Lista completa de Questões de Meio Ambiente do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A resposta de uma bacia hidrográfica, isto é, a variação da vazão no tempo após uma precipitação, depende de vários fatores: físicos, climáticos e antrópicos, dentre os quais podemos citar o solo, a vegetação, a intensidade e a duração da chuva. Em relação à resposta de uma bacia hidrográfica, é correto afirmar que:
após a construção de um reservatório, temos como resposta um tempo de pico menor que o anterior à construção, relativo à mesma precipitação.
quanto mais urbanizada uma região, maior é o volume de cheia e menor o tempo de pico.
quanto maior o tempo de recorrência da precipitação, menor o valor da vazão correspondente.
quanto maior a quantidade de vegetação na bacia, maior é o volume de cheia e menor o tempo de pico
quanto maior a declividade da bacia, menor é o volume de cheia e maior o tempo de pico.
Ao construir uma ponte na foz da bacia hidrográfica acima, considere que a intensidade máxima média da precipitação sobre toda a área da bacia, para o tempo de recorrência exigido pelo contratante, é de 25 mm/h. A vazão de dimensionamento do vão da ponte pelo Método Racional, em m3/s, é:
20
17,5
15
12,5
10
Um importante índice de umidade do ar é a umidade específica. Qual é a definição deste índice?
Razão entre a massa de vapor d'água e a massa de ar úmido que a contém.
Relação entre a quantidade de vapor d'água existente no ar e a quantidade de vapor d'água necessária para saturá-lo.
Relação entre a massa de vapor d'água e o volume de ar que a contém.
Quociente entre a massa de vapor d'água e a massa de ar seco com a qual o vapor se mistura.
Temperatura na qual o ar se torna saturado após ser resfriado isobaricamente.
Para se calcular a precipitação média em uma bacia é necessário utilizar as observações das estações pluviométricas que têm influência sobre esta. Pelo Método de Thiessen, a precipitação média sobre a bacia hipotética da figura acima definida topograficamente pelas linhas em negrito, sabendo que as precipitações dos postos são: A = 30 mm, B = 55 mm, C = 60 mm, D = 40 mm, E = 25 mm e F = 48 mm, em mm, é:
42
43
45
48
50
A tabela abaixo apresenta a resposta de uma bacia hidrográfica à ação de uma chuva com altura de 10 mm e duração de 1 h.
Se ocorrer nessa bacia uma precipitação de 20 mm, seguida de uma precipitação de 30 mm, ambas com duração de 1 hora, qual o valor da vazão de pico e em que tempo ocorrerá esta vazão, respectivamente?
45 m3/s e 2 h
69 m3/s e 3 h
69 m3/s e 2 h
75 m3/s e 3 h
75 m3/s e 2 h
Qual a probabilidade de uma cheia maior ou igual à cheia de 25 anos ocorrer nos próximos 2 anos?
96,0%
90,0%
19,0%
9,75%
7,84%
As chuvas ácidas são um importante impacto de caráter global decorrente do setor de produção de energia. Em relação a este fenômeno, qual é a afirmativa INCORRETA?
As precipitações, em geral, são levemente básicas, devido à dissolução de gases, especialmente o CO2.
Os vulcões são uma fonte natural de precipitações ácidas
A combustão do carvão e de derivados de petróleo, bem como a fabricação de fertilizantes, são fontes das emissões de dióxido de enxofre (SO2).
O lançamento de gases na atmosfera a partir de fontes poluidoras do ar, principalmente de dióxidos de enxofre (SO2) e de óxidos de nitrogênio (NOx), contribui para aumentar a acidez das águas, formando as chuvas ácidas.
São consideradas ácidas as chuvas com pH inferior a 5,6, podendo chegar, em regiões industriais da Europa e dos EUA, a atingir pH da ordem de 3.
O planejamento do setor elétrico vem se deparando com o desafio de atender ao crescimento esperado da demanda e, ao mesmo tempo, buscar a manutenção de níveis de tarifa aceitáveis. Das fontes apresentadas abaixo, qual apresenta os maiores custos de oferta de energia elétrica (tarifa de equilíbrio em R$ / MWh) em um cenário médio que leve em conta a vida útil, a potência, os custos de implantação, de financiamento, de operação e manutenção, de transmissão e de impostos e taxas?
PCH.
Hidrelétrica.
Termelétrica a Gás Natural Ciclo Combinado.
Co-geração com Bagaço de Cana.
Eólica.
Na implantação de um empreendimento, tal como uma usina hidroelétrica, uma proposta para uma avaliação do impacto ambiental seria iniciar-se com um diagnóstico, pois este permite uma visão geral da área geográfica em estudo. Sob o ponto de vista do desenvolvimento sustentável e da conservação dos recursos naturais, considere as afirmações que se seguem. I - A visão geral, obtida num diagnóstico ambiental, deve ser construída a partir das observações dos aspectos ambientais de situações que podem ser modificadas com a implantação do empreendimento. II - O diagnóstico ambiental do empreendimento deve ser composto pela completa descrição e análise dos recursos ambientais e suas interações, tal como existem, de modo a caracterizar a situação ambiental da área antes da implantação do empreendimento. III - No diagnóstico ambiental inicial devem ser considerados o meio físico, o meio biológico e os ecossistemas naturais, bem como o meio socioeconômico. Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):
I, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
E) I, II e III.
"Na visualização megageomorfológica de um território tão vasto
quanto o brasileiro é necessário rever a problemática das
velhas e modernas superfícies de aplainamento. Trata-se de
uma área da geomorfologia clássica – de raízes
davisianas – inteiramente revista e fortalecida
conceitualmente, durante a metade do século XX (...)."
Ab'Saber, A., 1998, p. 81
A correta interpretação da passagem destacada no texto
acima permite afirmar que se trata de um(a):
desmantelamento da teoria probabilística da evolução do modelado.
apresentação dos princípios teóricos dos modelos evolutivos cíclicos.
refutação crítica dos geomorfólogos à teoria do equilíbrio dinâmico.
leitura crítica da teoria dos estágios do ciclo de erosão.
evidência da fragilidade teórica inerente aos estudos geomorfológicos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...