Questões de Meio Ambiente da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Meio Ambiente da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Diversos são os meios para o controle e abatimento das emissões de poluentes para a atmosfera. Diante dessa diversidade, uma ação efetiva de controle e abatimento é a que

  • A.

    recomenda a queima de carvão sólido em lugar de queimar carvão liquefeito ou gaseificado para o controle da emissão de material particulado.

  • B.

    remove material particulado com precipitadores eletrostáticos, que são equipamentos baseados na utilização de camadas de filtros tubulares que aprisionam as partículas.

  • C.

    remove partículas pequenas, menores que 50 μm, através da deposição gravitacional, por meio de coletores gravitacionais.

  • D.

    separa partículas de gases com o separador ciclônico, que é um equipamento que atua por meio de um processo de lavagem do poluente.

  • E.

    reduz a formação de CO na combustão de motores de automóveis pela utilização de misturas mais ricas em oxigênio.

Nos últimos anos, o tema mudanças climáticas ocupa lugar de destaque nos debates da comunidade científica internacional. Os efeitos catastróficos previstos para a ecosfera exigem medidas urgentes para a preservação do planeta. Nessa ampla discussão, é consenso afirmar que

  • A.

    a superfície do planeta tem experimentado um abaixamento de temperatura, devido à emissão dos chamados gases de efeito estufa.

  • B.

    a chuva ácida é um fenômeno localizado que afeta os países de clima muito frio, por meio da ação do gás carbônico sobre as geleiras.

  • C.

    a destruição da camada de ozônio impede que as radiações ultravioleta atinjam a superfície do solo e, com isso, reduz a produtividade agrícola.

  • D.

    o smog fotoquímico é a poluição do ar, sobretudo em áreas urbanas, por ozônio e outros compostos originados por reações fotoquímicas causadas pela luz solar.

  • E.

    os países industrializados autorizam os países em desenvolvimento a aumentarem suas emissões de gases de efeito estufa, por meio do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo – MDL.

São exemplos de poluentes atmosféricos primário e secundário, respectivamente,

  • A.

    monóxido de carbono (CO) e ácido sulfúrico (H2SO4).

  • B.

    monóxido de carbono (CO) e óxido de nitrogênio (NOx).

  • C.

    ácido sulfúrico (H2SO4) e óxido de nitrogênio (NOx).

  • D.

    óxido de nitrogênio (NOx) e dióxido de enxofre (SO2).

  • E.

    dióxido de enxofre (SO2) e monóxido de carbono (CO).

Há um processo de pré-tratamento para remediação de solos, aos quais são misturados aditivos com rejeitos ou solos contaminados, objetivando minimizar a taxa de migração de contaminantes no meio ambiente e promover uma transformação química e/ou física dos resíduos ou dos contaminantes dissolvidos no solo de maneira a diminuir sua toxicidade. Tal processo é denominado

  • A.

    soil flushing.

  • B.

    estabilização.

  • C.

    air sparging.

  • D.

    stripping de vapor do solo.

  • E.

    pump and treat.

  • A.

    o processo é primordialmente anaeróbio durante a fase termófila.

  • B.

    o pH diminui na primeira metade da fase termófila.

  • C.

    a temperatura é maior na fase mesófila do que na fase termófila.

  • D.

    a relação carbono / nitrogênio ideal para início do processo é de 10 / 1.

  • E.

    a relação carbono / nitrogênio cai com o decorrer do processo.

A população de uma cidade é de 10.000 habitantes. Nela, a geração per capita de lixo obtida por um processo de amostragem é de 0,76 kg/hab.dia. O único aterro da cidade recebe todo o lixo coletado, e o nível de atendimento atual dos serviços de coleta de lixo é de 82%, com a compressividade de ¼. Com base nesses dados, a quantidade de lixo que atualmente vai para o aterro da cidade, em kg/dia, é

  • A.

    1.368

  • B.

    1.558

  • C.

    6.232

  • D.

    7.600

  • E.

    24.928

Essa Norma classifica os resíduos sólidos, quanto aos riscos potenciais à saúde humana ou de contaminação do meio ambiente, em perigosos (classe I); em não perigosos não inertes (classe IIA) e em não perigosos inertes (classe IIB). Um exemplo de resíduo classe IIB são as(os)

  • A.

    embalagens de fertilizantes.

  • B.

    pilhas e baterias.

  • C.

    lâmpadas fluorescentes.

  • D.

    pedras britadas.

  • E.

    papéis e papelões.

Do ponto de vista conceitual, o desenvolvimento sustentável deve

  • A. gerar o crescimento econômico pela maximização do capital social.
  • B. fomentar as redes de cooperação entre empresas e territórios produtivos.
  • C. garantir a satisfação das necessidades humanas no presente e futuro.
  • D. alavancar o empreendedorismo em nível local, regional e nacional.
  • E. promover o avanço tecnológico com base nos distritos industriais.

A sustentabilidade é um conceito fundamental na política de segurança do meio ambiente e da saúde, nas empresas. Esse conceito visa a

  • A.

    buscar, permanentemente, o aumento de produtividade e do crescimento econômico, gerando emprego e renda.

  • B.

    preservar as fontes de recursos naturais, evitando uma maior exploração desses recursos, de modo a evitar a degradação ambiental.

  • C.

    conciliar produção e crescimento econômico com preservação dos recursos naturais.

  • D.

    demonstrar a total incompatibilidade entre crescimento econômico, geração de emprego, renda e preservação ambiental.

  • E.

    manter os lucros da empresa, melhorando as condições de trabalho dos funcionários.

A Análise de Risco Ambiental realizada dentro do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) para a instalação de um projeto de perfuração de petróleo e gás apresentou a seguinte Matriz de Riscos:

De acordo com essa matriz, conclui-se que os números I, II e III representam as seguintes classificações de risco:

  • A.

    I – Alto, II – Médio, III – Baixo

  • B.

    I – Alto, II – Baixo, III – Médio

  • C.

    I – Médio, II – Alto, III – Baixo

  • D.

    I – Baixo, II – Alto, III – Médio

  • E.

    I – Baixo, II – Médio, III – Alto

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...