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Mais de 50 estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dolores Alcaraz Caldas e do Centro Municipal dos Trabalhadores Paulo Freire participaram, na manhã de 25/8/2008, do lançamento da primeira Cartilha de Educação Ambiental em braile do país, em Porto Alegre – RS. Os alunos com necessidades especiais puderam participar de trilha interpretativa orientada, sob coordenação da Equipe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, além de brincadeiras com um jogo de memória com cubos de madeira e sementes, elaborado pelos estagiários da equipe de educação ambiental.
Acerca do assunto abordado no texto, julgue os itens de 106 a 111.
O docente que atua na educação especial deve receber capacitação específica no que se refere a conhecimentos, habilidade e competência para lidar com temáticas ambientais e educação ambiental.
A avaliação de impacto ambiental conta com uma grande variedade de métodos que podem ser agrupados em categorias como: listagens, matrizes, diagramas de fluxo e mapas de superposição. Com relação a estes métodos é correto afirmar que
matrizes são tabelas bidimensionais que apresentam as atividades humanas em um eixo e indicadores de impactos em outro, cuja vantagem consiste no fato de incorporar relações de causa e efeito.
listagens são inventários extensivos de efeitos ambientais e indicadores de impactos, cuja vantagem consiste no fato de o analista ter em mãos a totalidade dos impactos possíveis.
diagramas de fluxo permitem visualizar a conexão entre a atividade humana e o impacto, com a vantagem de serem representações muito simples independentemente do tipo de atividade.
mapas de superposição utilizam a sobreposição de cartas temáticas referentes a diferentes compartimentos ambientais, com a desvantagem de não contemplar fatores como vulnerabilidade.
listagens são inventários completos de efeitos ambientais e indicadores de impactos, cuja desvantagem é não servir para a avaliação de todos os tipos de impactos.
Mais de 50 estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dolores Alcaraz Caldas e do Centro Municipal dos Trabalhadores Paulo Freire participaram, na manhã de 25/8/2008, do lançamento da primeira Cartilha de Educação Ambiental em braile do país, em Porto Alegre – RS. Os alunos com necessidades especiais puderam participar de trilha interpretativa orientada, sob coordenação da Equipe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, além de brincadeiras com um jogo de memória com cubos de madeira e sementes, elaborado pelos estagiários da equipe de educação ambiental.
Acerca do assunto abordado no texto, julgue os itens de 106 a 111.
A educação para portadores de necessidades especiais está plenamente contemplada nas diretrizes e bases da educação nacional, constando explicitamente no artigo 3 da Lei n.º 9.394/1996, que trata dos princípios e fins da educação nacional.
O crescimento exacerbado da população humana deixa suas marcas por todo o planeta sob a forma dos mais variados tipos de impactos ambientais, os quais podem ser definidos como alterações em componentes
bióticos dos ecossistemas que resultam em queda da ciclagem de nutrientes e aumento da equitatividade de espécies.
abióticos dos ecossistemas que resultam em queda da atividade dos decompositores, com consequente acúmulo de detritos.
abióticos dos ecossistemas que resultam em queda da produtividade primária e diminuição da riqueza de espécies.
abióticos ou bióticos dos ecossistemas que resultam em contaminação de certos organismos e consequente biomagnificação.
abióticos e/ou bióticos dos ecossistemas que resultam em mudanças no seu funcionamento e/ou estrutura das comunidades.
Uma definição de Gestão Ambiental capaz de abranger corretamente a totalidade das ações humanas relacionadas ao meio ambiente envolveria:
gestão de recursos naturais de forma a garantir o equilíbrio entre os interesses sociais e econômicos.
ações de administração, gestão ou regência relacionadas ao conjunto de componentes do meio ambiente.
ações administrativas de controle e redução de impactos ambientais, por meio de legislação e normas.
conjunto de ações administrativas voltadas à mitigação dos impactos ambientais antrogênicos.
controle de bens e serviços dos ecossistemas de maneira a garantir a sustentabilidade socioeconômica.
