Lista completa de Questões de Medicina da MSConcursos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O diabete melito (DM) não é uma única doença, mas um grupo heterogêneo de distúrbios metabólicos que apresentam em comum a hiperglicemia. Essa hiperglicemia é o resultado de defeitos na ação da insulina, na secreção de insulina ou em ambos. A classificação atual do DM é baseada na etiologia e não no tipo de tratamento. Sendo assim, assinale a alternativa CORRETA:
O tratamento específico da pessoa com hanseníase, indicado pelo Ministério da Saúde, é a poliquimioterapia padronizada pela Organização Mundial de Saúde. É administrada através de esquemapadrão, de acordo com a classificação operacional do doente em Pauci ou Multibacilar. Nos casos Paucibacilares, qual é o tempo de tratamento?
identificação precoce dos casos de dengue é de vital importância para a tomada de decisões e a implementação de medidas de maneira oportuna, visando principalmente ao controle da doença. Sobre o diagnóstico sorológico, que é o método de escolha para o diagnóstico da dengue, podese afirmar, EXCETO:
A Febre Reumática (FR) é uma doença que está frequentemente associada à pobreza e às más condições de vida. Assim, apesar da reconhecida redução da incidência da FR nas últimas décadas nos países desenvolvidos, com consequente redução na prevalência da Cardiopatia Reumática Crônica (CRC), a FR permanece como um grande problema de saúde pública, principalmente nos países em desenvolvimento. Sobre a FR, assinale a alternativa INCORRETA:
O tratamento medicamentoso da Insuficiência Cardíaca é composto por diversos fármacos, dentre os quais está a Digoxina. Segundo a III Diretriz Brasileira de Insuficiência Cardíaca Crônica, o uso deste fármaco está recomendado para pacientes com fração de ejeção ventricular esquerda:
A angina usualmente acomete portadores de doença arterial coronariana com comprometimento de, pelo menos, uma artéria epicárdica. Entretanto, pode também ocorrer em casos de doença cardíaca valvar, cardiomiopatia hipertrófica e hipertensão não controlada. Conceitualmente, a angina típica caracterizase por, EXCETO:
Abrangendo aproximadamente 10% dos hipertensos, a hipertensão secundária é, muitas vezes, curável, o que pode beneficiar um grande número de pacientes, desonerando o sistema de saúde. Uma de suas causas é o Feocromocitoma, uma neoplasia rara. Clinicamente, a hipertensão está presente em mais de 90% dos pacientes, sustentada ou paroxística, podendo associarse à tríade característica de cefaléia, sudorese e palpitações. O seu diagnóstico é baseado na:
Sonolência diurna excessiva, paralisia do sono, cataplexia, alucinações hipnagógicas e sono noturno fragmentado caracterizam o quadro de:
Síndrome de KleineLevin.
Distúrbios dos Movimentos Periódicos dos Membros.
Narcolepsia.
Síndrome das Pernas Inquietas.
Hipersonia póstraumática.
Dentre as formas de síndromes parkinsonianas abaixo citadas, qual faz parte da Síndrome ParkinsonPlus?
Paralisia Supranuclear Progressiva.
Atrofia Multissistêmica.
Degeneração Ganglionar CórticoBasal.
Doença por Corpúsculos de Lewy Difusos.
Todas as alternativas acima estão corretas.
Assinale a alternativa INCORRETA quanto à Síndrome de Garcin:
É conhecida como Neuropatia Craniana Múltipla.
A principal causa é neoplasia (principalmente tumores que acometem a metade da base do crânio).
Acomete exclusivamente o III, IV e VI nervos cranianos.
O principal diagnóstico diferencial é a miastenia gravis.
Pode ser manifestação de sarcoidose e síndrome de Sjogren.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...