. Exames laboratoriais com hemograma e marcadores inflamatórios normais.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A localização usual da coarctação da aorta é justaductal, imediatamente após a emergência da artéria subclávia esquerda.Paciente comparece ao posto de saúde para primeira consulta ginecológica. A menarca foi aos 12 anos de idade e iniciou relações sexuais há dois anos, com uso de preservativo.
Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Pela rotina do MS e INCA, se, após o primeiro exame, vier no laudo lesão intraepitelial de baixo grau, deve-se repetir o exame citopatológico em seis meses, na unidade de atenção primária.Paciente de 70 anos de idade, sexo feminino, previamente hígida, vai com o próprio filho ao hospital, pois encontra-se chorosa, anedônica. Na anamnese, refere que vem apresentando episódios de insônia terminal. O médico geriatra então aplica a escala de depressão geriátrica (GDS), que se encontra em 10. São solicitados exames laboratoriais, que se apresentam todos normais. Inicia-se então citalopram 20 mg e clonazepam 2 mg associado até o retorno. Após dois meses, a paciente retorna sonolenta, porém mais disposta. Realizado nova escala GDS = 6.
Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Clonazepam deverá ser substituído por lorazepam, pois o mesmo tem uma meia vida mais curta, logo tem menos toxicidade.Paciente de 28 anos de idade, G2P1 com 37 semanas de gestação, 12 consultas de pré-natal, sorologias negativas, TS A positivo, coleta de Streptococcus do grupo B (vaginal e retal), ambas positivas, chega à emergência obstétrica relatando contrações e perda de líquido, que se iniciou há 1 hora. Ao exame físico geral, apresentou TA = 120/70, FC = 80, FR = 20, TAX = 36,5º. Ao exame físico obstétrico, observaram-se altura uterina = 35 cm, BCF = 150 batimentos por minuto, dinâmica uterina = 3 contrações efetivas em 10 minutos. Especular mostra que há líquido amniótico claro com vérnix fluindo pelo orifício cervical e, ao toque vaginal, o colo encontra-se amolecido, centrado, com 3 cm de dilatação; a apresentação é cefálica e não se toca bolsa residual. Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. A paciente deve ser internada para resolução da gestação.
Paciente do sexo feminino, 76 anos de idade, reside com a filha e foi avaliada no consultório médico após sofrer queda em casa, mas sem fratura. Nos últimos meses, a filha tem percebido que a mãe tem deixado de ir à igreja, fazer compras perto de casa e tem apresentado alteração do equilíbrio e medo de cair, além de sinais de desânimo e tristeza.
Com base nesse caso clínico e no assunto relacionado a quedas, julgue os itens a seguir.
O consumo de baixas doses de álcool diariamente está associado ao aumento no risco de quedas.Uma lactente, nascida a termo, com peso adequado, sem intercorrências no pré-natal e em sala de parto, recebeu alta da maternidade com 48 horas de vida. No sexto dia de vida, chega à emergência taquipneica, sudorética, taquicárdica, oligúrica, apresentando sinais de desconforto respiratório com tiragem intercostal e subcostal, fígado palpável a 3 cm do rebordo costal à direita. A ausculta pulmonar apresenta creptantes difusos, ausculta cardíaca com ritmo regular, em dois tempos; sopro sistólico 1+/6+ em bordo esternal esquerdo médio, sopro sistólico 3+/6 no dorso, em região interescapular à esquerda; pulsos em membros superiores: 4+/4+ em membros inferiores: 2+/4+. Exames laboratoriais com hemograma e marcadores inflamatórios normais.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A anormalidade cardíaca mais comumente associada à coarctação de aorta é a válvula aórtica bicúspide.Paciente comparece ao posto de saúde para primeira consulta ginecológica. A menarca foi aos 12 anos de idade e iniciou relações sexuais há dois anos, com uso de preservativo.
Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Pela rotina do MS e INCA, se, após o primeiro exame, vier no laudo atipias de significado indeterminado em células escamosas possivelmente não neoplásicas, deve-se realizar colposcopia.Paciente de 70 anos de idade, sexo feminino, previamente hígida, vai com o próprio filho ao hospital, pois encontra-se chorosa, anedônica. Na anamnese, refere que vem apresentando episódios de insônia terminal. O médico geriatra então aplica a escala de depressão geriátrica (GDS), que se encontra em 10. São solicitados exames laboratoriais, que se apresentam todos normais. Inicia-se então citalopram 20 mg e clonazepam 2 mg associado até o retorno. Após dois meses, a paciente retorna sonolenta, porém mais disposta. Realizado nova escala GDS = 6.
Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A paciente teve, após dois meses, uma resposta parcial ao antidepressivo, logo, orienta-se aumentar a dose para se obter resposta plena.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...