O Protocolo de Kyoto institui um Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, que tem como objetivo permitir que Nações
não incluídas do Anexo I comprem reduções certificadas de emissão de projetos desenvolvidos em Nações do Anexo I.
não incluídas no Anexo I atinjam o desenvolvimento sustentável por meio do desenvolvimento de projetos em parceria com nações desenvolvidas.
incluídas no Anexo I desenvolvam projetos em parceria entre si que permitam a produção de reduções certificadas de emissão.
signatárias do protocolo, incluídas ou não no Anexo I, alcancem o desenvolvimento sustentável sem emitir carbono.
controle de bens e serviços dos ecossistemas de maneira a garantir a sustentabilidade socioeconômica.
A agenda 21 é um documento operacional da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio-92, que
serve como base de planejamento para o desenvolvimento sustentável, conciliando preservação ambiental, justiça ambiental e eficiência econômica.
parte do princípio de que todas as nações têm direito ao desenvolvimento, o que requer um impulso às atividades econômicas convencionais.
desconsidera a importância da conservação de ecossistemas frágeis, apesar de estarem sujeitos à desertificação como resultado das atividades humanas.
responsabiliza o governo federal pela criação da agenda e sua aplicação em todos os níveis, consultando a sociedade civil, se necessário.
falha por não tocar na necessidade de mudanças nos hábitos de consumo, uma condição essencial para o alcance do desenvolvimento sustentável.
As análises das temáticas ambientais têm incorporado, cada vez mais, as questões econômicas, deixando clara sua indissociabilidade. Esta tendência pode ser explicada, entre outros motivos, pelo fato de
a composição e a estrutura dos ecossistemas responderem positivamente às tecnologias ambientalmente responsáveis.
os produtos de tecnologia verde serem responsáveis por um incremento no consumo de bens e serviços ambientais outrora escassos.
os produtos industrializados resultarem em custos ambientais que, uma vez revertidos, causam impactos sobre o mercado consumidor.
os componentes e aspectos funcionais dos ecossistemas passarem a ser reconhecidos como bens e serviços ambientais passíveis de valoração.
o meio ambiente passar a ser considerado um bem público, que gera externalidades de alto valor agregado.
Risco ambiental pode ser definido como a probabilidade de um perigo potencial se manifestar em um dado período. Sobre a avaliação de riscos ambientais considere:
I. Trata-se de um processo anterior e fundamental para a identificação de zonas de vulnerabilidade ambiental.
II. Trata-se de um processo de decisão sobre a tolerabilidade do risco que compara o risco estimado com o considerado tolerável a fim de determinar o nível de significância do risco.
III. A maioria das metodologias utiliza as etapas de identificação, caracterização e priorização dos riscos, sendo que a combinação das duas últimas é denominada análise de risco.
IV. A caracterização do risco associa valores de frequência ou probabilidades às consequências de um risco.
V. Permite avaliar os riscos que as atividades humanas impõem ao ambiente.
Está correto o que se afirma APENAS em
I, II, III e IV.
I, II e V.
II, III, IV e V.
II, III e V.
II, IV e V.
Considere que o governo federal tenha que decidir sobre o emprego de verbas para a melhoria dos serviços de saúde de diferentes regiões, priorizando as áreas mais carentes. Neste sentido, deveriam ser considerados indicadores demográficos, socioeconômicos, de recursos, de mortalidade, de morbidade e fatores de risco, respectivamente,
cobertura vacinal, razão de renda, número de internações hospitalares por habitante, mortalidade perinatal e prevalência de aleitamento materno.
população total, taxa de analfabetismo, cobertura de coleta de lixo, mortalidade por neoplasias malignas e doenças congênitas.
proporção de idosos na população, taxa de desemprego, número de leitos hospitalares por habitante, mortalidade infantil e incidência de doenças transmissíveis.
razão de sexos, níveis de escolaridade, cobertura de planos privados de saúde, taxa de incidência por neoplasias malignas e doenças cardíacas.
grau de urbanização, nível de industrialização, cobertura de esgotamento sanitário, mortalidade proporcional por idade e despesa familiar com saúde.
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