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A gestão de recursos hídricos no Estado de Pernambuco é operacionalizada através de um sistema integrado do qual faz parte a Agência Pernambucana de Águas e Clima APAC. Entre suas competências se incluem:
1) executar as políticas governamentais de recursos hídricos no Estado de Pernambuco.
2) elaborar, coordenar e incentivar o desenvolvimento de estudos, pesquisas e projetos na área de recursos hídricos.
3) orientar e apoiar os municípios para uma gestão integrada dos recursos hídricos.
4) exercer o poder de polícia administrativa, fiscalizando o cumprimento da legislação dos recursos hídricos.
5) discutir e aprovar o Plano Estadual de Recursos Hídricos PERH.
Estão corretas, apenas:
1 e 3.
2, 3 e 5.
1, 2, 3 e 4.
2 e 4.
4 e 5.
A educação ambiental transformadora tem como premissa teórica, dentre outras, a de que:
todas as pessoas são vítimas do processo de degradação ambiental e atuam livre e racionalmente sob condições objetivas iguais.
educar para transformar é agir conscientemente em processos sociais que se constituem conflitivamente por atores sociais que possuem projetos distintos de sociedade e se apropriam natural e simbolicamente da natureza de modo desigual.
a educação ambiental tem como foco a redução de consumo de bens naturais e trabalha os problemas específicos de cada grupo social com apoio nas pedagogias comportamentais.
a territorialidade, enquanto síntese integradora entre o natural e o humano, homogeneiza a realidade e permite a despolitização do fazer educativo ambiental.
a vulnerabilidade socioambiental é representada pela situação de grupos específicos que se encontram em maior grau de dependência direta dos recursos naturais geridos de forma democrática e inclusiva pelos que detêm a apropriação privada dos benefícios materiais produzidos.
A urbanização tem contribuído para uma demanda crescente de recursos hídricos e inúmeros estudos vêm sendo desenvolvidos para garantir a economia da água. As política de recursos hídricos constitui um avanço nesse sentido, mas em termos de equilíbrio entre demanda e disponibilidade de recursos faz-se necessário:
1) capacitação técnica dos gestores de recursos hídricos.
2) integração das políticas setoriais: saneamento, saúde, educação, energia, entre outras, e articulação dos recursos relacionados ao meio ambiente.
3) elevação do custo da água para abastecimento doméstico, agrícola e industrial.
4) desenvolvimento de programas de educação ambiental.
5) ampliação dos estudos de impacto ambiental como exigência para outorga do direito de uso da água.
Está(ão) correta(s), apenas:
2 e 4.
1 e 3.
2.
2, 3 e 5.
1, 4 e 5.
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