Lista completa de Questões de Meio Ambiente do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O turismo, de forma geral, é reconhecido como um fenômeno social que consiste no envolvimento dos indivíduos ou grupo de pessoas que, fundamentalmente, por motivos de recreação, descanso, cultura, negócios ou saúde, saem de seu local de residência habitual e por conta dessa ação geram múltiplas interrelações de importância social, econômica e cultural para o destino. O turismo rural e o ecoturismo são atividades turísticas que têm apresentado um enorme crescimento territorial, não desconsiderando qualquer região do país. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.
No turismo rural, a simplicidade e originalidade da vida no campo constituem um diferencial. Contudo, a artificialização da propriedade rural também constitui um atrativo.
A zona costeira brasileira é uma unidade territorial definida em legislação para efeito ambiental e objeto do Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro, mantendo, na região Sudeste, forte contato com o bioma mata atlântica, com menos de 5% de sua cobertura original. Devido a sua importância para a biodiversidade, mereceu uma avaliação específica quanto às áreas prioritárias para conservação da biodiversidade: zonas costeira e marinha.
A respeito do texto acima e do assunto nele tratado, julgue os itens a seguir.
O bioma terrestre mencionado é um dos biomas brasileiros alvo do tráfico de animais silvestres voltado para o setor farmacológico.
A zona costeira brasileira é uma unidade territorial definida em legislação para efeito ambiental e objeto do Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro, mantendo, na região Sudeste, forte contato com o bioma mata atlântica, com menos de 5% de sua cobertura original. Devido a sua importância para a biodiversidade, mereceu uma avaliação específica quanto às áreas prioritárias para conservação da biodiversidade: zonas costeira e marinha.
A respeito do texto acima e do assunto nele tratado, julgue os itens a seguir.
O bioma terrestre mencionado é, junto com a Amazônia, um dos dois hotspots brasileiros segundo o conceito criado por Norman Myers em 1988.
A zona costeira brasileira é uma unidade territorial definida em legislação para efeito ambiental e objeto do Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro, mantendo, na região Sudeste, forte contato com o bioma mata atlântica, com menos de 5% de sua cobertura original. Devido a sua importância para a biodiversidade, mereceu uma avaliação específica quanto às áreas prioritárias para conservação da biodiversidade: zonas costeira e marinha.
A respeito do texto acima e do assunto nele tratado, julgue os itens a seguir.
Entre os ambientes marinhos, os manguezais e os recifes de corais constituem os mais frágeis e ameaçados.
A zona costeira brasileira é uma unidade territorial definida em legislação para efeito ambiental e objeto do Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro, mantendo, na região Sudeste, forte contato com o bioma mata atlântica, com menos de 5% de sua cobertura original. Devido a sua importância para a biodiversidade, mereceu uma avaliação específica quanto às áreas prioritárias para conservação da biodiversidade: zonas costeira e marinha.
A respeito do texto acima e do assunto nele tratado, julgue os itens a seguir.
A matriz energética com base no petróleo constitui elemento de pressão antrópica sobre a zona marinha.
A zona costeira brasileira é uma unidade territorial definida em legislação para efeito ambiental e objeto do Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro, mantendo, na região Sudeste, forte contato com o bioma mata atlântica, com menos de 5% de sua cobertura original. Devido a sua importância para a biodiversidade, mereceu uma avaliação específica quanto às áreas prioritárias para conservação da biodiversidade: zonas costeira e marinha.
A respeito do texto acima e do assunto nele tratado, julgue os itens a seguir.
Elevadas concentrações de nutrientes, gradientes de temperatura e variações de salinidade são encontradas na zona costeira e constituem fatores que aumentam a importância dessa região para a conservação ambiental e manutenção de sua biodiversidade.
A zona costeira brasileira é uma unidade territorial definida em legislação para efeito ambiental e objeto do Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro, mantendo, na região Sudeste, forte contato com o bioma mata atlântica, com menos de 5% de sua cobertura original. Devido a sua importância para a biodiversidade, mereceu uma avaliação específica quanto às áreas prioritárias para conservação da biodiversidade: zonas costeira e marinha.
A respeito do texto acima e do assunto nele tratado, julgue os itens a seguir.
A zona costeira apresenta um mosaico de ecossistemas.
Professores de 5.ª a 8.ª série de uma escola decidem levar os alunos para vivenciarem uma trilha ecológica em uma UC. Para avaliar o efeito da trilha sobre o aprendizado, os professores decidiram, em cada turma, realizar um teste de múltipla escolha antes e outro após a visitação. Um grupo de alunos que não foi à UC também participou do programa de avaliação, sendo submetido aos dois testes.
A respeito da situação hipotética descrita acima, julgue os itens que se seguem.
A avaliação proposta atende a um dos princípios básicos da educação ambiental segundo a PNEA.
Professores de 5.ª a 8.ª série de uma escola decidem levar os alunos para vivenciarem uma trilha ecológica em uma UC. Para avaliar o efeito da trilha sobre o aprendizado, os professores decidiram, em cada turma, realizar um teste de múltipla escolha antes e outro após a visitação. Um grupo de alunos que não foi à UC também participou do programa de avaliação, sendo submetido aos dois testes.
A respeito da situação hipotética descrita acima, julgue os itens que se seguem.
A hipótese nula dessa pesquisa é a de que não há diferença significativa entre os dois grupos de estudantes (os que forem e os que não forem na trilha).
Professores de 5.ª a 8.ª série de uma escola decidem levar os alunos para vivenciarem uma trilha ecológica em uma UC. Para avaliar o efeito da trilha sobre o aprendizado, os professores decidiram, em cada turma, realizar um teste de múltipla escolha antes e outro após a visitação. Um grupo de alunos que não foi à UC também participou do programa de avaliação, sendo submetido aos dois testes.
A respeito da situação hipotética descrita acima, julgue os itens que se seguem.
O segundo teste, a ser aplicado aos estudantes que vivenciaram a trilha, deve ser feito na escola, no primeiro dia de aula subseqüente à visita.
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