Lista completa de Questões de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa que corresponde à enfermidade que apresenta as seguintes características: manifesta-se com dor tipo queimação e rubor nas extremidades, distribuição assimétrica com acometimento de dedos das mãos e dos pés; os exercícios moderados podem exacerbar o quadro e consegue-se melhora dos sintomas com o uso de ácido acetilsalicílico.
Eritromelalgia.
Eritermalgia.
Tromboangeíte obliterante.
Distrofia simpática reflexa.
Acrocianose
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a afirmação abaixo. A antibioticoterapia empírica inicial mais apropriada para tratar empiemas subdurais originados em sinusopatias é:
cefotriaxona + vancomicina.
vancomicina + amicacina.
amicacina + metronidazol.
cefotriaxona + metronidazol.
ciprofloxacina + gentamicina.
Assinale a alternativa CORRETA. O sinal da cimitarra é característico da:
síndrome do aprisionamento da artéria poplítea.
trombose aguda da artéria poplítea.
doença cística da artéria poplítea.
displasia fibromuscular da artéria poplítea.
embolia da artéria poplítea.
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a afirmação abaixo. Um lactente de 4 meses apresentou 3 crises parciais motoras (a última delas foi prolongada, secundariamente generalizada, requerendo o uso de diazepam por via EV); desde o dia anterior apresentava febre. O exame realizado logo após a interrupção da crise mostrava: depressão da consciência e ausência de rigidez da nuca. O manejo inicial obrigatoriamente deve ser:
prescrição de fenobarbital para evitar a recorrência das crises.
obtenção de LCR para descartar infecção do SNC.
realização de TC de crânio para descartar lesões focais.
prescrição de hidratação e observação da evolução.
realização de EEG para definir tratamento com anticonvulsivante.
Em relação à endarterectomia carotídea, assinale a alternativa CORRETA.
Pacientes submetidos à anestesia loco-regional apresentam menos eventos neurológicos no pós-operatório em comparação aos pacientes submetidos à anestesia geral.
Pacientes submetidos à endarterectomia por eversão apresentam menor chance de reestenose a longo prazo quando comparados a pacientes submetidos à endarterectomia por técnica convencional com utilização de remendo.
O acidente vascular cerebral perioperatório é ocasionado, na maioria das vezes, por microembolização durante a manipulação cirúrgica.
A utilização sistemática de shunt intraoperatório reduz significativamente o risco de eventos neurológicos.
A utilização da eletroencefalografia intraoperatória é muito segura, sendo o melhor exame para monitorização cerebral.
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a afirmação abaixo. Um escolar de 10 anos é atendido numa clínica de fisioterapia desde lactente, por apresentar movimentos e posturas anormais que se acentuam ao longo de cada dia. Ao exame, observam-se distonias nos membros, reflexos musculares profundos vivos e clono nos pés. O diagnóstico mais provável é:
paralisia cerebral mista.
distonia induzida por drogas.
desordem mitocondrial.
intoxicação intermitente por monóxido de carbono.
doença de Segawa.
Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o nervo mais comumente acometido durante as manobras cirúrgicas de uma endarteretomia carotídea.
Nervo hipoglosso.
Nervo vago.
Ramo mandibular do nervo facial.
Nervo laríngeo superior.
Nervo glossofaríngeo.
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a afirmação abaixo. As seguintes drogas podem produzir coreia, exceto:
carbamazepina.
hidantoína.
metilfenidato.
lítio.
fenotiazinas.
Homem de 70 anos, previamente assintomático, foi submetido a ultrassom Doppler de carótidas que revelou oclusão da artéria carótida interna esquerda e estenose de 90% na carótida interna direita. Foi submetido à endarterectomia da carótida direita com sucesso, recebendo alta no 2o dia pós-operatório. Após 3 dias, o paciente retornou apresentando quadro de crise hipertensiva, cefaleia intensa temporal direita e, no pronto atendimento, apresentou convulsão tônico-clônica generalizada. A hipótese diagnóstica mais provável é:
acidente vascular cerebral isquêmico.
síndrome de hiperperfusão.
enxaqueca.
neuropatia do auricular maior.
vasoespasmo
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a afirmação abaixo. Aos 5 meses de idade um lactente passa a apresentar hipotonia, irritabilidade, sobressaltos aos ruídos e espasmos infantis. Ao exame, realizado aos 10 meses de vida, observa-se amaurose, atrofia de papilas ópticas, episódios de opistótono precipitados por estímulos externos, espasticidade e ausência de reflexos musculares profundos. O exame do LCR mostrou nível normal de proteínas. O diagnóstico mais provável é:
leucodistrofia metacromática.
doença de Alexander.
doença de Alexander.
leucodistrofia de células globoides.
doença de Tay-Sachs.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...